Certamente, o sucesso das grandes marcas está na escolha de focar suas estratégias na fidelização dos clientes. Elas podem ter preços acima da concorrência, podem ter filas de espera para a aquisição de seus produtos, mas a experiência de compra e a identidade da marca são tão envolventes, que sempre conseguem colher resultados positivos de suas ações.
Assim, engana-se quem acredita que tais estratégias somente causem efeitos em multinacionais e empresas de grande porte. Um empreendimento local também pode criar ou adaptar estratégias para a fidelização dos clientes para sua consolidação no mercado evitando erros comuns deste processo.
Neste post, trouxemos 5 exemplos de marcas para inspirar suas próximas estratégias de posicionamento. Abra sua mente, confira nossas dicas e aproveite!
1 – Apple
A Apple é um grande sucesso de fidelização dos clientes. Desde os primórdios da marca, a apresentação de seus produtos é pautada na inovação. Designs modernos e alto grau de conectividade dos seus produtos são marca registrada. Além de ser, é claro, uma das grandes justificativas dos clientes para gostar tanto dela.
Seu slogan “Keep it simple” conquistou uma leva de consumidores. Eles viram a possibilidade de usarem tecnologias de ponta sem dificuldade. Esta filosofia também é encontrada em todas as interações com os clientes, que podem comprar aplicativos e serviços através das lojas da Apple com agilidade.
2 – Supermercado Sainsbury’s
O Supermercado Sainsburry’s não é conhecido mundialmente como a Apple, mas conquistou uma clientela fiel com estratégias simples. O princípio é conhecer e ouvir seus clientes, até mesmo os pequenos.
Após uma visita ao supermercado, uma criança pediu a seus pais para questionar via carta o nome do “pão tigre”. Segundo ela, as manchas que o pão apresentava pareciam mais com as de uma girafa do que de um tigre.
O supermercado prontamente respondeu a carta e explicou a origem do nome. Além disso, a equipe agradeceu a sugestão para a troca, que posteriormente foi acatada. Todas as filiais do supermercado notificavam seus consumidores que o nome havia sido trocado depois da brilhante contribuição de uma cliente especial.
3 – Havaianas
A história do marketing das Havaianas é incrível, principalmente por acompanhar de perto e tomar decisões estratégicas sempre baseadas nas opiniões e necessidades de seus clientes.
O chinelo monocromático que inicialmente valorizava seus atributos físicos para seu marketing de vendas evoluiu conforme a mudança do comportamento dos clientes. O que era um chinelo básico se tornou um produto tradicional. Atualmente também representa um determinado “estilo de vida”, que até mesmo o mercado internacional procura.
Personalizações e séries limitadas estão no mix de produtos que a Havaianas oferta para fidelização dos clientes. Assim, os clientes passam a colecionar e fazer mídia espontânea em redes sociais pela identificação com a marca.
4 – Natura
A Natura se posiciona como uma empresa focada na qualidade dos seus produtos. Isso vai desde a extração de suas matérias-primas — que normalmente fomentam a economia e o progresso de pequenas comunidades brasileiras.
Além de reforçar a imagem do produto sustentável, a Natura também utiliza uma estratégia que permite que suas vendas sejam tão pulverizadas quanto a sua capacidade de buscar insumos em lugares pouco conhecidos. Seus preços são considerados medianos se comparados com a concorrência nacional e internacional. Porém, trabalham um nicho diferente e que agrega valor emocional aos seus produtos.
5 – Heineken
Para fidelização dos clientes, as grandes marcas focam no conteúdo e nas sensações que os clientes sentirão durante o consumo de seus produtos. É exatamente isso que a Heineken faz quando cria propagandas que falam da experiência de consumir a cerveja em eventos que ela patrocina, como a Champions League e o Rock In Rio, ou quando cria uma campanha de agradecimento aos seguidores conquistados nas redes sociais, enviando promotores e promotoras em bares para abraçar os clientes em agradecimento.
Para todo este sucesso, estas empresas investiram em conhecer o perfil dos clientes, seus hábitos de consumo e de vida para depois utilizar estas informações para a definição de suas estratégias de fidelização dos clientes. O posicionamento da sua empresa está de acordo com o perfil dos clientes? Comente e diga também qual destas marcas mais te inspirou!