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Como vender mais gastando menos no seu supermercado? Confira 5 dicas

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O objetivo da maioria dos negócios é saber como vender mais e gastar menos. Em épocas de crise, isso é especialmente importante: com essa lógica, a margem de lucro aumenta e os resultados vêm na forma de robustez.

Para que seu supermercado consiga se manter no mercado, é fundamental ampliar a capacidade de vendas, mas sem que os custos cresçam na mesma medida. Isso ajuda a oferecer segurança financeira e favorece a realização de novos investimentos. Ou seja, com as técnicas certas, é possível conquistar o sucesso mesmo em um cenário instável.

Quer obter todos os efeitos positivos dessa mudança? Então, veja 5 dicas de como vender mais e gastar menos.

1. Utilize o apoio da tecnologia

Para melhorar os resultados, é conveniente pensar em realizar investimentos. Embora a ideia seja gastar pouco, investir nos recursos certos ajuda a economizar muito lá na frente. Diante de um ambiente digital, é válido usar a tecnologia no seu supermercado.

É o caso de ter um sistema de gestão com CRM, bem como ferramentas especiais de análise de dados. Utilizar o Big Data, por exemplo, permite processar um grande volume de informações.

Não se esqueça da automatização. Além de diminuir a falha humana, reduz os custos e oferece resultados que permitem explorar o potencial do negócio e ainda controlar tudo. Algumas soluções, como a Mercafácil, combinam todas essas tecnologias, o que reduz muito seus custos.

2. Conheça o seu público

Diante dos recursos tecnológicos, faz todo o sentido usá-los a favor de conhecer o público. Quanto maior for a compreensão sobre quem compra, mais fácil é direcionar a atuação para obter ótimos efeitos. Assim, você economiza recursos investindo em ações certeiras.

A partir dos dados coletados e analisados, verifique, por exemplo, qual é o perfil de consumo, a frequência de compra e os itens adquiridos em maior volume. Isso servirá, inclusive, para segmentar a atuação com promoções e eventos especiais.

3. Invista no aumento do ticket médio

Saber como vender mais não significa, apenas, aumentar o volume do número de compras únicas. Também se relaciona a melhorar o faturamento e, por isso, é fundamental descobrir como ampliar o ticket médio.

Esse indicador corresponde ao faturamento dividido pelo número de cupons no período e indica quanto cada pessoa gasta, em média, no supermercado. Para aumentá-lo, é preciso fazer com que as pessoas queiram ampliar a lista de compras.

Para ter sucesso, vale lançar promoções sazonais para compras maiores — como um cupom de desconto —, criar combos de produtos semelhantes ou mesmo promoções do tipo leve 3 e pague 2. Desse jeito, o cliente sente que leva vantagem e tende a consumir mais.

4. Treine e capacite os funcionários

Oferecer bom atendimento é indispensável para que o seu supermercado consiga vender mais. Mesmo que os clientes façam as compras de forma autônoma, as pessoas do caixa, do açougue e de outras áreas de apoio precisam oferecer uma boa experiência.

Para tanto, é fundamental treinar e capacitar melhor os colaboradores. Além de valorizar a forma como os consumidores são atendidos, é um jeito de reter talentos e motivar a equipe. Com isso, ficará fácil aumentar as vendas e diminuir os custos, inclusive de recursos humanos, como demissões.

5. Tenha um bom relacionamento com o cliente

Acima de tudo, é fundamental oferecer um bom relacionamento com quem compra no supermercado. Quanto melhor for esse aspecto, mais satisfeitas as pessoas ficarão e, assim, tendem a voltar mais vezes e indicar o estabelecimento para os conhecidos.

Além disso, a fidelização diminui o custo de aquisição do cliente (CAC) e amplia tanto o número de vendas quanto o ticket médio. Portanto, invista em boas ações desde o atendimento até o pós-venda.

Com os dados coletados pela tecnologia, por exemplo, é possível enviar panfletos com as ofertas certas para cada segmento. Aproximando-se dos clientes de forma personalizada, os resultados serão ainda melhores.

Ao executar essas tarefas, descobrir como vender mais e gastar menos deixa de ser um desafio. Como resultado, seu supermercado atingirá um novo desempenho e conseguirá sair à frente dos outros.

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Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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