SUMÁRIO


Por em 25 de janeiro de 2018

Dados de mercado: como encontrar melhores resultados sobre o negócio?

A competição acirrada, a busca do público por menores preços, as dificuldades em obter dados de mercado e desenvolver estratégias de captação e retenção de clientes são realidades do dia a dia do gestor de varejo.

Mas, o avanço da tecnologia tornou possível a coleta de dados de mercado e a transformação deles em estratégias valiosas para o aumento das vendas e, por consequência, o crescimento da empresa.

Assim, vamos demonstrar como o seu negócio pode aproveitar as informações que o seu próprio supermercado produz para gerar mais resultados ao mesmo tempo em que gera valor para seus consumidores. Confira!

Conheça as vantagens de coletar e analisar informações

Certamente, as decisões estratégicas são tomadas com maior exatidão quando o gestor possui informações relevantes para definir os rumos que o negócio deve seguir.

Assim, a coleta de dados de mercado deve ser feita de maneira ágil, confiável e contínua a fim de que a empresa possa desenvolver táticas para atrair clientes, retê-los e vender mais.

Em um mercado formado por clientes cada vez mais exigentes e concorrentes competitivos, é necessário estar preparado para aproveitar as oportunidades e se adaptar às transformações logo que elas surgem.

Como consequência da coleta de informações, uma empresa consegue conhecer seu público e sua concorrência de maneira mais profunda.

Formada essa base de conhecimento, é possível traçar cenários e direcionar a tomada de decisões assertivas para o crescimento do negócio.

Em um setor cujo público é bastante variado, como o mercadista, o gestor que tiver condições de compreender as diferentes características e desejos desses consumidores poderá oferecer de maneira exata aquilo que eles querem. E é justamente isso que a coleta e a análise de dados permite.

Entenda as tecnologias que ajudam na captação de dados de mercado

O desenvolvimento da tecnologia possibilitou o surgimento de ferramentas poderosas de captação e análise de dados. A partir dos dados cadastrais, das transações realizadas, do ticket médio e dos produtos adquiridos é possível cruzar essas informações e estabelecer padrões que embasem as táticas que serão adotadas.

Imagine, por exemplo, a quantidade de informações que um supermercado produz a cada hora. São milhares de dados que, com as ferramentas adequadas, devem ser utilizados para dar vantagem competitiva ao negócio. Hoje esse recurso é possível graças ao surgimento de tecnologias e conceitos, dois deles descritos a seguir.

Big Data

É chamado de Big Data o volume gigantesco de informações, estruturadas ou não, armazenado por uma empresa. Essa quantidade de dados é importante para a tomada de decisões na área de marketing, redução de custos e aumento da produtividade.

Data Mining

Data mining é o termo em inglês para mineração de dados. Trata-se de procedimentos para investigar as informações digitais colhidas para encontrar padrões significativos, como temporalidades e associações. O objetivo desse processo é entender o relacionamento entre diversas variáveis.

Tenha as respostas para as suas perguntas

Imagine poder ter as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quantos clientes novos entraram no meu estabelecimento no último mês?
  • Qual a quantidade de clientes que retornaram nesse período?
  • Qual o perfil do público que compra na minha loja?
  • Por quanto devo vender minhas mercadorias?

Em uma plataforma de inteligência competitiva é possível coletar dados do mercado e transformá-los em subsídios para responder a essas questões e, assim, definir as estratégias comerciais da empresa.

Com um software adequado, é possível monitorar as informações demográficas, os interesses, os hábitos de consumo e a frequência de compra dos clientes. Também se determina a periodicidade de compra e o tempo de fidelidade dos consumidores ao seu estabelecimento. Já imaginou ter um controle maior das suas mercadorias e evitar rupturas de gôndola sem encher demais o estoque?

A plataforma também reconhece a distribuição geográfica de quem frequenta o negócio, o que permite dar consistência às ações de marketing. Em outra ponta, com a análise da concorrência, o software aponta os melhores preços para a venda das mercadorias — desse modo, uma estratégia de precificação tem muito mais chances de trazer resultados positivos.

Portanto, a coleta de dados de mercado é hoje o que há de mais avançado no setor de varejo. O uso de informações corretas e confiáveis é o caminho mais seguro para definir estratégias, reter a clientela e conquistar novos consumidores.

Gostou das informações? Entre em contato com a Mercafácil e descubra como utilizar as informações geradas pelo seu empreendimento para vender mais!

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Jesielly Fernandes