Por em 30 de julho de 2020
4 dicas para superar desafios no setor de varejo
Você sabe quais são e como superar os principais desafios no setor de varejo?
É claro que cada negócio apresenta as suas particularidades e obstáculos únicos a serem enfrentados. Ainda assim, existem alguns desafios no setor de varejo que costumam se fazer presentes no dia a dia de grande parte das empresas.
E é pensando exatamente nessas questões que precisam ser enfrentadas por quase todas as marcas que preparamos essa matéria. Com ela, você poderá compreender melhor os pontos que exigem mais atenção para a sua empresa e, também, entender que: você não está sozinho.
Acredite, muitos outros negócios já passaram – e estão passando – pelos mesmos contratempos que você. Confira!
Identificando os principais desafios no setor de varejo
Os hábitos de consumo estão sendo alterados com o passar do tempo. Assim, acompanhar essas mudanças constantes pode ser um dos grandes desafios no setor de varejo.
Isso acontece porque é fundamental que o seu negócio adapte-se aos novos desejos e necessidades do consumidor. E, como falamos anteriormente, esses desejos estão em constante mudança e evolução.
Assim, é muito importante que a sua marca tenha consciência disso e esteja disposta a sempre compreender o cliente e, então, oferecer a ele aquilo que ele deseja, no momento em que ele deseja.
E como fazer isso? Pois bem, é esse um dos grandes desafios no setor de varejo! Ainda assim, existem, sim, algumas ações que a sua marca pode aderir em sua estratégia e obter sucesso. Acompanhe.
4 dicas para a sua marca superar os desafios no setor de varejo
1. Compreenda MUITO BEM quem é o seu cliente
Quem é o seu consumidor? O que ele busca? Quais são as marcas que ele mais gosta? Quanto ele está disposto a gastar em suas compras? Quais são os canais de comunicação que ele usa? Qual a linguagem que ele usa para se comunicar? Quais os horários/dias do mês/frequência que ele costuma fazer as compras? Etc.
Entende que compreender o seu cliente é algo muito mais profundo do que apenas saber o seu nome? Esse conhecimento mais aprofundado é essencial para que a sua marca possa desenvolver estratégias assertivas e que realmente sejam relevantes para os seus consumidores.
É com base nessas informações que as marcas oferecem descontos exclusivos e, também, conseguem desenvolver uma relação de mais proximidade com o público. Esse cuidado mostra para o cliente que a marca sabe quem ele é e se importa com ele. Além disso, salienta que ela está disposta a oferecer vantagens que realmente são atraentes para ele.
De nada adianta oferecer promoções em produtos que não são do interesse daquela parcela do público. E é exatamente para evitar esse erro que é fundamental que você conheça e segmente a sua clientela.
2. Ofereça diferenciais EXCLUSIVOS
Já pensou em oferecer um clube de descontos exclusivo para os seus clientes? Essa estratégia é extremamente valiosa para a sua marca e traz inúmeros benefícios para os seus consumidores.
Se você busca por superar desafios no setor de varejo, é importante que a sua marca se destaque da concorrência. E trazer um clube de fidelidade para os clientes é uma forma de tornar isso realidade.
O clube de descontos permite que você tenha acesso a todas aquela informações pessoais do seu cliente citadas no tópico anterior. Mas por que o consumidor te daria todas essas informações? Pois bem, porque ele também sai ganhando – e muito! – com isso.
Não há dúvidas de que os clubes de fidelidade trazem vantagens para ambos os lados. A sua marca passa a conhecer os clientes e, assim, tem maior conhecimento para fazer campanhas segmentadas de sucesso e aumentar as suas vendas.
Por outro lado, o cliente passa a receber ofertas e benefícios exclusivos e relevantes que só a sua loja oferece para ele. Assim, a chance de ele ser mais fiel a você é muito maior.
3. Esteja sempre disposto a AJUDAR
Um bom atendimento faz toda a diferença. Assim, lembre-se sempre que o objetivo primordial da sua marca é facilitar a vida do seu cliente. Afinal, se for para complicar, ele procurará outra marca – uma que não complique a vida dele.
Assim sendo, mostre para o seu público que você está sempre de prontidão para atendê-lo, tirar as suas dúvidas e ajudá-lo da maneira que for possível. Isso vale tanto para compras online quanto físicas.
Tenha uma equipe bem treinada e ofereça um bom suporte, tanto no momento das compras quanto no pós-vendas.
4. Coloque o cliente no FOCO da sua marca
O consumidor é o foco principal da sua empresa. Isso nunca pode ser esquecido. Por isso, tenha canais de comunicação sempre abertos e busque diferenciais para atendê-lo da melhor forma possível.
Apesar de a concorrência ser ferrenha, o que destaca a sua marca muitas vezes não é o preço dos seus produtos, mas sim a sua capacidade de enxergar o cliente como o principal ativo do seu negócio. Essa é uma ação muito importante para superar desafios no setor de varejo e ela deve ser uma constante, regendo suas ações diárias.
Por fim, agora você já sabe um pouco mais sobre como identificar e superar desafios no setor de varejo. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário aqui!
Ademais, se você tem dúvidas sobre como começar a aplicar essas ações, agende agora mesmo uma reunião gratuita com nossos especialistas do varejo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar nessa missão tão importante!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]