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Atrair clientes no varejo: como construir uma marca forte e vender mais?

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O objetivo de qualquer loja no varejo é buscar estratégias que ajudem a atrair clientes. Várias ações podem ser adotadas, mas uma forma muito efetiva é a construção de uma marca forte para um aumento significativo das vendas.

Quer saber mais sobre como uma marca forte pode ajudar a conquistar cada vez mais clientes? Então continue a leitura deste artigo!

Como atrair clientes no varejo

Na hora de pensar em estratégias e ações que ajudem a atrair mais clientes para sua loja, é preciso ter em mente que a principal delas deve ser a de oferecer mais facilidades para o seu público.

Hoje em dia, as opções para isso são as mais vastas possíveis, principalmente quando envolvemos tecnologia. Oferecer Wi-Fi nas dependências da loja, ter possibilidades variadas no atendimento e departamento de logística, caso se trabalhe com entregas, são apenas alguns exemplos de comodidades que podem ser ofertadas aos seus consumidores.

Na lógica do consumo atual o público procura por marcas, produtos e serviços que não demandem um grande esforço para serem consumidos. Isso significa que o celular, por exemplo, pode ser um dos seus maiores aliados. Por que não disponibilizar um aplicativo que facilite as compras on-line ou a consulta das entregas?

Fornecer canais de comunicação diversificados também pode ser uma ótima ação para facilitar a vida dos seus clientes. Além de trazer uma comodidade para suas atividades de consumo, ajudam a fortalecer a boa imagem da sua marca.

Como atrair clientes e construir uma marca forte no mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, possuir uma marca forte é sinônimo da transmissão de uma imagem positiva e maior retenção de clientes, que resultam no aumento da confiança em relação aos produtos e serviços oferecidos, gerando engajamento com o seu público e, consequentemente, aumentando as vendas.

Existem diversos exemplos de grandes marcas que, aos olhos do consumidor, são consideradas fortes e de confiança. Algumas delas, inclusive, possuem uma imagem tão forte que acabam por substituir o nome do próprio produto. Já parou para pensar que dificilmente alguém pede por uma “lâmina de barbear” em vez de uma Gillette?

O mesmo se dá para marcas como Velcro, Xerox ou Post-It. Essas empresas atingiram um patamar tão forte no mercado que viraram sinônimos dos próprios produtos que comercializam. Isso influencia o subconsciente do consumidor, que tende a escolher essas marcas simplesmente pela força de sua imagem.

Chegar nesse nível é para poucos. Porém, você não necessariamente precisa trabalhar a imagem da sua empresa para atingir um mercado global. Existem estratégias que podem ser adotadas por qualquer negócio, de qualquer tamanho, que auxiliam na consolidação e superação da concorrência. São elas:

Descobrir a essência da sua empresa

Antes de tudo, é preciso descobrir aquilo que resume a essência do seu negócio. Qual a missão da sua empresa? Quais são os valores? Como você pretende que a personalidade da sua marca seja vista pelo público?

Essas definições são de suma importância, pois é a partir delas que você vai construir a imagem da sua marca, que deve ser atemporal, sem se deixar levar por tendências passageiras. Faça com que a personalidade da sua marca seja representada também na maneira como ela se relaciona com os consumidores.

Buscar um diferencial

Você já deve ter ouvido algumas vezes sobre o famoso “diferencial” de mercado. Porém, em um sistema mercadológico tão competitivo quanto o atual, é realmente difícil encontrar algo que ainda não foi feito.

Por isso, é fundamental buscar inspirações que, muitas vezes, podem vir de áreas de atuação distintas da sua. O grande diferencial da sua empresa pode vir da procedência dos insumos utilizados no seu produto, na qualidade do atendimento, na embalagem ou em qualquer outro aspecto que possa ajudá-la a conquistar clientes.

Padronizar os processos

Com uma essência bem trabalhada e com um diferencial já posto em prática, é hora de padronizar os processos dentro da sua empresa.

Uma marca forte é reconhecida pela consistência, que deve estar presente em todos os processos em que os consumidores interagem com sua organização.

Criar uma identidade visual

Crie uma identidade visual forte e mantenha um padrão. Elas devem estar presentes nos cartões de visita, nas suas peças de marketing, no uniforme dos colaboradores e até mesmo na decoração do ambiente.

A Apple é um dos maiores exemplos disso. Em todas as suas lojas e peças de publicidade, a identidade é facilmente reconhecida pelo logotipo da maçã mordida.

Fazer com que sua marca fique na memória do público é um dos principais passos para conseguir atrair clientes no varejo.

Simplificar

Uma identidade simples é a garantia de uma marca forte. Escolha um nome fácil de ser lembrado pelo público, que não tenha sentidos ambíguos ou gere dúvidas nos clientes.

Todas as marcas citadas neste artigo possuem nomes simples e de fácil associação. Mas é muito importante lembrar que o nome da sua empresa precisa estar de acordo com sua essência. Por isso, vale a pena investir tempo em busca de algo que se adeque perfeitamente à maneira com que sua empresa atua no mercado.

Vendendo mais com uma marca forte

Mais do que apresentar para o seu público uma marca forte, é preciso atuar de acordo com aquilo que a empresa prega. Por isso, se você se dispõe a oferecer qualidade para os seus consumidores — e prega isso por meio da imagem do seu negócio —, é recomendável que se trabalhe para cumprir esta “promessa”.

No varejo, existem possibilidades diversas para atrair clientes. Como já dito anteriormente, é essencial descobrir qual o ponto forte do seu negócio, qual o seu diferencial e como sua marca será vista no mercado. Se a sua ideia é se diferenciar pelo preço, procure estratégias que façam com que sua loja tenha realmente um preço melhor que o da concorrência.

Construir uma marca forte, que ajude o seu negócio a prosperar, é algo que requer muito planejamento e comprometimento na execução das ações. Mais do que tudo, é algo que vai tomar forma a longo prazo. Por isso, planeje bem suas ações e trabalhe de acordo com o que você acredita para o seu negócio!

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Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

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