Por em 15 de maio de 2017
Por que a segmentação de público-alvo é tão importante?
Certamente, para ter sucessos nas vendas, pautar-se na estratégia de acessar o máximo número de pessoas possível não é mais suficiente.
Assim, a tarefa de um bom varejista é atingir a pessoa certa, aquela que vai se sensibilizar com a experiência oferecida ou desejar o produto ofertado. Isso é possível com a segmentação de público-alvo.
Dessa maneira, a segmentação é um conceito fundamental para quem quer posicionar corretamente a marca no mercado e ter sucesso no desenvolvimento de estratégias de marketing.
Veja, no post de hoje, a importância em segmentar seu público e como isso vai contribuir para o sucesso de sua empresa. Acompanhe!
Afinal, o que é segmentação de público-alvo?
Segmentação de público-alvo é o estudo dos grupos de consumidores que apresentam interesse nos produtos ou serviços de um determinado setor.
Baseado nas interações pelas redes sociais ou no comportamento na hora da compra.
Trata-se de responder como cada grupo de clientes interage com a loja e com os bens, o que deseja, com que frequência compra, quais são suas dúvidas e críticas e como o empreendedor pode acessá-lo de uma maneira mais agradável e efetiva.
Não significa que todos os clientes devem ou querem ser tratados da mesma maneira.
Ao contrário, o cuidado em personalizar a atenção aos consumidores é importante.
Mas a segmentação de público-alvo parte da premissa de que existem perfis teóricos específicos de clientes, as chamadas personas, que podem ajudar os varejistas a se orientarem na hora de assumir uma posição no mercado.
Quais são as vantagens da segmentação de público-alvo?
Esta é uma estratégia fundamental para desenvolver uma política de vendas eficiente, independentemente do foco comercial de seu negócio. Vejamos o que ela pode trazer de benefícios ao empreendedor:
1. Calibrar o poder de atração a um dado público
Ao descobrir para quem você está efetivamente falando (e vendendo), é possível formatar um discurso mais persuasivo e atraente, destacando elementos que efetivamente atrairão a atenção do seu público-alvo.
Assim, com menos esforço e sem jogar o trabalho da equipe de marketing fora reiteradas vezes, você falará ao coração e à mente de seus clientes atuais e dos novos que se encaixem naqueles perfis, o que diminuirá o esforço para trazê-los para seu ponto de venda.
2. Aumentar a conversão de vendas
Resultado óbvio de uma comunicação bem-feita e do conhecimento dos anseios e desejos da clientela, a tendência é que a segmentação de público-alvo provoque um aumento da conversão de vendas no varejo.
Clientes que encontram respostas para suas questões na loja comprarão sem pestanejar.
3. Traçar estratégias mais eficientes para o negócio
Ao conhecer o perfil dos clientes, o empresário é capaz de fazer escolhas mais racionais sobre em quais estratégias comerciais investir e até mesmo compreender quem são seus concorrentes, obtendo vantagem comercial sobre eles.
Isto é, tudo isso trará resultados significativos para a rentabilidade do negócio.
4. Melhorar a oferta de produtos e preços
Assim, decodificar o público-alvo significa ser capaz de definir quais produtos vender de maneira focada a satisfazer aquele perfil de consumidor. Trata-se de resolver os problemas do cliente.
O mesmo vale para preços e condições de pagamento. Clientes satisfeitos compram mais.
Desta forma, a segmentação de público-alvo é um passo fundamental para qualquer empreendedor que pretenda ter uma jornada competitiva no mercado.
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