Métricas de Varejo

Indicadores de mercado: como eles podem ajudar no crescimento do supermercado?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Sair na frente da sua concorrência e ampliar as vendas são os maiores objetivos de qualquer empresa. Para ajudar nessa empreitada, existem os chamados indicadores de mercado.

A sua aplicação permite que os detalhes do negócio fiquem mais claros para a análise e que as decisões tomadas sejam ainda mais certeiras. Dessa forma, a realidade financeira passa a ser bem administrada e o crescimento das atividades se torna mais seguro.

Mas qual é o conceito desses indicadores e como é possível fazê-los funcionar corretamente no cenário de um supermercado? É o que você vai descobrir agora!

O que são indicadores de mercado?

Os fatores que interferem diretamente em resultados periódicos do negócio são considerados indicadores de mercado. Eles permitem a identificação das tendências e oportunidades que podem gerar diferenciais para a empresa, de modo a impactarem no número de vendas.

Por meio desses indicadores também se detectam problemas e ameaças no desenvolvimento organizacional. Assim, fica mais fácil traçar as suas estratégias de venda e determinar as melhores ações de marketing de relacionamento e divulgação.

Os indicadores de mercado também são responsáveis por medir a saída de produtos, as necessidades do consumidor e o desenrolar de processos dentro de determinadas situações e épocas do ano, direcionando o gerenciamento do negócio.

Quais são as suas vantagens?

Os indicadores de mercado possibilitam que a inteligência competitiva do negócio tome forma. Com ela, será possível conhecer melhor cada passo da concorrência e se posicionar com firmeza diante dela.

Além disso, os riscos de enfrentar um eventual fracasso diminuem consideravelmente. A confiança em investir em mudanças e estratégias diferenciadas torna-se ainda maior. Em suma, o devido estudo dos indicadores de mercado é o ponto de partida para o crescimento da empresa.

Quais são os indicadores ideais para um supermercado?

Cada tipo de negócio exige a identificação de diferentes indicadores de mercado. Ao analisar o contexto de um supermercado, alguns dos fatores mais importantes são os seguintes:

Produtos mais vendidos

Conferir quais são os produtos mais vendidos em determinado período permite que a quantidade de vendas, devoluções e faturamento seja estipulada precisamente.

Com isso, é possível também determinar a sazonalidade das vendas para investir em ofertas, promoções, reestruturação de estoque e parcerias com novos fornecedores. Saber os produtos em alta também contribui para aumentar a previsibilidade das vendas e evitar a temida ruptura de gôndola.

Produtos que trazem maior faturamento

Ao se informar sobre qual foi o lucro obtido com a venda de cada produto, também se determinam quais deles trouxeram maior faturamento por período. Fica claro, então, a importância individual desses produtos nos resultados numéricos do supermercado.

Ter consciência desses dados pode ajudar em suas estratégias de marketing, por exemplo ao saber que produtos chamam a atenção dos consumidores em um encarte ou ação de SMS. Além disso, ter dados como esse podem contribuir para negociações com fornecedores e indústria.

Hábitos de consumo dos seus clientes

Enxergar cada cliente como uma pessoa diferente muda tudo! Entender como funcionam as vendas por pessoa leva o mercadista a entender os motivos da decisão de compra do consumidor. Ou seja, ele passa a entender as reais necessidades dos clientes e pode aperfeiçoar seus processos e portfólio de produtos para atendê-los ainda melhor.

Além disso, é possível conhecer os hábitos de consumo, como a quantidade de vezes que o cliente vai ao supermercado, o valor médio que ele gasta, quais linhas de produtos mais consome, etc.

Ao ter esses dados, trabalhar ações que trarão resultados efetivos é muito mais fácil. Afinal, você vai conseguir vender carne para quem compra carne, além de poder pensar em ações de venda casada, como oferecer bebidas ou artigos de churrasco para quem compra carne, por exemplo.

Magic Price Point

Esse indicador permite que o mercadista defina os melhores preços de venda para cada um de seus produtos sem deixar de aperfeiçoar as estratégias de precificação. Isso inclui desenvolver a percepção adequada para identificar a disposição dos clientes em aceitar mudanças de valores e identificar os pormenores de seu perfil.

Um indicador como o Magic Price Point também auxilia o planejamento de promoções, ajuda a identificar a porcentagem de desconto em que se pode chegar e garante que o supermercadista não perca dinheiro.

Agora que você já sabe os indicadores de mercado mais importantes para contribuir com o crescimento do seu supermercado, é preciso montar táticas que aumentem as suas vendas. Para começar, faça o download do guia com 10 passos infalíveis para aumentar sua base de clientes e elabore um bom trabalho!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

Write A Comment