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4 erros que você não pode cometer no varejo em suas ações promocionais

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Quer fazer campanhas e ações de sucesso para o seu supermercado? Então chegou a hora de saber quais são os erros que você não pode cometer no varejo. Ainda, esse texto também pode te ajudar a compreender o motivo de algumas campanhas não terem saído conforme o esperado.

É claro que não existe uma “receita de bolo” indicando qual é a melhor solução para o seu negócio. Afinal, cada supermercado é um supermercado e cada cliente é um cliente.

Ainda assim, existem algumas ações “chave” que podem te ajudar a compreender o que funciona melhor no mundo varejista e, dessa forma, podem colaborar para que você tenha melhores resultados na hora de desenvolver as suas campanhas.

Com isso em mente, preparamos esse material para você. Aqui, nosso objetivo é te informar e, quem sabe, te ensinar um pouco mais sobre os erros que você não pode cometer no varejo. Acompanhe! 

4 erros que você não pode cometer no varejo na hora de fazer suas campanhas promocionais

1. Não conhecer os seus clientes 

Talvez o primeiro e maior dos erros que você não pode cometer no varejo seja esse. Afinal, de nada adianta você desenvolver uma campanha maravilhosa se você não sabe para quem direcioná-la. Exemplificando:

Você pode ofertar produtos ótimos por um preço incrível mas, se eles forem direcionados para o público errado, não vão trazer o resultado que você deseja. Muito pior: podem apenas atrair clientes “caça-oferta” para a sua loja. Ou seja: aqueles consumidores que irão até o seu supermercado para adquirir aquele produto específico e nada mais.

Por isso, o primeiro passo para desenvolver uma campanha promocional de sucesso é saber quem é o seu consumidor de forma singular. Assim, você poderá tratá-lo de maneira personalizada, compreendendo o que ele gosta, a melhor forma e o melhor canal para relacionar-se com ele. Como fazer isso? Apostando em uma excelente plataforma de gestão de clientes.

Investindo nessa solução, você saberá quais são os produtos queridinhos daquela pessoa e terá mais chances de acertar em cheio na hora de desenvolver uma ação de sucesso. Isso tudo, além de aumentar a simpatia do público e destacar-se dos seus concorrentes. 

2. Não analisar os resultados

Ainda dentre os principais erros que você não pode cometer no varejo, é fundamental destacar esse, que envolve a falta de análise da campanha.

Lembre-se sempre que você só vai saber o que realmente funciona para a sua marca se você tiver dados completos sobre as suas ações. Por isso, é muito importante desenvolver objetivos concretos para elas. E, é claro, os objetivos variam de acordo com cada campanha. Alguns exemplos de metas que podem ser visadas são:

  • Aumentar as vendas de certo produto ou setor;
  • Ampliar o número de clientes cadastrados no seu clube de descontos;
  • Aumentar o engajamento de seguidores nas redes sociais;
  • Ter melhores números no que diz respeito à retenção e fidelização dos clientes;
  • Elevar o ticket médio das compras;
  • Diminuir as taxas de clientes inativos, entre outros.

Por isso, é muito importante que, antes de você definir a sua ação, você saiba dizer qual é o objetivo dela e apontar os resultados que deseja alcançar.

Ademais, esses objetivos precisam ser mensuráveis, por exemplo: “aumentar em X% o número de clientes cadastrados no Clube de Descontos até o dia tal”.

Com essas metas bem definidas, fica mais fácil analisar se a campanha, ao seu final, foi bem sucedida ou não. Assim, você saberá o que precisa melhorar para as próximas ações e o que pode ser descartado da sua estratégia.

3. Não preparar a sua equipe 

O sucesso de uma campanha depende do esforço de cada um da equipe. Assim sendo, é muito importante motivar e engajar todo o seu time sobre a ação, reforçando como cada um é fundamental para que seja alcançado o resultado final desejado.

Neste cenário, destaque para o bom atendimento e para a dedicação em tornar a experiência de compra do cliente a melhor possível.

Caso o cliente tenha dúvidas sobre a campanha, é importante que a equipe saiba como saná-la de prontidão. E isso vale tanto para os pontos de venda fixo quanto pelos canais digitais. Tudo deve estar muito bem integrado e bem explicado para a equipe.

4. Não divulgar corretamente a ação

Ainda falando dos erros que você não pode cometer no varejo, esse é outro que vale destaque.

Agora que você já sabe quem são os seus clientes, sabe que é importante definir os seus objetivos e já está com uma equipe preparada para a campanha, é fundamental você trabalhar com a divulgação assertiva da ação promocional. Ou seja: fazer com que os clientes saibam que ela existe.

Para isso, você pode usar e abusar dos diversos canais de comunicação disponíveis para divulgar a sua campanha da maneira que for mais adequada. É possível apostar nos canais mais pessoais – como SMS e e-mail, ideais para um contato mais personalizado, – e também os mais gerais, como as suas redes sociais, para informar sobre a ação do seu supermercado.

Ainda, se a sua ação promocional é exclusiva para um setor da loja, por exemplo, deixe isso bem sinalizado no seu estabelecimento. E, é claro, tenha cuidado para que no caixa os produtos com preço promocional estejam adequadamente atualizados. 

Conhecendo os erros que você não pode cometer no varejo

Agora você já sabe um pouco mais sobre os erros que você não pode cometer no varejo na hora de fazer as suas ações, certo?

Então, para deixar a sua leitura ainda mais completa, confira nosso artigo sobre 3 erros comuns que afastam muitos clientes de supermercados e saiba como aumentar o sucesso do seu negócio.

Por fim, terminou de ler o nosso texto e ficou com alguma dúvida? Está em busca de otimizar a sua gestão de clientes para desenvolver campanhas mais assertivas? Então agende uma reunião gratuita com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar nessa missão.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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