Gestão

Verticalização de produtos: 5 vantagens de implantar no supermercado!

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Ao gerenciar um supermercado é importante estar atento às práticas de mercado utilizadas e como elas podem favorecer o seu negócio. Um conceito importante e que apresenta vantagens a qualquer investidor dessa área é a verticalização de produtos.

Se, por exemplo, um supermercado apresenta prateleiras desorganizadas, o cliente certamente terá dificuldades em encontrar o que procura. E, devido ao tempo perdido, ele pode desistir da compra e deixar de recomendar o estabelecimento para outras pessoas.

Esse cenário não é nada favorável para seu negócio, certo? Portanto, para não chegar a este ponto, basta investir na verticalização de produtos. A prática é eficiente, traz muitas vantagens e é muito simples de ser adotada.

Quer saber mais? Então continue a leitura e comece agora mesmo a planejar as mudanças visuais do seu negócio!

O que é verticalização de produtos?

A verticalização de produtos é uma técnica de organização, cujo principal objetivo é ajudar os clientes a encontrarem exatamente o que buscam em seu supermercado.

A técnica também pode ser aplicada em estoques, já que sua proposta de exposição atua como facilitadora quando há a necessidade de encontrar produtos de muita saída para reposição.

Como o conceito pode ser aplicado?

Aplicar a verticalização de produtos é bem simples. A organização das mercadorias em uma prateleira deve ser feita conforme o modelo padrão de leitura. Ou seja, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

A estratégia pode ser realizada de diversas maneiras, as formas mais comuns de organizar podem seguir um padrão de acordo com tipos, tamanhos e cores.

É bom lembrar que o ideal é encontrar uma padronização adequada com a atuação de seu supermercado, pois os produtos mudam a todo momento, inclusive de embalagem e de composição.

Quais são as principais vantagens da verticalização?

Um supermercado organizado chama a atenção para mais compradores. O fato, porém, não é a única vantagem da verticalização de produtos. E aqui estão as mais importantes da lista!

1. Giro de produtos

O giro de produtos é o primeiro fator a ser percebido com a verticalização de produtos. Isso porque essa estratégia, além de contribuir para a adequação do layout de loja, se preocupa com o foco em resultados.

Outra grande vantagem é a verticalização de estoque, se for aplicada, os repositores trabalharão de forma mais rápida e com menor índice de falhas, uma vez que será mais fácil encontrar os produtos.

2. Aumento nas vendas

Quando os produtos estão com uma distribuição adequada nas gôndolas, seu cliente não perde tempo e identifica sozinho o que ele precisa comprar. Com produtos mais acessíveis, o cliente também pode se interessar por outros produtos e levar mais do que aquele específico, o que contribui também para o aumento do ticket médio.

Outra vantagem da verticalização é poder aproximar produtos complementares para induzir o cliente a levar itens complementares. Se você coloca, por exemplo o leite próximo à padaria, ele pode lembrar que precisa daquele produto. Então, além de maior de melhorar a experiência do cliente, a verticalização reflete nas vendas.

3. Retenção e fidelização de clientes

Encontrar o que precisa agrada qualquer consumidor. Sendo assim, ao perceber esta característica em seu supermercado, sem dúvida alguma ele voltará mais vezes e trará consigo amigos e conhecidos para quem indicou o local. Isso porque a experiência de compra faz toda a diferença na percepção do consumidor.

Portanto, se você melhora a organização do seu supermercado os clientes perceberão que possuem mais praticidade ao procurar um produto.

Assim, a clientela e a fidelização dos clientes aumenta e, por consequência, as vendas também disparam. Depois de pouco tempo, você poderá perceber que a lucratividade se manifestará de modo expressivo.

4. Foco nos produtos certos

A verticalização acompanha a gestão de categorias. Deste modo, a empresa começa a perceber quais produtos e fornecedores se destacam nas vendas. Este fator se torna uma excelente ferramenta para medir o comportamento de compra e o interesse dos consumidores, além da qualidade das mercadorias comercializadas.

Os dados recolhidos podem ser usados para planejar o estoque e até mesmo para fornecer um atendimento mais personalizado aos clientes.

5. Ambiente mais agradável

A princípio, este não parece ser uma vantagem tão importante. Mas acredite: prateleiras verticalizadas trazem muita credibilidade ao seu negócio.

As pessoas costumam frequentar locais em que se sentem bem e parte da sensação é causada pelo conforto visual. Sendo assim, comprar em seu supermercado será um ato muito mais prazeroso para os interessados, que sempre repetirão a ação.

E então, saber mais sobre a verticalização de produtos foi útil para você? Se sim, é hora de seguir a Mercafácil no Facebook, no Twitter e no LinkedIn para acompanhar outras novidades tão interessantes quanto essa!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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