SUMÁRIO


Por em 8 de julho de 2024

Venda no WhatsApp: estratégias que aumentam os resultados do varejo

A venda no WhatsApp é uma estratégia poderosa que pode transformar a maneira como os supermercados interagem com seus clientes e aumentam suas vendas. Isso acontece porque, no cenário atual, a praticidade e a comodidade são grandes prioridades para os consumidores. E a venda no WhatsApp leva exatamente esses fatores em consideração.

Além disso, a utilização do WhatsApp Business pelos supermercados também facilita a comunicação com os clientes, atuando como um canal direto, prático e eficiente para essa interação.

Pensando nisso, aqui vamos falar mais sobre as vantagens de investir na venda no WhatsApp, os benefícios dessa estratégia para fortalecer o relacionamento com o consumidor, dados e estatísticas sobre o impacto da plataforma, estratégias de uso e as possibilidades que o app oferece. Acompanhe!

Venda no WhatsApp: por que utilizar o aplicativo como canal de vendas?

Pois bem, talvez o principal motivo para fazer venda no WhatsApp esteja relacionado com o fato de o aplicativo estar presente no celular de quase todos os brasileiros.

Pelo menos é isso o que aponta a pesquisa da We Are Social, que revelou que o WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil. No total, 93,4% dos brasileiros entre 16 e 64 que usam a internet utilizam o aplicativo. Para se ter uma ideia, isso representa um total de 169 milhões de usuários.

Ou seja: se o seu supermercado não utiliza essa plataforma, ele está perdendo uma enorme chance de se comunicar e, consequentemente, atrair, conquistar e reter clientes.

Dados: impacto do WhatsApp nas vendas

Diversas pesquisas mostram o impacto positivo do WhatsApp nas vendas do varejo. Aliás, segundo um estudo divulgado na Exame, 86% das empresas brasileiras utilizam o aplicativo como principal meio de comunicação. Além disso, a pesquisa também aponta que o uso do WhatsApp pode:

  • Aumentar as vendas em até 27%
  • Acelerar o tempo de atendimento em 225%

Por último, o estudo revela que 75% dos brasileiros preferem se comunicar com empresas da mesma forma a qual fazem com seus amigos e familiares: utilizando mensagens e áudios.

Esses dados destacam a importância de integrar o WhatsApp nas estratégias de vendas e marketing para alcançar melhores resultados e aumentar a competitividade no mercado.

– Você pode se interessar por: Como aumentar a receita da sua loja com WhatsApp

Vantagens de investir na venda no WhatsApp

Conforme citamos brevemente acima, talvez a principal vantagem de fazer venda no WhatsApp é a capacidade de alcançar os clientes onde eles já estão, facilitando a comunicação direta e instantânea. Isso significa que eles não precisarão baixar mais um aplicativo, gastar dinheiro, fazer um novo cadastro e/ou desempenhar outro “esforço”. Afinal, a chance de os seus clientes já utilizarem o WhatsApp é muito grande.

Assim, ao passar a utilizar o WhatsApp nas estratégias de venda, os supermercados podem oferecer atendimento personalizado, responder a dúvidas em tempo real e enviar atualizações sobre promoções e novidades.

Além disso, o WhatsApp permite a automação de mensagens, o que significa que os supermercados podem programar respostas rápidas para perguntas frequentes, otimizando o tempo da equipe e melhorando a experiência do cliente.

Ademais, as listas de transmissão e grupos também são ferramentas poderosas para alcançar um grande número de clientes com um único clique, aumentando significativamente o alcance das campanhas de marketing.

Por fim, vale sempre lembrar que o WhatsApp é um aplicativo gratuito e seguro, tanto para as empresas quanto para os clientes. Ou seja, ainda mais vantagens para todos os envolvidos.

WhatsApp e o relacionamento com o consumidor

O WhatsApp Business pode melhorar o relacionamento com o consumidor. Afinal, a personalização, a rapidez no tempo de resposta e a proximidade proporcionadas pelo app são incomparáveis.

Os clientes podem utilizar o aplicativo para fazer pedidos, tirar dúvidas e até mesmo resolver problemas com mais agilidade. Essa facilidade de comunicação ajuda a construir uma relação de confiança entre o supermercado e seus clientes.

Além disso, a interação constante e personalizada permite que os supermercados conheçam melhor as preferências e necessidades dos seus clientes, possibilitando uma abordagem de marketing mais eficaz e segmentada. Afinal, com o WhatsApp, é possível enviar mensagens direcionadas, ofertas exclusivas e até mesmo cupons de desconto personalizados, aumentando a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas.

– Veja também: Quais mensagens mandar no WhatsApp para engajar os clientes?

Como o WhatsApp é um aliado para o posicionamento digital do supermercado

Para se destacar no mercado atual, é importante que os supermercados tenham um forte posicionamento digital. Dessa forma, o WhatsApp Business permite criar um perfil comercial detalhado, com informações como endereço, horário de funcionamento, link para o site e catálogo de produtos.

Então, esse perfil funciona como uma vitrine virtual, facilitando o acesso dos clientes às informações essenciais sobre o supermercado.

Além disso, a integração do WhatsApp com outras plataformas digitais, como redes sociais e e-commerce, proporciona uma experiência de compra mais fluida e integrada para os clientes. Assim sendo, ao utilizar o WhatsApp como parte da estratégia de marketing digital, os supermercados podem aumentar sua visibilidade online e atrair mais clientes.

Estratégias para a venda no WhatsApp

Existem diversas estratégias que os supermercados podem adotar para maximizar os resultados e aumentar a venda no WhatsApp. Confira algumas que são eficazes:

Listas de transmissão e grupos

Utilizar listas de transmissão para enviar mensagens a vários clientes de uma só vez, sem que eles saibam que a mensagem foi enviada para outras pessoas. Além disso, grupos também podem ser criados para interagir diretamente com uma comunidade específica de clientes.

Catálogo de produtos

O recurso de catálogo permite que os supermercados exibam seus produtos diretamente no perfil do WhatsApp. Dessa forma, isso facilita a visualização e a escolha dos produtos pelos clientes, tornando o processo de compra mais ágil.

Automação de mensagens

Configurar respostas automáticas para perguntas frequentes e mensagens de boas-vindas garante que os clientes recebam uma resposta imediata, melhorando a experiência de atendimento.

Promoções e ofertas exclusivas

Enviar promoções e ofertas exclusivas para os clientes através do WhatsApp incentiva a compra e também cria um senso de exclusividade e urgência.

Feedback e pesquisas

Além de fazer a venda no WhatsApp, também é possível utilizar o aplicativo para coletar feedback dos clientes e realizar pesquisas de satisfação. Isso ajuda a identificar pontos de melhoria e a adaptar as estratégias de atendimento e vendas.

Suporte ao cliente

Por último, é possível oferecer suporte ao cliente diretamente pelo WhatsApp. A resolução rápida de problemas e a assistência personalizada fortalecem a confiança do cliente e melhoram a sua experiência como um todo.

Bônus: boas práticas para fazer a Venda no WhatsApp

Agora você já sabe mais sobre os benefícios da venda no WhatsApp e como utilizar esse canal na sua estratégia. Porém, aqui preparamos mais algumas boas práticas que podem te ajudar a tirar um maior proveito do aplicativo:

  • Não exagere no número de mensagens: faça um planejamento para enviar mensagens relevantes para o WhatsApp do seu cliente, não sobrecarregando-o.
  • Foque no atendimento humanizado: lembre-se de que as funções de mensagens automáticas do WhatsApp são importantes e podem auxiliar o seu fluxo de atendimento. Entretanto, é importante encará-las exatamente dessa forma: como auxiliares. Isso significa que é importante um atendimento humanizado e que mostre empatia ao cliente.
  • Nunca deixe o cliente sem resposta: por mais que você não saiba exatamente como auxiliar o cliente, jamais deixe-o sem resposta.
  • Divulgue o número do WhatsApp do seu supermercado: garanta que os seus clientes saibam que você tem WhatsApp e que seja fácil de encontrar o número. Assim sendo, divulgue-o em todas as suas redes sociais, site, loja física, encartes, entre outros. Para saber mais sobre como fazer isso, acesse: Como divulgar o WhatsApp do meu varejo com sucesso?

Seu supermercado já faz venda no WhatsApp?

Se você chegou até aqui, já compreendeu mais sobre como a venda no WhatsApp é uma estratégia importante para se relacionar com os clientes e aumentar suas vendas.

Porém, se você quer saber ainda mais sobre como aproveitar ao máximo o potencial desta plataforma no seu negócio, aproveite para baixar agora mesmo, gratuitamente, o nosso Guia WhatsApp para Supermercados. Essa é a sua chance de se destacar no mercado e aproveitar todas as vantagens que o WhatsApp pode oferecer para o seu negócio.

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Daniela Hendler