SUMÁRIO


Por em 3 de janeiro de 2018

Entenda o que é machine learning e como utilizar em seu mercado!

Fazer o melhor gerenciamento de um varejo é a chave para manter o seu negócio funcionando. Afinal, tão importante quanto a qualidade dos produtos é a forma como você administra seus recursos e atende aos seus clientes. Por isso, tantas empresas investem em sistemas de análise de dados. Mas, para ir além e começar a se destacar, você precisa entender o que é machine learning.

Você já deve saber que, com um software de gestão adequado, você pode programar a máquina para que identifique padrões específicos e mande um sinal, como um e-mail ou notificação, quando ocorrerem.

Por exemplo, enviar uma notificação quando seus gastos estiverem acima de uma determinada margem. Mas, e se a máquina pudesse aprimorar esses padrões? O aprendizado da máquina, como também pode ser chamado, é justamente isso: um método de análise de informações que permite ao próprio sistema refinar seus modelos analíticos, se tornando mais eficiente por conta própria.

Você deve estar pensando: “mas como isso pode beneficiar o meu mercado?”. Bem, para explicar melhor essa parte, trouxemos aqui 3 efeitos que um sistema assim pode gerar dentro do seu negócio. Confira:

1. Maior descoberta de oportunidades

Se você entendeu o que é machine learning, já deve ter imaginado esse benefício. Com sua tecnologia avançada, o software já consegue captar e avaliar muito mais informações do que qualquer ser humano. Como consequência, ele também pode detectar oportunidades de negócio com muito mais eficiência e em lugares que você jamais imaginaria.

Ao implantar um sistema inteligente no seu negócio, você pode descobrir, por exemplo, que há uma mudança nas tendências de consumo. Essa pode ser uma excelente oportunidade para aumentar seu lucro.

2. Influência na rentabilidade das campanhas

Um sistema de machine learning também pode aprender o que os seus clientes mais apreciam. Não só com relação a produtos, mas também com relação a conteúdos, visual e outros elementos das suas campanhas de marketing. E, como você já deve saber, a propaganda faz toda a diferença no seu faturamento.

Além de descobrir quais canais são mais utilizados pelos seus clientes, você também pode entender o tipo promoção que é mais relevante para cada um. Descontos, produtos de valor agregado, algo mais exclusivo, não importa, com o machine learning, será bem mais fácil descobrir o que dá resultado.

3. Otimização de estoque

Com a ajuda dessas informações e análises, você também poderá planejar melhor o estoque de produtos. Mercadoria em excesso leva a gastos desnecessários e desperdício, enquanto produtos em falta significam vendas perdidas, e todo supermercadista quer evitar rupturas de gôndola, certo? Por isso, o esforço para encontrar equilíbrio aqui é tão grande.

Com o machine learning, é possível não apenas entender os padrões de consumo em determinadas épocas, mas também entender os fatores que causaram essas variações. Dessa forma, fica muito mais simples prever quando e o quanto a demanda pode se alterar.

Agora que você entende melhor o que é machine learning, é hora de aplicá-lo em seu mercado e aproveitar os benefícios. Quer continuar acompanhando nossas dicas e recebendo nossas novidades? Então, assine a nossa newsletter!

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Jesielly Fernandes