SUMÁRIO


Por em 16 de outubro de 2017

Inteligência competitiva no varejo para monitorar seus concorrentes

Você possui mais de uma loja, trabalha com diversos números e dados diariamente e gosta de centralizar as decisões. No entanto, tem dificuldades, porque é difícil controlar tudo o tempo inteiro. Uma opção é facilitar a sua rotina por meio da inteligência competitiva no varejo.

O objetivo dessa ferramenta é monitorar e analisar as ações da concorrência para criar estratégias de atração dos consumidores. Com isso, há um reflexo nas vendas, que tendem a crescer.

Neste post, vamos mostrar por que usar a inteligência competitiva para melhorar as vendas do seu negócio. Para isso, reforçaremos o conceito dessa ferramenta e apresentaremos os motivos que justificam seu uso no varejo.

Gostou da ideia? Então, acompanhe!

O que é inteligência competitiva?

Esse é o processo que abrange a coleta de dados, a interpretação deles e a consequente geração de informações para compreender melhor qual é o status dos principais players do setor. A partir disso, fica mais fácil tomar decisões acertadas.

O monitoramento da concorrência é um dos vieses desse instrumento, já que assim você pode descobrir as ações de seus competidores, identificar oportunidades e ganhar vantagem competitiva. O resultado é a verificação de qual é o melhor caminho que deve ser seguido.

Por que usar a inteligência competitiva no varejo?

O conhecimento da estratégia elaborada pelos concorrentes é fundamental para antecipar movimentos e tendências e estar preparado para sobreviver no mercado. Isso porque é possível analisar pontos positivos e negativos das outras empresas e também do seu próprio negócio, o que possibilita tomar melhores decisões e agregar diferenciais.

Desse modo, você deixa de reagir aos movimentos do mercado e passa a agir. Isso porque consegue prever o mercado, o que reduz as incertezas e os impactos negativos. Além disso, quando você atua com a resposta, e não a proatividade, precisa tomar decisões rapidamente, o que aumenta a chance de errar.

Como analisar e monitorar seus concorrentes?

Essa prática exige a coleta de dados e a posterior interpretação deles. Para facilitar, confira algumas ações que ajudam a aplicar essa ideia:

Adquira dados do mercado

As bases de dados podem ser usadas para identificar os concorrentes e verificar suas características. Esse é um novo ponto de referência, porque é possível comparar milhões de dados para identificar problemas, bem como priorizar e alocar recursos onde é necessário.

Mapeie a concorrência

Os dados obtidos na etapa anterior permitem analisar a localização dos concorrentes no mapa e descobrir em qual região cada um deles é mais forte. Essa análise possibilita entender também quais as características dos mercados e obter insights sobre a estratégia das outras empresas.

Conte com a ajuda de um sistema de inteligência competitiva

A tecnologia e os Softwares as a Service (Saas) podem ajudar no processo de coleta a interpretação de dados. É o caso do Benchmark Software, um banco de dados que compara empresas do varejo, e do Software de Inteligência de Clientes, que permite usar informações estratégicas para elevar o nível de vendas.

Potencialize as informações adquiridas

Os dados e informações gerados devem ser bem utilizados para que façam sentido na estratégia do negócio. No entanto, podem ser maximizados com a ajuda de algumas ferramentas, como:

  • matriz SWOT: avalia forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Assim, permite analisar os processos internos e dados externos para identificar pontos de melhoria;
  • Business Intelligence (BI): ajuda na mineração e análise de dados por organizá-los e filtrá-los, fornecendo gráficos. A grande vantagem é facilitar a tomada de decisão dos gestores. Quando aliado à inteligência competitiva, oferece uma avaliação ainda mais precisa e completa.

E você, já está preparado para aplicar a inteligência competitiva no varejo? É só começar a praticar essa ideia e contar com o sistema adequado. Aproveite e conheça outros conteúdos relevantes assinando a nossa newsletter.

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Jesielly Fernandes