As ferramentas de inteligência competitiva são essenciais para as empresas que querem ser mais competitivas e faturar mais.
Isso acontece porque com elas é possível analisar os dados produzidos pelas companhias, ter uma série de insights e embasar as ações com informações concretas sobre as tomadas de decisões.
Uma coisa é certa: por essa série de benefícios, investir em inteligência de dados é uma forte tendência que será adotada, cada vez mais, com frequência pelas empresas.
Porém, ainda tem dúvidas sobre quais são as vantagens de começar a usar essas ferramentas no seu negócio? Então confira seis pesquisas e dados internacionais que falam sobre os ganhos trazidos por ferramentas de inteligência competitiva. Acompanhe!
– Você também pode se interessar por: Como usar os dados de forma inteligente e alavancar seu varejo?
6 pesquisas que falam sobre os ganhos oferecidos pela inteligência competitiva:
O ROI para empresas que utilizam inteligência competitiva é de 10.000%
Ferramentas SIC (Softwares de Inteligência Competitiva) são um investimento que retorna para os negócios.
Para se ter uma noção, uma pesquisa feita pela Nucleus Research, companhia líder em análises de ROI, mostrou que as empresas têm um retorno de 10,66 dólares para cada dólar gasto com inteligência de dados.
58% dos líderes acreditam que investir em inteligência competitiva é fundamental para a inovação
Ademais, inovar é preciso para se destacar em meio a um mercado extremamente competitivo.
Aliás, uma pesquisa feita pela Thought Spot, empresa internacional de BI, revelou que 58% dos líderes das empresas acreditam que os relatórios fornecidos pelas ferramentas de Business Intelligence são o insumo mais forte para a inovação nos negócios.
Isso acontece porque, ao saber exatamente em qual situação a empresa se encontra, é mais fácil e garantido encontrar quais são as soluções que realmente vão funcionar para os desafios propostos.
46% das pequenas empresas utilizam Inteligência na Nuvem
Informações disponibilizadas na nuvem são muito importantes, principalmente para os pequenos negócios.
Assim sendo, uma pesquisa realizada pelo BI Leadership Forum revelou que mais de 46% das pequenas empresas utilizam constantemente essa ferramenta como parte das suas estratégias de business intelligence.
Para complementar, outro estudo desenvolvido pelo Dimensional Research mostrou que 80% das empresas que usam ferramentas de inteligência na nuvem estão “altamente satisfeitas” ou “satisfeitas”.
¾ das empresas que não utilizam ferramentas de inteligência competitiva são negativamente impactadas
Dessa maneira, empresas que não utilizam Business Intelligence são negativamente impactadas.
De antemão, compreende-se que análises feitas manualmente consomem tempo desnecessário dos funcionários e podem resultar em erros.
Assim sendo, de acordo com a Info Tech, empresa de pesquisas de TI, 74% das companhias vão ter algum tipo de impacto negativo se não adotarem ferramentas de Inteligência. Dentre os impactos, poderão cometer decisões errôneas e atrasadas, perderão clientes, diminuirão as vendas, entre outros.
Porém, se adotarem ferramentas, podem reverter esse quadro. Assim, terão mais eficiência nos negócios e sairão à frente das outras empresas.
Empresas que analisam seus dados têm 5 vezes mais capacidade de tomar decisões rápidas
Para uma empresa tomar uma decisão importante, uma série de fatores devem ser analisados.
Entretanto, com a enorme quantidade de informações geradas diariamente, fazer essas análises pode ser demorado.
Assim sendo, empresas que querem ter assertividade precisam de ferramentas para agir rapidamente.
Nati Shalom, CTO da GigaSpaces, afirma que saber analisar os dados rapidamente faz com que empresas inovadoras ganhem vantagem competitiva.
O Software Mercafacil é uma alternativa para atingir esse objetivo. Para você ter uma ideia, companhias que a usam têm 5 vezes mais capacidade de tomar decisões rápidas.
A adoção de ferramentas como as de BI e SIC vai continuar crescendo
Por fim, mas não menos importante, os benefícios do uso de SIC (Software de Inteligência Competitiva) vão ficar cada vez mais evidentes. Consequentemente, o número de empresas adotando essas ferramentas irá aumentar.
Assim sendo, adotar ferramentas que ajudam a analisar os dados da empresa é uma tendência que, mais cedo ou mais tarde, as empresas vão adotar.
Portanto, a dica para as companhias que querem sair na frente é adotar o quanto antes ferramentas de Inteligência Competitiva. Com elas os gestores poderão tomar decisões baseadas em informações concretas, e sair na frente da concorrência.
Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo Investir em tecnologia é a solução para aumentar o lucro do seu varejo. Ademais, se deseja se aprofundar ainda mais no tema, baixe o nosso guia completo sobre Como mensurar dados no seu negócio e aproveite para colocar em prática todo o aprendizado adquirido.