SUMÁRIO


Por em 13 de fevereiro de 2018

Quais sinais mostram que você tem controle sobre a gestão de supermercados?

Gerenciar um estabelecimento comercial não é fácil. E, quando se trata da gestão de supermercados, o trabalho é redobrado: a tarefa exige extrema organização, além de estratégias bem traçadas e atenção a diversos detalhes, do marketing à prateleira.

Porém, de nada adianta solucionar essas questões se você não sabe identificar se tudo está sob controle, e, principalmente, se possui resultados positivos. Preparamos uma lista com os sinais que devem ser avaliados para que você tenha a certeza de que seu supermercado tem uma boa gestão.

Continue a leitura!

Fazer um bom monitoramento das finanças

Quando se fala em controle financeiro, o termo não envolve somente o lucro do supermercado. Se você tem geração de recursos que resultem em caixa e processos operacionais de estoque em dia pode considerar que a gestão de seu negócio é adequada e que as finanças estão em dia.

Essas ações ajudam a reduzir perdas e gastos desnecessários e permitem que você cuide melhor do seu capital de giro. Dessa forma, seu dinheiro rende mais e você consegue abastecer o estabelecimento com o que há de melhor, com preços justos para clientes satisfeitos.

Traçar suas metas e objetivos sempre

Empreendedor que consegue identificar lacunas no negócio para traçar metas e objetivos também consegue fazer uma boa gestão de seu supermercado. Essa é uma excelente forma de solucionar problemas e evitar desperdícios, sem interferir na produtividade de vendas.

Além disso, descobrir novas oportunidades fica ainda mais fácil, e para colocá-las em prática você deve contar com o envolvimento de todos os funcionários. Com um trabalho bem feito, sair na frente da concorrência será um mérito de toda a equipe.

Realizar avaliações periódicas

As avaliações periódicas são essenciais para identificar períodos de pico, produtos de maior e menor saída e satisfação dos clientes. Portanto, se você tem esses relatórios em mãos, saiba que está no caminho certo para ter controle de seu negócio.

Por meio delas, o atendimento ao cliente pode ser aperfeiçoado, bem como a qualidade e variedade de produtos ofertados. Essa é uma forma não só de entender seus clientes, mas de saber exatamente o que eles querem e precisam.

Acompanhar e entender o fluxo de clientes da sua loja

Para complementar as avaliações, é fundamental entender o fluxo de clientes da sua loja. Sendo assim, verifique se você realmente conhece quem entra e sai da sua loja e qual é o ticket médio de compras de cada um. Caso você tenha esses dados estimados, é bom sinal de gestão.

Ainda assim, de maneira a garantir um movimento assíduo no estabelecimento, é necessário saber qual é o perfil de consumo dos frequentadores e qual a periodicidade de compra no supermercado. Só então você saberá com quem está lidando e o que pode fazer para alavancar as vendas.

Monitorar os resultados das ações de marketing

De nada adianta investir em propaganda e marketing se você não acompanha o andamento das ações, certo? Mas se você tem relatórios de resultados em mãos, sabe exatamente qual é o foco das campanhas e quais são seus efeitos nos locais determinados para divulgação.

Com isso, você pode criar novas estratégias para alimentar a circulação de clientes, apresentar diferenciais e ainda valorizar seu consumidor. Não abandone essa prática!

Dar atenção aos aspectos externos que influenciam na gestão de supermercados

Por fim, para confirmar se a sua gestão está sob controle, avalie se você conhece mesmo os aspectos externos que influenciam em seu negócio. Isso inclui conhecer os bairros de baixa e alta presença dos clientes da loja e o bairro em que o supermercado está localizado.

Não há atitude melhor do que saber exatamente o território em que você se encontra e o perfil de seus clientes, para saber o que eles estão procurando. Até mesmo descobrir pontos de investimento pode ficar mais simples.

Se você consegue identificar esses sinais na sua gestão de supermercados, parabéns! Agora, você pode alavancar seu negócio e descobrir como aumentar o faturamento investindo apenas 300 reais.

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Jesielly Fernandes