Por em 14 de agosto de 2018
Entenda como resolver o acúmulo de função no supermercado
Não é incomum ver um supermercado que lida com o acúmulo de função. É o que ocorre quando um funcionário contratado para atuar no caixa precisa ajudar na área administrativa, por exemplo. Ou quando um profissional de RH tem de cuidar de clientes inadimplentes.
O problema é que essa situação gera diversos efeitos negativos. Além de causar desgaste e desmotivação para os colaboradores, aumenta os riscos de o supermercado sofrer processos trabalhistas. Então, o ideal é resolver o problema de vez.
A seguir, confira algumas orientações para lidar com o acúmulo de função e obter o melhor resultado!
Realize uma gestão de procedimentos
Muitas vezes, um supermercado encara essa situação porque não sabe exatamente quais são as funções que cada colaborador deve desempenhar. Para evitar esse problema, a recomendação é começar por um mapeamento de processos e gestão de procedimentos.
Identifique quais são os cargos necessários em cada setor do supermercado e defina quais são as atividades compatíveis. Avaliar os clientes inadimplentes, por exemplo, faz parte da atuação do gestor financeiro ou do responsável pelas vendas. Já o cuidado com o armazenamento é obrigação dos funcionários do estoque.
Entenda como cada cargo se posiciona no fluxo de trabalho e faça a descrição de funções.
Tenha uma comunicação transparente
A transparência é uma característica indispensável para solucionar o acúmulo de função no supermercado. Por isso, o ideal é ter uma comunicação clara, em que cada colaborador saiba quais são as suas obrigações. Além disso, o ideal é ter um canal aberto de comunicação em que os colaboradores possam expor seus descontentamentos.
Para ter respaldo legal, é interessante ter atenção ao contrato de trabalho. Todas as ações que serão desempenhadas devem estar previstas nesse documento e têm de ser respeitadas.
Também é importante orientar os trabalhadores sobre quais atividades precisam exercer e como suas ações se encaixam no funcionamento de todo o supermercado. Além de alinhar as expectativas, é um jeito de aumentar a motivação.
Acompanhe os resultados e a rotina de trabalho
Em alguns casos, o acúmulo de função no supermercado não parte da gestão, mas dos próprios colaboradores. É o que acontece quando os funcionários se substituem em cargos que não são deles ou assumem as responsabilidades de outras pessoas. Para evitar o quadro, fique de olho na rotina e faça as adaptações e orientações necessárias. Nesse ponto, os gestores de área podem contribuir na fiscalização.
Aproveite e realize pesquisas periódicas de clima organizacional para saber qual é a impressão de cada um sobre seu cargo. Essa é uma forma de conhecer o nível de satisfação e de compreender se há algum setor mais sobrecarregado.
Utilize a tecnologia para a gestão
Muitas vezes, o acúmulo acontece por tarefas burocráticas, que poderiam ser facilmente eliminadas. Para diminuir o número de ações que requerem um colaborador, o melhor é empregar a tecnologia.
Por meio de um software de gestão para supermercados é mais fácil acompanhar os dados das vendas, o número de clientes inadimplentes e até os valores de estoque. A precificação deixa de ser um problema e a geração de relatórios acontece de forma automática. Uma boa ferramenta, portanto, diminui o número de atividades e evita sobrecarregar as pessoas.
Também é válido usar o recurso para fazer a gestão de equipes, acompanhar projetos e delegar tarefas. Dessa forma, o controle aumenta e os riscos de acúmulo ficam bem menores.
O acúmulo de função em supermercados é um problema recorrente e que pode gerar implicações legais. Para evitar o quadro, empregue tais dicas e adote a tecnologia como uma de suas principais aliadas!
Para conseguir efeitos ainda melhores, ter uma equipe capacitada é indispensável. Para saber como atingir esse nível, baixe gratuitamente nosso e-book com dicas de treinamento para funcionários no varejo e descubra tudo!