Por em 13 de março de 2024
Como fidelizar clientes no seu supermercado
Seu supermercado tem feito ações de fidelização de clientes? Acredite, investir em estratégias que visam conquistar, fidelizar e reter os consumidores é essencial para varejos em busca do crescimento. Afinal, reter clientes é mais barato do que conquistar novos.
Mas afinal, como colocar em prática ações de fidelização de clientes? E, mais do que isso, o que influencia na conquista e na retenção do público? É isso e muito mais o que vamos explicar para você nesse artigo. Acompanhe!
– Veja também: Por que reter clientes deve ser uma prioridade na sua empresa
O que influencia na retenção de clientes?
As ações de retenção de clientes são importantes para manter o cliente sempre ativo e fiel. Ou seja, optando por comprar na sua loja ao invés dos concorrentes.
Essas ações, quando bem planejadas e estruturadas, têm a tendência de auxiliar a diminuir a rotatividade de clientes e a aumentar a satisfação dos consumidores. Então, que tal colocá-las em prática?
Pois bem, para obter sucesso nessa missão de fidelizar e reter clientes, é importante conhecer alguns dos principais fatores que auxiliam na fidelidade do público. Dentre eles, destaque para:
Gôndolas sem ruptura
Evitar a ruptura de gôndolas é essencial para a fidelização de clientes. Afinal, nada mais frustrante para o público do que chegar até a sua loja e não encontrar o produto que deseja exposto na gôndola, certo?
Por isso, garanta que o seu estoque esteja sempre preparado para atender à demanda dos consumidores e, além disso, que a sua equipe de repositores garanta que as gôndolas estejam sempre preenchidas.
Aliás, esse assunto é tão importante que já produzimos um artigo inteiro sobre ele. Acesse: Evite a ruptura de estoque com nossas 6 dicas
Atendimento qualificado é importante na fidelização de clientes
Não é surpresa para ninguém que o bom atendimento é um grande parceiro na hora de conquistar, surpreender e fidelizar os clientes, certo? Por isso, garanta que toda a sua equipe esteja bem treinada e pronta para oferecer a melhor experiência possível ao cliente.
Lembre-se de colocar em prática valores como educação, proatividade, respeito e diálogo. Dessa forma, seu time conseguirá entregar um atendimento diferenciado aos clientes.
Mix de produtos qualificados
Pois bem, a qualidade dos produtos também é essencial para a fidelização de clientes. Por isso, garanta que a sua loja tenha uma boa variedade de produtos, tendo a certeza de que, ao visitar o seu supermercado, o consumidor vai encontrar tudo o que deseja.
Organização e limpeza
Um supermercado limpo e organizado é muito mais atraente para os clientes. Assim, se os consumidores já sabem que a sua loja está sempre bem cuidada, com um aroma agradável, com os produtos limpos e os rótulos sempre virados para frente, a chance de eles voltarem a comprar nela é maior.
Sinalização de ofertas e promoções
Outro fator importante para a fidelização de clientes é apostar em uma comunicação visual clara, que chame a atenção dos consumidores.
Assim sendo, lembre-se de usar placas e cartazes que contenham o valor do produto de forma destacada – e, caso algum produto em promoção fique ainda mais em conta para os clientes cadastrados no seu clube de descontos, deixe essa informação visível!
– Saiba mais sobre o assunto: Como fazer uma boa comunicação visual para supermercado?
Estacionamento ajuda na fidelização de clientes
Se você está em busca de saber como fidelizar o cliente, acredite: ter um estacionamento disponível para os consumidores utilizarem durante o período de compras pode ser um grande diferencial.
Afinal, o estacionamento promove mais conforto, comodidade e segurança para que os clientes possam fazer suas compras de forma mais tranquila.
Quais indicadores para analisar a fidelização de clientes e a retenção?
Agora você já sabe quais são alguns dos principais fatores que vão ajudar o seu supermercado na fidelização de clientes.
Mas que tal ir além e conhecer indicadores que revelam como está a sua taxa de fidelização? Alguns deles que você tem que sempre manter em vista, são:
- Número de cupons – um cupom significa uma visita;
- Visita por clientes;
- Clientes ativos e inativos;
- Taxa de retenção;
- Resultado das pesquisas de satisfação;
- Faturamento.
Acompanhar de perto o seu faturamento é essencial para garantir o sucesso do seu supermercado.
Além disso, caso você observe uma queda no valor do faturamento, é importante fazer uma conta de decomposição para entender exatamente o que aconteceu.
Ou seja, o que causou a queda no faturamento e, mais do que isso, como você pode aumentá-lo novamente. Mas se você tem dúvidas sobre como fazer isso e/ou não sabe como começar, nós podemos te ajudar de forma gratuita!
Quer saber mais sobre como aumentar o faturamento do seu supermercado e ter sucesso nas suas ações de fidelização de clientes? Baixe agora mesmo a Planilha de Diagnóstico de Desempenho e saiba quais ações promocionais você precisa fazer para alavancar o seu faturamento. Aproveite essa oportunidade, é grátis!