SUMÁRIO


Por em 14 de abril de 2020

Como o chatbot pode contribuir no relacionamento com o seu consumidor

Já parou para pensar como é quase uma missão impossível prestar atendimento a todos os seus clientes, ao mesmo tempo?

Certamente, você também já precisou entrar em contato com uma empresa para obter informações e ficou horas aguardando para ser atendido, não é mesmo?

Estes e outros desafios comuns ao relacionamento com o consumidor no varejo estão com os dias contados, graças a uma tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada: o chatbot. 

Assim, no artigo de hoje, mostramos a você como esta solução pode ser útil para a sua loja e os impactos positivos que pode desencadear no seu negócio. 

Primeiramente, vamos explicar a você o que é esta tecnologia, para depois nos aprofundarmos nas questões mais práticas. Acompanhe!

O que é chatbot?

Chatbot é um software (programa de computador) desenvolvido e programado para simular conversas humanas via chat. 

Nem todos os chatbots fazem as mesmas coisas, tudo depende do objetivo para o qual são criados.

De modo geral, as finalidades mais comuns são: automatizar tarefas repetitivas, realizar cadastros, informar sobre dúvidas frequentes, auxiliar nos processos de venda e pós-venda.

Os chatbots surgiram com o avanço da Inteligência Artificial e a tendência é que se tornem cada vez mais inteligentes, com capacidade de aprender com o comportamento do usuário. 

Mas, a maioria das ferramentas utilizadas atualmente são mais simples, ou seja, desenvolvidas a partir de um fluxo pré-definido para que o usuário possa seguir um caminho e interagir na conversa apenas dentro do estipulado.

Assim, os chatbots não fazem milagre – como muitos acreditam. Mas, são uma tecnologia extremamente relevante para ajudar a sua loja no relacionamento com o cliente.

Quais as vantagens de implementar um chatbot na minha loja?

Possivelmente sua loja sofre com alguns processos diários que poderiam ser minimizados com a implantação de um chatbot. 

A seguir, listamos algumas vantagens para que você possa identificar se o seu varejo necessita desta solução:

Oferecer atendimento 24h por dia durante 7 dias na semana

Investir em uma grande equipe de atendimento pesa no bolso de qualquer varejista. Por isso, o chatbot está disponível a qualquer hora e todos os dias. 

Assim, você precisará alocar menos pessoas nesta função, apenas para retirar dúvidas que a ferramenta não estiver programada para solucionar.

Além disso, os atendimentos com certeza terão menor duração e sua equipe poderá se dedicar à questões mais desafiadoras da sua loja.

Relacionamento com leads e clientes

Se a sua empresa possui um Clube de Descontos ou pretende implementar um nos próximos meses, o chatbot pode ser muito útil para cadastrar potenciais clientes pelo seu aplicativo. 

Além disso, você também poderá disponibilizar encartes digitalmente para os seus atuais clientes e facilitar o acesso às promoções da sua loja. 

Uma pesquisa da consultoria PointSource, de 2017, identificou que 49% dos entrevistados afirmou que o auxílio de um chatbot os faria comprar com mais frequência.

Mais do que apenas uma ferramenta, o chatbot pode sim fazer parte da jornada de compra do seu consumidor e auxiliar nas suas vendas.

Respostas em tempo real

Lembra quando falamos, no início deste artigo, sobre a interminável espera nos canais de atendimento ao cliente?

Com o chatbot isso não será mais um problema.

Seus clientes receberão respostas em tempo real, sem a necessidade de aguardar para receber o atendimento de um colaborador da sua loja. 

Em alguns casos, as pessoas ainda precisarão ser direcionadas ao atendimento humano. Mas ao falar com o chat, receberão respostas iniciais rápidas e assertivas, o que influencia diretamente na satisfação do seu cliente. 

Os chatbots no varejo

Os varejistas enfrentam desafios diários e constantes. Por isso, ferramentas que auxiliem na otimização do relacionamento são sempre muito bem-vindas. 

Os chatbots podem ser implementados desde grandes redes à pequenos varejistas: não há limitações para a solução.

Uma pesquisa divulgada pela Accenture no Fórum Econômico Mundial de 2018, projeta que até 2022 o faturamento do varejo no mundo cresça 41% em decorrência da adoção da Inteligência Artificial

Uma das ferramentas utilizadas pela solução de gestão de clientes da Mercafacil é o chatbot via aplicativo do varejista. 

Abaixo você confere um exemplo de como o chat desta empresa se comporta na interação com o usuário:

plataforma-chatbot-mercafacil

Imagem: Chatbot Mercafacil

Assim, esta ferramenta sugere opções para o usuário que está interagindo, auxiliando o varejista a conquistar novos clientes a partir do cadastro automatizado.

Para usuários que já são clientes, a ferramenta possui a funcionalidade de disponibilizar encartes digitais, buscar lojas do varejista (quando possui mais de uma) e muitas outras possibilidades.

Com o avanço da tecnologia e a crescente inovação da concorrência com novas soluções, você precisa pensar fora da caixa e implementar diferenciais na sua loja.

Por isso, indicamos que você faça uma consultoria gratuita para entender melhor como esta e outras soluções podem levar o seu negócio a outro nível. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil e auxilie você a melhorar ainda mais o relacionamento com os seus clientes.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]