SUMÁRIO


Por em 17 de janeiro de 2018

Dicas para supermercado: oportunidades de fevereiro

Fevereiro é um mês mais curto, por isso, entre as dicas para vender mais está a importância de saber aproveitar bem as datas comemorativas e oportunidades para aumentar o número de clientes e de vendas na sua loja.

Se você já é cliente Mercafácil sabe como atrair clientes e como vender mais e melhor com ações de marketing segmentadas que geram resultados comprovados.

Se você ainda não é cliente, vai ter mais dificuldade para fazer as ações e vender mais, mas consegue aproveitar todas as nossas dicas da mesma forma (saiba o que a Mercafácil faz clicando aqui).

Então, para te ajudar a pensar no que fazer para conquistar clientes durante o mês, separamos dicas de promoções para supermercados e ideias de ações para colocar em prática em fevereiro. Confira!

Dicas para vender mais em fevereiro

Fevereiro2.1

Por tendência, fevereiro tende a ser um mês mais calmo. Muitas pessoas ainda estão de férias ou se recuperando do fim de ano, o que pode levar à diminuição nas vendas, especialmente porque mais pessoas estão fora do seu local de origem.

Apesar disso, por conta do feriado de carnaval, o mês tende a ter um movimento maior durante o período, o que pode contribuir para elevar o faturamento do mês. Independente se as pessoas viajam ou não, o clima é de festa e folia, e os produtos para fazer uma boa festa não podem faltar.

Dito isso, a primeira dica para vender mais em fevereiro é se preparar para o carnaval, anunciando com antecedência e criando ofertas atrativas. Confira todas as dicas dos nossos especialistas para fazer o mês inteiro render:

Como vender mais com ações sazonais em fevereiro

Início do mês

Começo de mês é quando as pessoas recebem o pagamento e vale refeição/alimentação. Isso significa que estão com mais dinheiro no bolso. Sendo assim, vale trabalhar com campanhas de estímulo à compra de reposição/rancho. Aproveitar esse período a seu favor é muito importante, assim como criar promoções atrativas para levar as pessoas até a loja.

Bônus: Utilize a plataforma Mercafácil para enviar o encarte para toda sua base de clientes e faça uma ação resgatando os inativos que compraram nos últimos 60 dias mas não nos últimos 30 dias. Você também pode planejar compras casadas analisando no painel produtos que as pessoas costumam comprar também sempre que compram determinado produto.

Carnaval

Foque as suas promoções em produtos chamariz para o carnaval, como bebidas, petiscos, açougue e organize a loja de modo que estimule compras casadas. Por exemplo: deixar carvão e bebidas próximo ao açougue. Você pode começar com antecedência focando em ofertas mais suaves, sem tanto desconto e, mais próximo da data, aumentar os descontos.

Inclusive, para chamar a atenção, você pode decorar a loja com confetes e serpentinas, até para não deixar os clientes esquecerem que o carnaval está próximo. Se quiser ousar um pouco mais, pode reservar um dia para os funcionários irem levemente fantasiados. Os clientes vão adorar o ambiente descontraído.

Bônus: utilize o “Magic Price Point” da Mercafácil para calcular o máximo de desconto que você pode dar em um produto sem perder a lucratividade. Para o disparo das campanhas, filtre pelos consumidores desses produtos e por faixa etária para uma campanha mais assertiva.

Saldão/balanço de fim de mês

Para vender mais e manter os clientes comprando é importante fazer uma ação de saldão no final do mês. O objetivo é ter um dia promocional para desovar produtos e para manter o cliente comprando, estimulando o consumo através de promoção.

Bônus: com a Mercafácil você pode investir em com ofertas voltadas ao clube de descontos para aumentar faturamento da loja, além de incentivar cadastros e manter o cliente satisfeito. Você pode trabalhar com campanhas segmentadas para promoções de determinado departamento. Converse com seu consultor para saber o planejamento desse mês para você.

Venda mais nas datas comemorativas de fevereiro

04/02   Dia Mundial contra o Câncer

As pessoas tendem a simpatizar mais por marcas que apoiam uma causa, isso é visto com bons olhos. Sendo assim, você pode criar uma ação com um dia de promoções especiais e dedicar uma porcentagem das vendas para alguma instituição ou hospital de câncer. E se fizer isso, divulgue para seus consumidores que as vendas vão ajudar pessoas. Com certeza, muita gente vai se interessar.

14/02   Dia da Amizade

Em tempos de redes sociais e amplo relacionamento, você pode aproveitar a data para fazer uma ação apenas nos seus canais online e aproveitar estas dicas para vender mais.

Por exemplo: você pode criar um cupom de desconto para ser compartilhado nas redes e que dá desconto especial ao consumidor que mostrá-lo no caixa em seu celular durante o checkout.

Bônus: use a lista de produtos mais vendidos que aparece na plataforma Mercafácil para escolher uma mercadoria chamariz para a sua superpromoção. Você também pode pensar em uma oferta de compre 1 e leve 2, por exemplo, caso queira elevar seu ticket médio.

15/02   Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância

Aqui a ideia é a mesma do dia mundial contra o câncer. Outra ideia que você pode seguir é colocar brincadeiras durante o dia na sua loja e espalhar material de conscientização sobre o câncer infantil. Assim, você consegue atrair mais pessoas e mostrar que sua marca apoia essa causa social.

26/02   Dia do Comediante

Para atrair cliente e vender mais você pode fazer uma ação diferente. Por exemplo: você pode descobrir algum artista local e levá-lo ao seu supermercado para fazer shows em determinados horários do dia ou então fazer apresentações com palhaços, que também são muito divertidos.

Bônus: Você pode aproveitar os filtros da plataforma Mercafácil para disparar campanhas apenas para clientes com filhos.

28/02 Dia da Ressaca

Que tal aproveitar a data para focar em ofertas de produtos “contra a ressaca”, como ovos, tomate, abacate, isotônicos, leite.

Bônus: Você pode utilizar a plataforma Mercafácil para filtrar os clientes que consomem bebida alcoólica.
Para dicas mais personalizadas fale com seu consultor Mercafácil. E se ainda não for cliente e quiser conhecer ou contratar, fale conosco!

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Jesielly Fernandes