SUMÁRIO


Por em 4 de dezembro de 2019

5 dicas para fidelizar clientes de uma vez por todas

A concorrência tem aumentado em todos os segmentos, com isso a fidelização dos clientes ganha ainda mais importância. Nesse momento, receber dicas para fidelizar clientes, pode ser de grande valor.

Em muitos casos, o dono de loja só percebe que está perdendo clientes quando tem o seu faturamento reduzido, e deixar a situação chegar a esse ponto é um grande erro. As empresas que desejam obter sucesso em seu mercado devem possuir uma base de dados para acompanhar como está a retenção, aquisição e perda de clientes para, a partir dela, traçar uma estratégia de relacionamento com o cliente para torná-los fiéis.

Se você tem dúvidas de como iniciar sua estratégia, então precisa acompanhar este post! Nele, listamos algumas dicas de como fidelizar os clientes, confira!

Dicas para fidelizar clientes

Manter os clientes é uma tarefa complicada. Você deve tomar alguns cuidados e estar disposto investir no seu negócio para que ele se torne a principal opção para seu consumidor. Saiba o que fazer:

1 – Para fidelizar os clientes você precisa conhecê-los

Os clientes devem ser o foco da sua empresa e suas ações devem se concentrar no valor que o seu negócio gera para o consumidor.

Conhecê-los vai muito além de simplesmente saber quem ele é. Identificar seus interesses de compra, hábitos de consumo e momento ideal para oferecer um produto pode ser de grande valor para definir um bom plano de relacionamento com os seus consumidores.

O seu negócio deve ser visto pelos clientes como uma solução para a sua necessidade e, se você for capaz de entregar o que ele espera quando precisa, as chances de que ele se torne fiel à sua loja aumentam consideravelmente.

2 – Investir em ações de relacionamento pode ser uma boa estratégia para fidelizar clientes

Criar ofertas segmentadas para os clientes é uma ideia muito efetiva e que traz bons resultados para o negócio. Mas uma relação mais pessoal com os seus consumidores também pode te ajudar a fidelizar clientes.

Outra ideia é utilizar o espaço da sua loja para a realização de alguns eventos. Aproveitar as datas comemorativas de cada um dos meses pode ser uma boa oportunidade. Você pode convidar artistas locais, food trucks, fazer contato com fornecedores para realizar degustações e apoiar causas sociais, por exemplo. Podem parecer simples, mas essas ações te aproximam do seu cliente e o fazem perceber valor na sua empresa.

3 – Mantenha seu comprador por perto

Manter o contato com o cliente é fundamental no processo de fidelização e contribui para que ele não se esqueça de você. Ações simples, como lembrar a data do seu aniversário, por exemplo, são de grande valor.

Você já sabe quem ele é, seus hábitos e preferências, ótimo. Porém, apenas ter esses dados não garante que ele se torne fiel ao seu negócio. É preciso realizar algumas ações a partir da análise desses Aproveitar as datas comemorativas.

Você não pode transformar o seu comprador em apenas um caça-ofertas. Ou seja, aquele cliente que só vai até sua loja para comprar produtos de seu interesse que estão em promoção. Portanto, sua comunicação deve ser contínua. Se você se comunicar com ele em intervalos muito longos, ele só irá até sua loja comprar nestes momentos. Seu contato com ele também não pode ser exagerado e invasivo. O ideal é que você nunca deixe ele ficar muito tempo sem ir até a sua loja.

Quando observar que faz um tempo que ele não consome seus produtos é o momento de ligar o alerta. Atualmente, existem diversas tecnologias que podem te auxiliar a acompanhar essa situação. O uso de um software de gestão de clientes pode ser uma boa alternativa para te ajudar a fidelizar os clientes.

A construção desse relacionamento ao longo do tempo é que fará com que esse cliente se torne fiel a você.

4 – Investir em inovação

Pode até parecer repetitivo tratar sobre inovação em mais um post aqui em nosso portal. Porém, esse assunto tem tudo para ganhar ainda mais força daqui para frente.

Isso tende a acontecer, pois as inovações são cada vez mais presentes e necessárias nos supermercados.

Um software de gestão do comportamento de clientes como falamos anteriormente é apenas um dos exemplos.

As novidades para o varejo tem surgido em velocidade acelerada e as lojas que aplicarem essas soluções antes terão vantagem diante de seus concorrentes.

Para começar a inovar na sua loja e reter ainda mais clientes, é importante que você pense na experiência do seu consumidor.

É justamente nesse ponto que novas estratégias e ferramentas podem fazer toda a diferença.

Um ótimo exemplo é investir em um app para supermercado. No mercado existem aplicativos com diferentes funcionalidades e utilidades para o consumidor final.

É fundamental que o seu tenha algumas funções básicas como a consulta de ofertas da sua loja. Isso já contribui para que a sua relação com o cliente seja mais próxima e simples, já que ele terá suas ofertas sempre ao alcance das mãos.

Pode parecer uma situação simples, mas você está oferecendo uma facilidade para o consumidor e isso tende a se traduzir em um melhor relacionamento entre vocês. Consequentemente você poderá fidelizar esse cliente para que ele compre com frequência de você.

Outra boa opção nesse cenário de oferecer facilidade e comodidade para o consumidor são as lojas virtuais. Confira mais sobre o assunto em nosso post: Afinal, o supermercado online já é uma realidade?

Inovar no seu supermercado pode ser uma ótima forma de atrair novos cliente e, claro, reter e fidelizar os que já compram na sua loja.

5 – Abordagem com os clientes

No tópico anterior falamos sobre inovação e novidades que você pode trazer para o seu supermercado. Isso tudo sem dúvidas pode fazer a diferença na sua loja, mas vale lembrar que todos os pontos são importantes.

Muitas vezes algumas empresas focam em inovações e esquecem das tarefas básicas como é o acaso do atendimento.

Ter uma boa abordagem com os clientes é um princípio que precisa fazer parte de todas as empresas. Esse é o primeiro fator capaz de reter e fidelizar um cliente. 

Devido a isso, é fundamental que você ofereça toda a estrutura e treinamento necessário para os seus colaboradores.

Essa gestão interna da sua equipe certamente pode fazer toda a diferença na relação entre o cliente e a sua empresa. Afinal, os seus funcionários são os representantes diretos da sua marca diariamente.

Você pode investir em treinamentos para que a equipe se capacite cada vez mais, por exemplo. Outra questão importante é estimular os colaboradores com premiações e benefícios pelo bom trabalho.

Teste algumas dessas práticas e depois nos conte como foi a experiência, temos certeza que irá trazer benefícios para o seu supermercado.

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Daniela Hendler