SUMÁRIO


Por em 24 de abril de 2018

Dicas para supermercado: como vender bem em junho

Junho é um mês com ótimas oportunidades para saber como vender bem.

Certamente, de norte a sul do país, as datas comemorativas se tornam um grande atrativo para as vendas.

Por isso, tão importante quanto investir em campanhas promocionais é se preocupar também com ações para melhorar o relacionamento com o cliente, criar mais proximidade e aumentar a fidelização.

Assim, veja os insights que nossos especialistas separam para ajudar no seu negócio!

Como vender bem nas datas comemorativas de junho

05/06 Dia mundial do meio ambiente

Por ser uma data mundial, ao lembrar do dia, sua empresa se mostra como uma marca engajada com questões relacionadas ao meio ambiente, o que pode ser visto com bons olhos por seus clientes.

Desta forma, você pode apostar em algo mais simples, como uma postagem nas redes sociais que fale do dia e da importância de preservar o meio ambiente.

Se acaso quiser investir em uma ação mais elaborada, você pode estimular a ida dos clientes à loja com intuito de melhorar o relacionamento e até mesmo as vendas.

Também, outra ideia é fazer o dia da reciclagem. Você pode disponibilizar lixeiras para cada tipo de material. Assim, você convida os clientes a separarem seus resíduos e levarem até a loja.

Da mesma maneira, uma opção bem interessante é fazer o recolhimento de materiais mais complexos e que prejudicam mais o meio ambiente, como óleo usado, pilhas e baterias, medicamentos, entre outros resíduos que as pessoas têm mais dificuldade para descartar corretamente.

12/06 Dia dos namorados

Sem dúvida a data é uma ótima oportunidade para estimular a venda e o aumento do ticket médio.

Dessa maneira, dê flores, chocolates e vinhos até a sugestão de itens para um jantar especial, já que a data cai em um dia de semana e jantar fora em muitas cidades pode ser inconveniente por conta da grande quantidade de pessoas.

Só pra exemplificar, você pode criar conteúdo para suas redes sociais com sugestões de cardápio, receitas ou de produtos.

Com isso, além de estimular a venda você fortalece o relacionamento com seus clientes.

Bônus: utilize os dados da plataforma Mercafácil para filtrar por clientes que consumiram esses itens no mesmo período do ano passado e envie campanhas personalizadas com ofertas direcionadas.

21/06 Inverno

A chegada das temperaturas mais baixas, especialmente nos estados mais ao sul é uma ótima oportunidade para o estímulo de venda.

Produtos como sopas, chás, cafés, vinhos, achocolatados e a categoria de bomboniere são bem-vindos em um encarte especial de inverno.

Uma boa alternativa utilizada por alguns supermercados é criar um encarte especial de inverno com ofertas especiais desses setores.

24/06 São João

Visto que, de norte a sul do país, a data movimenta o comércio com produtos típicos. Uma boa opção é criar um encarte especial dedicado ao dia de São João com uma certa antecedência para os clientes se programarem para a festa.

Também vale lembrar que em muitos locais do país, as festas acontecem em outras datas.

Por isso, é importante começar a estimular vendas com ofertas desde o início do mês e também após a data.

Certamente, vale investir na parceria entre fornecedores e o supermercado, com ações trabalhadas diretamente no PDV: ilhas específicas na loja, decoração típica, degustação e panfletagem personalizada.

Na loja, você pode escolher um ou mais dias para engajar os colaboradores irem com roupas típicas.

Bônus: utilize os filtros da plataforma Mercafácil para segmentar clientes que costumam consumir esses itens e/ou os que consumiram esses produtos no mesmo período do ano passado para enviar campanhas de SMS personalizadas com ofertas direcionadas.

Como vender bem aproveitando a sazonalidade em junho

Início do mês

Como muitos recebem o pagamento e vale alimentação ou refeição no início do mês é ideal para estimular a venda de produtos de rancho, de reposição.

Para aproximar o relacionamento e também as vendas, você pode fazer campanhas de aniversário.

Por exemplo, um dos nossos clientes deixou programado o envio de mensagens para os aniversariantes do dia, com ofertas cuja compra gerava um cupom para concorrer ao sorteio de um vale-compras.

Assim, além de melhorar o relacionamento pela lembrança do aniversário, a empresa conseguiu estimular vendas.

Desta maneira, alguns clientes conseguem de 40 a 50% de adesão a partir dessas mensagens.

Bônus: utilize a plataforma Mercafácil para automatizar o processo de envio de mensagens para os aniversariantes do dia. Fazer isso é fácil e barato.

Prevenção de perda de clientes

No final do mês, o período é ideal para trabalhar a prevenção de perda e evitar clientes inativos.

Assim, o ideal é que você faça uma estimativa de quantas compras o cliente deveria ter feito até o dia 25.

A partir disso, você pode enviar campanhas segmentadas com produtos que ele costuma comprar para atraí-lo até a loja.

Desse modo, o objetivo é evitar que esses clientes passem o mês sem comprar com você, afinal, eles podem ir para a concorrência.

Assim, para sua ação, é interessante colocar alguns produtos de curva A com bom valor para chamar clientes.

Desse modo, alguns supermercadistas investem na ação de vender todos os produtos do encarte a 1 real.

Por isso, vale investir na sua estratégia, desde que consiga chamar a atenção dos clientes para que eles voltem a comprar na loja.

Bônus: aproveite o período também para aumentar sua base de clientes. Utilize a plataforma Mercafácil para analisar o mapa de geolocalização e criar ofertas nas regiões com poucos clientes ou naquelas com maior número de clientes inativos.

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Jesielly Fernandes