SUMÁRIO


Por em 15 de maio de 2017

Big Data no varejo atacadista: como sua empresa pode se beneficiar?

Big Data é o termo que descreve um grande volume de dados, estruturados e não estruturados, armazenados pelas empresas.

Podemos chamar de dados não estruturados as informações geradas nas redes sociais, posições geográficas, e-mails, arquivos no servidor, entre outros.

As ferramentas de Big Data no varejo são importantes para a empresa definir estratégias de marketing, reduzir custos, aumentar a produtividade e tomar decisões de negócios mais inteligentes.

A principal proposta do Big Data é oferecer uma abordagem ampla no modo de tratar o conjunto de dados, tornando-o mais eficiente e preciso.

Além disso, os dados são analisados em grande velocidade e as relações entre eles são avaliadas.

Benefícios do Big Data no varejo

As soluções de Big Data para o varejo têm sido usadas, principalmente, para a compreensão plena do cliente.

Essa compreensão permite que o varejo direcione ações de marketing multicanal.

E agregue valor aos programas de fidelidade, maximize o ROI (Retorno sobre Investimento) em marketing, entre outras ações.

Com base nessas informações, podemos concluir que soluções de Big Data devem ser igualmente utilizadas pelo mercado atacadista.

Pois esse mercado também precisa de soluções inteligentes para seu negócio.

Benefícios Big Data no atacado

O Big Data para atacadistas é importante porque a quantidade de informações geradas diariamente é enorme.

São e-mails de SAC, relatórios de vendas, planejamento estratégico de toda a história da empresa, ações de marketing realizadas, histórico de transações, enfim, informações que não acabam mais.

Não há como tabular, cruzar, tratar e otimizar todas essas informações em planilhas do Excel, pois, além da quantidade de dados ser enorme, a tarefa de análise de dados tem que ser precisa, para que eles sejam transformados em informação útil para tomada de decisão.

Além disso, ferramentas de Big Data permitem que o gestor tenha uma visão 360 graus de todas as oportunidades de seu negócio.

Vantagens do uso do Big Data para atacadistas

Agora que já entendemos o que é esse novo conceito e quais seus benefícios, vamos a algumas vantagens específicas de Big Data para atacadistas:

1. Estratégias de marketing eficientes

Uma ferramenta de mineração de dados em redes sociais, por exemplo, permite entender a reação de seu público-alvo no primeiro contato com uma campanha de marketing lançada na web — em tempo real.

A análise dos dados desse tipo de campanha permite que a empresa conheça o perfil de target e, dessa forma, crie estratégias de marketing convincentes, que agilizem o ciclo de vendas e auxiliem na conversão.

2. Entender com mais detalhes o ciclo de compra dos clientes

A análise das informações geradas em diversos canais possibilitará que o atacado entenda detalhadamente o ciclo de compra dos clientes.

Será possível ter informações de quando foi o primeiro contato com a empresa, de onde aquele cliente veio e quanto tempo levou para concluir a compra.

Com essas informações, o empreendedor poderá usar estratégias para otimizar este ciclo e gerar mais vendas para seu negócio.

3. Fidelização de clientes

O Big Data no varejo para atacadistas é uma excelente ferramenta estratégica de fidelização de clientes, pois suas informações permitem mapear e entender o comportamento de compras de cada cliente.

É possível analisar quais produtos eles mais compram, qual a frequência de compra, qual canal de compra preferido e qual o meio de pagamento utilizado, entre outras informações.

Munido desses dados, é possível criar estratégias que melhorem a experiência do cliente, ampliando seu grau de satisfação, o que garante que eles sempre comprem novamente.

Você já utiliza ferramentas de Big Data no varejo?

Deixe seu comentário no post e conte-nos como tem sido sua experiência como atacadista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


George Christofis Neto