SUMÁRIO


Por em 14 de junho de 2018

Dicas para supermercado: oportunidades de julho

Se você tem buscado saber como alavancar as vendas, saiba que aproveitar as datas comemorativas de julho pode ser uma ótima oportunidade.

Nesse mês não há feriado, mas algumas datas especiais, se bem trabalhadas, podem contribuir para o aumento do ticket médio e também do número de vendas.

Saber quem mais compra determinados produtos facilita muito a realização de ações para estimular as vendas, algo que quem já é um cliente Mercafácil consegue fazer.

A segmentação pelos hábitos de compra é capaz de atingir o cliente da forma mais efetiva, oferecendo a ele o que ele realmente quer comprar.

Além disso, por meio dessas informações é possível ter uma ideia de quando ele poderia ou deveria retornar à sua loja para realizar novas compras.

Essas práticas podem estabelecer um maior vínculo de relacionamento com o cliente, mostrando que você sabe o que ele precisa e se importa com essa informação.

Como alavancar as vendas nas datas comemorativas de junho

08/07 Dia do Panificador

Essa data é uma boa oportunidade para desenvolver ofertas no setor de panificação, com campanhas segmentadas para os consumidores que costumam comprar esses produtos com frequência.

Chamar para buscar um pão quentinho, salgados, bolos e outros itens de panificação é um bom apelo, especialmente se a mensagem for enviada no fim da tarde.

Outra boa alternativa, é incentivar a compra casada destes produtos com os setores de frios e bebidas, por exemplo.

10/07 Dia da Pizza para alavancar vendas

Nas suas redes sociais, você pode aumentar o vínculo com seus clientes, divulgando receitas para fazer pizzas em casa e um encarte virtual especial com todos os ingredientes das receitas.

Outra alternativa é fazer ofertas em pizzas prontas industrializadas ou produzidas em sua loja.

Se quiser ir além, você pode organizar seu supermercado de forma a estimular a venda casada neste dia.

Por exemplo: deixar as bebidas próximas ao setor de pizzas prontas. Uma ação como essa tende a elevar o ticket médio de compra dos clientes.

13/07 Dia Mundial do Rock

Se você já é um cliente Mercafácil, pode criar uma segmentação de quem comprou cervejas especias nos últimos 30 dias e disparar uma campanha de SMS com vendas casadas entre elas e os produtos de açougue.

Nos seus canais de comunicação, vale lembrar da data também para estimular o engajamento com sua marca.

Uma ideia para atrair os clientes para a loja nesse dia, é realizar uma ação com food trucks e apresentações de rock com artistas locais em alguns horários do dia.

No local escolhido para realização desse evento aproveite para divulgar ofertas de produtos do próprio supermercado e estimular os clientes a comprarem mais.

Se quiser algo mais simples, manter uma playlist especial de rock durante o dia na sua loja é uma boa alternativa.

15/07 Dia do Homem para alavancar vendas

Sabemos que o público que mais compra no supermercado é o de mulheres.

Porém, aproveitar essa data e valorizar a comemoração com ofertas exclusivas para os homens por meio da segmentação de gênero é uma boa opção, especialmente para estreitar o relacionamento.

A dica é usar as redes sociais e seus canais de comunicação para trabalhar o relacionamento.

Você pode parabenizar os homens e divulgar cupons de descontos exclusivos para que eles sejam presenteados.

Outra alternativa pode ser a divulgação de um encarte com produtos de perfumaria masculinos.

19/07 Dia Nacional do Futebol

A paixão nacional pode servir como estímulo às vendas, especialmente porque a primeira quinzena do mês de julho, será agitada com a etapa final da Copa do Mundo.

Sendo assim, você pode começar a trabalhar a data com antecedência, aproveitando o gancho das finais da Copa.

Convém criar encartes especiais com itens que compõem a reunião entre amigos e familiares. Bebidas frias, açougue, mercearia, FLC (aperitivos), panificação (salgadinhos), cerveja, carne, pipoca, refri, costumam ser os produtos mais consumidos.

19/07 Dia da Caridade

Apoiar uma causa importante na sociedade torna a marca mais humana e a aproxima do consumidor.

Por isso, a data pode ser uma boa oportunidade de trabalhar o posicionamento de marca.

Criar uma ação pedindo doação de roupas e brinquedos para serem levadas em uma instituição ou ser doadas para família carentes e pessoas de rua.

Outra ação possível é oferecer descontos especiais em produtos de cesta básica. incentivo a doação de alimentos para pessoas carentes, que também podem ajudar os clientes a se mobilizarem ainda mais pela causa.

25/07 Dia do Colono para alavancar vendas

A data parece não ter muita força, porém você aproveitar para fazer uma ação de loja.

A parceria com fornecedores pode gerar boas oportunidades para a realização de uma degustação de produtos coloniais na loja.

Além disso, também é um dia benéfico para promover ofertas especiais no setor de produtos mais caseiros.

26/07 Dia dos Avós

Ótimo dia para estreitar a relação com seus clientes.

Desta maneira, nas redes sociais ou em demais canais de comunicação, você pode produzir um conteúdo especial com uma receita de avó e aproveitar o gancho para divulgar um encarte especial com ofertas em produtos da receita.

Na loja, vale investir em uma comunicação especial nos produtos de panificação e confeitaria para atrair clientes, como “sabor de comida de vó”.

28/07 Dia do Agricultor

Um setor que tem destaque dentro das lojas deve ganhar ainda mais nesse dia.

Você pode montar uma estrutura diferenciada no setor de FLV para chamar a atenção dos clientes e investir em bons preços para estimular o aumento nas vendas.

Desta forma, nos seus canais de comunicação, você pode aproveitar a data para mostrar a qualidade dos produtos.

Também mostre o caminho que percorrem desde a saída das plantações até a loja, o cuidado com que são colocados em exposição, etc.

Se você já possui a plataforma Mercafácil pode criar uma campanha segmentada com os consumidores que mais compraram FLV ou que estão sem comprar esses itens.

Assim, é possível contribuir para o aumento do número de vendas e retenção de clientes.

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Jesielly Fernandes