SUMÁRIO


Por em 5 de julho de 2018

Dicas para supermercado: oportunidades de agosto

O aumento constante da concorrência leva os donos de supermercado a sempre buscarem ideias de como aumentar as vendas.

Sobretudo, é preciso entender que não se trata apenas de vender mais produtos e atrair mais clientes.

Desta forma, reter os clientes que compraram nos meses anteriores também é fundamental para que as vendas sejam alavancadas.

Embora a realização de ofertas seja uma das estratégias mais utilizadas ela não basta para sua loja atrair clientes e aumentar vendas.

Por isso, ações de relacionamento também são de grande importância na construção de uma clientela fiel para seu supermercado.

A Mercafacil separou algumas oportunidades do mês de agosto que o seu negócio pode explorar para aumentar as vendas e também trabalhar outra questões fundamentais para empresas de varejo, como o relacionamento mais próximo com o cliente. Acompanhe!

Como aumentar as vendas nas datas comemorativas de agosto

05/08 Dia nacional da saúde 

O básico para viver bem é ter saúde. Para que isso aconteça são necessários alguns cuidados, como boa alimentação e prática de atividades físicas.

Assim, seu supermercado pode usar a data para mostrar que se preocupa com as pessoas e a qualidade de vida. Isso é algo que pode ser usado, inclusive, para reforçar a qualidade dos produtos vendidos.

Por isso, uma ideia é entrar em contato com um profissional de educação física ou uma academia próxima para realizar atividades com os clientes durante o dia. Alguns clientes da Mercafácil já promoveram “aulões” no pátio do estacionamento com aulas de dança para atrair visitantes na loja.

Do mesmo modo, você pode realizar uma ação na loja com médicos e enfermeiros. Assim, esses profissionais podem dar dicas de saúde e realizar exames simples nos clientes, como aferir a pressão e teste de glicemia.

Além disso, nas suas redes sociais você pode postar um conteúdo que mostre os benefícios que alguns  produtos vendidos na sua loja trazem para a saúde ou mesmo um post incentivando os seus clientes a terem uma alimentação saudável.

Ao mesmo tempo sua loja pode realizar ofertas em produtos saudáveis, como no setor de FLV. Você pode aumentar suas vendas e também incentivar os clientes a consumirem mais produtos que fazem bem à saúde.

12/08 Dia dos pais 

Esse dia tão importante não pode ficar de fora do seu calendário de ações para esse mês. Quem já é cliente Mercafácil pode criar uma segmentação com produtos que os homens mais compram. Depois, disparar uma campanha com um encarte especial contendo ofertas desses produtos.

Outra boa opção é selecionar 7 produtos da sua loja para os filhos presentearem os pais. Em cada dia da semana que antecede a data você dá um desconto especial em um produto.

O sorteio de um kit churrasco de dia dos pais para quem comprar certa quantia em produtos ajuda a aumentar as vendas e engajar os consumidores.

O que você acha de realizar uma campanha de SMS para estimular a comemoração do dia dos pais? Separar a base de clientes por perfil de compra ou por faixa etária pode ser uma boa opção. Você incentiva os clientes a fazerem compras casadas, como entre bebidas e carnes. Essa prática pode aumentar o ticket médio da loja e também aproximar o seu relacionamento com os compradores da sua loja. 

Também é válido lembrar desse dia nas redes sociais, com um post parabenizando todos os pais, e em outros canais de comunicação, como o envio de um SMS.

19/08 Dia mundial da fotografia 

Ta aí uma oportunidade de melhorar o relacionamento com os clientes e, de quebra, estimular eles a voltarem na sua loja.

Que tal realizar um sorteio de um vale-compras nas redes sociais? Uma ideia é que, para participar, os clientes devem postar uma foto fazendo compras no seu supermercado. Na postagem, a página do supermercado deve ser marcada ou o cliente deve fazer check-in. Na legenda você pode pedir que usem uma hashtag exclusiva que sua loja criar para o sorteio.  

Além de promover suas redes sociais, esse tipo de ação aproxima os clientes e estimula-os a acompanhar seu conteúdo.

25/08 Dia do feirante 

Uma boa ideia para aumentar as vendas neste dia pode ser a realização de uma feira no estacionamento da sua loja. Essa estrutura diferenciada pode chamar a atenção dos clientes. Aliada a boas ofertas, pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Levar gôndolas com produtos de FLV fresquinhos e convidar fornecedores para fazer degustação de produtos é algo simples que pode trazer um resultado diferente para sua loja e uma experiência interessante para seus clientes. Se quiser ir além você pode convidar food trucks para compor o leque de opções.

Você pode promover o evento com um slogan como “Da horta direto para sua mesa“, que passa a ideia da qualidade dos produtos vendidos.

Nos seus canais de comunicação, você pode aproveitar a data para parabenizar os feirantes e valorizar a profissão.

29/08 Dia nacional do combate do fumo 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é um grande causador de problemas para a população mundial. Nessa data, você pode utilizar o alcance e a influência da sua loja para apoiar a luta contra essa causa.

Em seus canais, você pode publicar conteúdos que busquem educar e conscientizar os seus clientes sobre as consequências do fumo. Esta ação também pode ser reproduzida na própria loja com a entrega de folders ou com banners espalhados pelo local.

Com efeito, realizar ações nesse dia torna a sua empresa mais humana, aproxima mais o relacionamento com os clientes e gera empatia.

31/08 Dia da nutricionista 

Receitas saudáveis possuem grande apelo nas redes sociais.

Assim, você pode aproveitar a data para aumentar o vínculo com seus clientes divulgando uma ou mais receitas. E mais: pensar em um encarte virtual com descontos especiais em alguns ingredientes das receitas.

Também pode ser uma alternativa reservar um espaço na loja para um nutricionista fazer consultas rápidas com os clientes. Além de engajar o público vai conscientizar sobre a importância de uma boa alimentação.

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Daniela Hendler