SUMÁRIO


Por em 22 de maio de 2018

Saiba como tornar a tomada de decisões no supermercado muito mais objetiva

Seja na busca por novas estratégias, seja na resolução de problemas do dia a dia, todo empreendedor precisa estar preparado para tomada de decisões no supermercado.

Quando se trata deste assunto é comum que o supermercadista se depare com alguns desafios.

Alguns exemplos são: atrasos de fornecedores, conflitos com funcionários ou clientes e precise resolvê-las ou contorná-las com urgência.

Sendo assim, explicamos o que separa as boas das más escolhas em uma empresa.

Também apresentamos dicas fundamentais para você não colocar o seu lucro em risco. Confira!

Como acertar na tomada de decisões no supermercado?

O que você precisa evitar são decisões irrefletidas.

Elas podem tanto serem causadas por uma falta de inteligência emocional que nos leva a agir sem pensar, como acontecem pela falta de dados suficientes sobre a situação que o seu negócio enfrenta.

Uma decisão objetiva só é possível se o problema for encarado com informação, de mente aberta e sem impulsividade.

Além disso, ela será melhor se você for capaz de antecipar os seus riscos e se preparar.

Para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos algumas dicas essenciais para um mercadista que deseja fazer escolhas mais acertadas. Veja só!

Utilize a tecnologia para obter dados precisos

Quanto mais dados você tiver sobre a situação, melhor você a compreenderá e mais fácil será buscar sua causa.

Desse modo, é mais fácil ajustar as suas estratégias e contornar o problema.

Nesse sentido, sistemas automatizados no seu supermercado podem ser de grande ajuda na obtenção e no armazenamento desses dados.

Com os dados em mãos, é importante que você saiba identificar quais são os principais indicadores de performance.

Ou seja, os números que vão ajudá-lo a entender a profundidade do problema, além de saber quais setores do seu negócio são afetados.

Analise diferentes pontos de vista

Quando estamos dentro de um problema, temos muita dificuldade de enxergar suas verdadeiras proporções.

Podemos, em alguns casos, subestimá-lo, por não entender como essa situação pode afetar a experiência de compra do cliente ou superestimá-lo, uma vez que desenvolvemos muito carinho pelo nosso negócio.

Sendo assim, caso não façamos o esforço de buscar diferentes pontos de vista, podemos negligenciar problemas sérios ou nos preocupar demais com questões pequenas e, por isso, agir sem pensar.

Os dados de que falamos na dica anterior, além de serem fundamentais para avaliar a qualidade das decisões, também serão balizas muito valiosas nesses momentos.

Isso porque eles ajudam a entender o cenário de forma objetiva e calcular o seu real impacto.

Sempre tenha um plano B

Ao desenvolver ou aderir a um novo plano de ação para o seu supermercado, pense sempre nos riscos que ele envolve e esboce uma outra estratégia para contornar os problemas que podem surgir caso ele falhe.

Ter uma segunda estratégia já planejada para o caso de a primeira não funcionar devidamente é muito importante para que você mantenha o controle sobre a gestão do seu supermercado.

Assim, você se poupa de pensar às pressas em soluções para novos problemas e, desse modo, diminui as chances de uma decisão ruim.

Esperamos que você consiga pôr em prática essas dicas e fazer da tomada de decisões no supermercado um processo mais racional e objetivo, diminuindo a probabilidade de futuros arrependimentos.

Se você quer se aprofundar no assunto e já pensou em uma orientação profissional para tornar o seu negócio ainda mais competitivo, confira como uma empresa de consultoria poderia ajudá-lo.

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Jesielly Fernandes