SUMÁRIO


Por em 2 de agosto de 2018

Como fica minha rentabilidade ao criar um clube de desconto?

Um dos maiores questionamentos sobre criar um clube de desconto em supermercados fica por conta da diminuição da margem que o supermercadista tem sobre os produtos comercializados em sua loja. Porém, esse questionamento pode ser facilmente esclarecido e vamos te ajudar.

Grande parte dos supermercados já realizam ofertas, certo? E o benefício dessa prática não fica muito claro, além de atrair clientes que buscam comprar com menor preço.

Quando um clube de ofertas é implantado, a única diferença é a maneira a qual as ofertas são comunicadas aos clientes.

Veja nesse post o que você precisa saber para criar um clube de ofertas e ainda lucrar com isso!

Por que criar um clube de desconto em minha loja?

Você pode se perguntar: o que eu ganho com isso? A grande sacada é ter um objetivo ao colocar produtos em promoção para os clientes. Então, se você cria um clube de benefícios, você precisa que as pessoas se cadastrem. Com o cadastramento dos clientes, você começa a coletar informações que servem para criar uma base de dados, estes que depois de algum tempo serão de extrema importância para sua estratégia de aumento das vendas e fidelização dos clientes.

Depois que as pessoas se cadastram com você, é fundamental estimular a identificação dos clientes a cada compra. Assim, você pode acompanhar o que elas consomem e quando consomem, pois isso dá insights valiosos para seu negócio. Fazer isso manualmente pelo ERP pode ser uma dificuldade, mas hoje já existem softwares de Gestão de Clientes, como a Mercafacil, capazes de se integrar ao seu ERP.

Eles coletam e categorizam todos esses dados, apresentam em uma plataforma fácil de usar e ainda possibilitam utilizar esses dados para a criação de campanhas personalizadas para seus clientes.

Ao fazer isso, seu clube passa a engajar mais os clientes e a ser um sucesso para sua loja, gerando diversas vantagens. Dentre os benefícios, estão:

1. Negociação com fornecedores

No momento em que sua empresa conseguir oferecer aos fornecedores dados concretos das vendas dos produtos em sua loja, existe uma grande possibilidade de facilitar as negociações dos produtos. Além da negociação por grandes quantidades com bonificação, que já é praticada nos supermercados.

E porque ter e conseguir negociar esses dados é benéfico para você? Porque desta maneira você pode conseguir uma rentabilidade maior nos seus produtos sem que o consumidor precise pagar a conta. Você compra os produtos por um preço menor, vende para os clientes por um preço atraente e mesmo assim não afeta seus ganhos.

É importante lembrar que você precisa ter uma grande porcentagem de clientes da sua base mapeadas e cadastradas em seu clube. Assim estes dados serão de grande valor para você.

2. Assertividade no planejamento

Qual a melhor maneira de traçar um bom plano para a sua empresa? Baseá-lo em dados concretos. E não apenas dados diretos do negócio, mas também da venda de produtos e dos clientes. Para conseguir esses números, é necessário alguma estratégia e a Mercafacil propõe o uso de um software de gestão de clientes, que vai mostrar tudo o que você precisa saber sobre o seu negócio para planejar o futuro e a expansão das suas lojas.

O clube de descontos vai ser o seu braço direito na construção da sua estratégia de negócio, pois com os dados sendo captados, além de dar um panorama geral da sua empresa, pode entregar detalhes sobre os clientes que permitem melhorar seu relacionamento com eles e também métricas do desempenho da sua empresa nas vendas, por exemplo.

Com a análise dos dados obtidos no seu supermercado, você pode traçar um caminho bem definido para ser percorrido e toda essa organização com toda certeza irá render resultados melhores do que eram imaginados no início.

3. Criar um clube também ajuda a aumentar as vendas

Outro ponto que vai contra o questionamento do clube sobre a margem é que o clube de ofertas incentiva o cliente a comprar mais. A maior parte dos clientes da Mercafácil já identificaram um ticket médio mais alto por parte dos clientes cadastrados em comparação aos que não se cadastraram no clube.

E como é possível aumentar as vendas? Depois de criar um clube e ter uma boa base de clientes identificados você pode criar segmentações para dividir os seus clientes em grupos mais específicos de acordo com os interesses de cada um. Por exemplo: clientes que compraram cerveja nos últimos 60 dias.

Por meio dessas segmentações você oferece os produtos que seus clientes tem hábito de comprar e, assim, aumenta as chances de que ele vá até a sua loja para realizar a compra. Além disso, você também pode estimular a venda casada de produtos, o que irá influenciar positivamente no aumento do ticket médio.

Além de tudo isso, esse relacionamento que você vai construir com os consumidores da sua loja também será valioso para elevar suas vendas, pois tende a fazer com que eles voltem sempre a comprar na sua loja.

Estes são apenas alguns dos benefícios, mas com a criação de um clube de ofertas o seu negócio tende a ganhar muitas opções para atingir os objetivos desejados. Principalmente no que diz respeito ao relacionamento com os clientes a partir dos dados que foram coletados.

Acredita que criar um clube de descontos pode melhorar seus resultados? Agende um bate-papo com nossos consultores e entenda melhor como funciona o clube na prática.

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Daniela Hendler