Varejista, você está preparado para oferecer mais do que o seu cliente espera?
Afinal, se o seu objetivo é destacar-se da concorrência e conquistar consumidores fiéis, que se tornem até mesmo promotores da sua marca e façam propaganda dela para o seu ciclo de contatos, é muito importante que o seu negócio encontre formas de surpreender o público.
Mas como fazer isso? E quais ações podem ser desenvolvidas para desencadear o tão desejado efeito “UAU” nos seus clientes?
Acompanhe o nosso texto, anote nossas dicas e confira uma ação de encantamento desenvolvida por um dos nossos clientes no ano passado. Quem sabe você possa se inspirar e promover uma ação dessas na sua loja também!
O fundamental deve ser muito bem feito
Primeiramente, antes de pensar em surpreender os clientes, é essencial lembrar que: os cuidados triviais devem estar funcionando muito bem. Ou seja, a sua marca deve estar entregando:
- Um bom atendimento – seja pelos canais online ou presenciais;
- Uma loja organizada e que seja fácil de encontrar os produtos – novamente, tanto no ambiente virtual quanto no ambiente físico;
- Diversas opções de pagamento;
- Diversidade e qualidade nos produtos ofertados;
- Preços atrativos, entre outros.
Ademais, esses são apenas alguns dos fatores triviais para manter qualquer supermercado funcionando bem e ser avaliado de forma pelos consumidores. Porém, nem sempre preocupar-se “apenas” com essas questões irá fazer a sua marca alavancar de vez.
Isso acontece porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando mais do que o trivial. Além disso, os seus concorrentes também estão sempre buscando novas formas de evoluir. Neste cenário, o que fazer para ter um varejo que se destaque entre os demais?
O que fazer para oferecer mais do que o seu cliente espera?
Pois bem, podemos dizer que o primeiro passo para você surpreender e oferecer mais do que o seu cliente espera é: conhecê-lo muito bem.
Afinal, é só assim que você saberá o que o seu freguês espera da sua marca para, a partir de então, desenvolver ações e campanhas que vão além disso.
Neste cenário, fazer uma excelente Gestão de Clientes, e identificar de maneira singular o que cada um dos seus fregueses espera da sua marca pode ser um diferencial de destaque para o seu supermercado.
Lembre-se que o encantamento é causado quando você demonstra que conhece a pessoa e utiliza esse conhecimento a seu favor.
Essa máxima é válida tanto para as relações interpessoais – afinal, quem nunca quis surpreender alguém que ama?, – quanto para as marcas varejistas que também desejam oferecer mais do que o seu cliente espera e tornar esse relacionamento ainda mais valioso.
Para se inspirar: confira uma ação de encantamento do Dia do Cliente
Ano passado, um dos nossos clientes e parceiros, o Super Top Haus, decidiu surpreender os seus consumidores mais fiéis.
Assim, utilizando o Dia do Cliente como motivação, eles desenvolveram uma ação de relacionamento incrível. Para isso, utilizaram a nossa plataforma da Mercafacil, que lhes permitiu segmentar e conhecer melhor quem eram os clientes que seriam homenageados nesta data.
Usando os filtros da ferramenta, eles encontraram:
- O cliente idoso, acima dos 80 anos, que mais frequentava loja;
- O consumidor com maior ticket médio do supermercado;
- O cliente que mais frequentava a loja.
Cada um desses clientes especiais foi presenteado pela equipe do Top Haus com uma cesta de café da manhã exclusiva. E o mais legal de tudo é que você pode conferir a ação no vídeo abaixo:
Oferecendo mais do que o seu cliente espera em todos os dias do ano!
A ação que mostramos acima foi feita para aproveitar uma data comemorativa especial – que, aliás, é uma estratégia muito bacana para manter os seus clientes mais próximos e, ainda, celebrar as festividades.
Porém, mais do que fazer ações e campanhas para as datas especiais, é muito importante que o seu varejo saiba como oferecer mais do que o seu cliente espera em todos os dias do ano.
Afinal, um relacionamento de confiança se constrói aos poucos. Assim sendo, esse cuidado em oferecer mais do que o seu cliente espera deve estar presente na cultura e na rotina do seu negócio.
Para isso, não hesite em utilizar a tecnologia a favor do seu varejo. Com inúmeras ferramentas e plataformas, a tecnologia permite que você:
- Tenha dados precisos e atualizados sobre o seu negócio, sabendo o que está fazendo sucesso e o que pode ser melhorado para alavancar a sua loja;
- Desenvolva o seu próprio Clube de Descontos exclusivo, oferecendo mais do que o seu cliente espera e surpreendendo-o por fazer parte deste Clube especial;
- Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas, trazendo informações, promoções e campanhas relevantes para os seus seguidores;
- Segmente os seus clientes conforme seus gostos, idade, perfil, preferências de produtos, localização… E, assim, possa enviar SMS com promoções assertivas, entre outros!
Se você se interessa em destacar-se da concorrência e causar o efeito “UAU” nos seus consumidores, entre agora mesmo em contato conosco e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a oferecer mais do que o seu cliente espera.