Por em 15 de maio de 2017
Saiba como aumentar as vendas usando upselling e cross selling
Você já deve ter ouvido que as empresas gastam de 5 a 7 vezes mais para conquistar um novo cliente que para vender e manter seus atuais consumidores.
A frase é tão conhecida que pode parecer clichê.
Mas o estudo foi elaborado por um dos pais do marketing moderno, Philip Kotler, e mostra como as empresas falham ao tentar aumentar as vendas apenas com novos clientes.
Por isso, upselling e cross selling são tão importantes!
Se você quer descobrir como elevar o ticket médio de cada compra, melhorar o retorno sobre os esforços dos vendedores e aumentar as vendas, continue lendo este post!
O que é upseling?
É uma estratégia de venda incremental.
Nela, você oferece algo semelhante ao que o cliente está disposto a comprar, mas com qualidade, benefícios ou marca superior.
Por exemplo, se o cliente escolhe comprar óleo de soja, o vendedor pode oferecer óleo de canola destacando seus benefícios para a saúde ou poderia sugerir a compra de azeite.
Outro exemplo seria a pessoa comprar um carro 1.6 em vez do mesmo modelo 1.0.
No upsseling, o comprador deixa o produto escolhido para aceitar a sugestão do vendedor.
Faz isso por concordar que aquela é a melhor opção.
O que é cross selling?
O cross selling é uma estratégia de venda adicional, ou seja, o cliente compra o item que selecionou e é convencido a levar um produto complementar.
Isso ocorre quando a pessoa é convencia a adicionar ar-condicionado ou um seguro estendido ao veículo escolhido.
Outro exemplo seria a pessoa ser induzida a comprar pratos e talheres descartáveis, enquanto escolhia copos plásticos para sua festa.
Nesse caso não há o abandono de um ou outro produto, apenas a adição.
Como aumentar as vendas usando cross selling e upselling?
Para tornar essas estratégias efetivas, o perfil de compra de seus clientes precisa ser bem conhecido e alguns passos são indispensáveis:
1. Faça uma análise do histórico de vendas
Quais são os produtos que as pessoas costumam comprar juntos? Essa é a resposta que precisa ser obtida nesta etapa.
Grandes redes de supermercado mudam o layout de suas lojas buscando facilitar essa venda adicional.
É com base nela que as fraldas deixaram de ficar próximas aos produtos de higiene pessoal e passaram a ser visíveis para as pessoas que percorrem a seção de cervejas.
A razão é que a análise indicou que são os homens que costumam comprar fraldas e, na maioria das vezes, também colocam as cervejas em seus carrinhos.
Logo, faça a análise do histórico de vendas e descubra quais são os itens comprados em conjunto. Depois, melhore a disposição das mercadorias para estimular sutilmente as compras!
2. Utilize um software de Inteligência de Mercado
O perfil do consumidor muda constantemente com a introdução de novas marcas, produtos, tecnologias ou até hábitos de consumo.
Um software de inteligência pode coletar, sistematizar e detectar tendências, apoiando a tomada de decisão sobre quais produtos devem ou não fazer parte das estratégias de cross selling e upselling.
Por exemplo, ele pode indicar até qual valor os clientes estarão dispostos a pagar por um produto melhor do que o que eles escolheram ou para adquirir um produto adicional, um kit ou um pack.
3. Crie kits
Com a análise do histórico de vendas, somada aos dados de Inteligência de mercado é possível criar kits com preços e produtos, facilitando a estratégia de venda adicional (cross selling).
Aqui, um pequeno desconto ou a simples sugestão de compra podem ser detectadas como bons estímulos para a venda de kits.
4. Treine os vendedores
O último passo é treinar os vendedores para oferecerem produtos que ajudem o cliente a suprir suas necessidades.
Segundo uma pesquisa da Impact Comunications, apenas 30% das pessoas decidem comprar algo por causa de um brinde ou bônus.
Enquanto 70% dos compradores buscam solucionar um problema ou eliminar uma necessidade com suas compras.
Logo, se seu vendedor conhecer as necessidades dos clientes, certamente poderá orientá-lo a levar a melhor solução e não só um produto com preço superior.
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