SUMÁRIO


Por em 9 de agosto de 2021

Perder não é opção: 7 dicas para evitar perda de clientes no varejo

Será que existe alguma empresa que gosta de perder clientes? Certamente não! Por isso, prevenir a inatividade e perda de clientes é fundamental.

Assim, uma boa estratégia que evite a perda de clientes vai contribuir para toda a empresa. Os riscos, como a diminuição de vendas e de faturamento vão diminuir e o seu negócio aumenta as chances de prosperar.

Aliás, que sua empresa não pode perder clientes você já deve saber. Mas e o que precisa fazer para que isso não ocorra? Descubra neste post os impactos da perda de clientes e dicas para evitá-la.

Você sabe o que a perda de clientes causa no seu negócio?

Simplesmente explicar o que acontece pode não ser suficiente para o entendimento dessa questão. Contudo, alguns números podem nos mostrar como a perda de clientes no varejo é prejudicial para a saúde do seu negócio.

Em 2017, a Mercafacil realizou um estudo sobre a perda de clientes em supermercados. Nessa pesquisa foi identificado que um supermercado perde em média 30,1% dos seus clientes ao longo do ano.

Para complementar essa informação, vamos trazer os resultados de uma pesquisa do autor best seller especialista em marketing, Neil Patel. Ele identificou que, globalmente, o valor médio de um cliente perdido é de US$ 243. O equivalente a cerca de 900 reais com a conversão atual (25/07/2018).

Com uma conta bem simples é possível observar qual o impacto desse número em uma empresa.

Imagine que seu supermercado tem mil clientes. Se ele perde em média 30% dos clientes ao ano, quer dizer que você perdeu 300 clientes. Se multiplicarmos isso aos 900 reais, que é o valor médio da perda de um cliente, temos uma perda de 270 mil reais. Bastante, não é?

Esse número parece ser bem relevante para grande parte das empresas. Especialmente porque a média de clientes de um varejo é muito maior que mil. Certamente você não quer uma perda desse tamanho no seu negócio.

Mas pode ficar tranquilo, nem tudo está perdido. Segundo um estudo da Universidade Harvard identificou que empresas que conseguem aumentar a taxa de retenção em 5% podem aumentar seu lucro de 25% a 95%.

Com esses dados fica claro que toda empresa precisa trabalhar a retenção e a fidelização dos clientes. E você sabe quais são os fatores que contribuem para manter um cliente comprando com você? Você está atento a isso? Confira algumas dicas para evitar a perda de clientes:

Lista: 7 dicas para evitar a perda de clientes

1 – NUNCA deixe que aconteça a ruptura de gôndola

Não deixe que faltem produtos nas gôndolas! Quando isso acontece a experiência de compra do cliente é afetada negativamente. Prejudica a retenção, fidelização dos clientes e causa muitas perdas em supermercados. Se você não tem o produto, certamente a concorrência tem.

2 – Quem atende mal esquece, mas quem é mal atendido nunca volta

Um bom treinamento da equipe de loja é imprescindível. Um mal atendimento em qualquer setor da sua loja pode significar a perda de vários clientes. O que já vimos que não é nada bom. Uma ótima opção é realizar uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento e fazer melhorias caso os clientes apontem algum problema.

3 – Quando surgirem problemas, faça tudo o que puder para resolver

A falta de resolução de problemas é um grande erro. Dificuldades para a resolução ou mesmo a falta dela só traz prejuízos para sua empresa. Em muitos casos o cliente pode até não voltar mais para fazer compras, o que vai trazer grande prejuízo para a empresa.

4- Não seja inconveniente! Ofereça para o cliente produtos que ele quer

A experiência de compra é o ponto chave no mercado atual. Oferecer aquilo que o cliente realmente quer é um dos maiores acertos que sua empresa pode ter. E sabe como é possível oferecer exatamente o que cliente quer comprar? Usando um software de gestão de clientes como o da Mercafacil, que permite criar segmentações com base nos hábitos de compra e disparar campanhas segmentadas.

5- Invista em um bom layout de loja

Se os produtos forem difíceis de serem encontrados ou a organização da loja for ruim o cliente vai ficar insatisfeito. Portanto, ter um bom layout adequado na loja, que facilite encontrar os produtos é fundamental para uma boa experiência de compra. Essa dica pode até parecer óbvia, mas é fundamental e funciona muito bem para prevenir perda de clientes em supermercados.

6 – Evite praticar preços muito altos

Preço alto é uma das grandes causas da perda de clientes. A lucratividade do negócio é importante, mas é preciso ter cuidado. Para obter sucesso é necessário ter um preço competitivo no mercado e entregar algo a mais, como ofertas personalizadas e boa experiência de compra.

7 – Conheça o seu cliente

Talvez essa seja a dica mais importante. Se você conhece o seu cliente, tem um bom relacionamento com ele e sabe como agradá-lo. Parabéns, você está com a faca e o queijo na mão para ter um cliente fiel.

Agora que você já sabe como evitar a perda de clientes e seus prejuízos. Que tal baixar nosso e-book sobre como trabalhar a retenção de clientes no varejo?

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]