Por em 28 de abril de 2016
Como encantar clientes resolvendo seus problemas
Encantar clientes é um tema comum em muitos manuais de marketing e blogs especializados, e mesmo entre empreendedores dos mais diversos segmentos, o assunto costuma atrair esforços consideráveis de tempo e dinheiro.
Mas o que é preciso, exatamente, para compreender e colocar em prática a arte de encantar clientes?
Logicamente, há inúmeras interpretações possíveis: uma experiência inovadora e cativante de pós-venda; o atendimento genuinamente atencioso de um operador de caixa de um Supermercado, desde a recepção do cliente no caixa até o processamento dos produtos e o pagamento; um produto de tecnologia que alia design, funcionalidade e beleza, surpreendendo o usuário a cada nova descoberta, meses após a compra.
Em nosso post de hoje, entenda como encantar clientes pode ser uma solução para os seus problemas no varejo. Confira!
O significado do encantamento
Entretanto, o que muitos gestores deixam de se perguntar, nessa busca incessante por destacar-se frente à concorrência, é quais são, de fato, os mais eficazes para encantar.
É preciso aceitar que um atendimento excepcional, efeitos “pirotécnicos”, prêmios e todo tipo de cortesias (materiais, ou não) são, frequentes, mas muitas vezes podem significar “mais do mesmo” para o seu cliente.
Isso não significa que esses métodos não tenham valor, e sim que eles não resultam, necessariamente, em maior fidelidade por parte do cliente, por uma simples razão: pessoas que adquirem produtos e serviços querem ver suas necessidades atendidas com agilidade e eficácia.
Pense como um empreendedor
Quer encantar seus clientes? Ótimo, atenha-se ao básico em primeiro lugar. Concentre suas energias e recursos em resolver problemas.
Torne a vida das pessoas mais fácil, encurte caminhos para elas, remova obstáculos, cumpra a promessa primordial do seu negócio.
Que tal premiar seus clientes com uma moeda verdadeiramente universal?
Dê mais tempo a eles para que façam o que quiserem!
Seja rápido e conciso nas soluções que propuser, de forma que as pessoas não percam minutos preciosos do dia em atendimentos telefônicos lentos e irritantes.
Isso sim é encantamento, e não há magia nenhuma aqui – apenas a boa e velha competência.
Satisfação não traz fidelidade
Quanto antes você souber, melhor: a crença de que clientes satisfeitos são mais fiéis não passa de mito.
A satisfação é positiva e sempre desejável, mas não garante que o consumidor vá procurar a empresa de novo.
Por outro lado, quando a expectativa fundamental deixa de ser atendida, o resultado mais previsível será um cliente furioso, disposto a compartilhar sua insatisfação nas redes sociais, de modo a “atacar” a imagem da empresa.
Nessa hora, nenhum mimo desenvolvido pelo departamento de marketing, por mais criativo, será capaz de aplacar o descontentamento.
Vamos entender alguns pontos que podem ajudar você a definir uma política eficiente para encantar.
Estratégias básicas de encantamento
Encontre o problema
Para contribuir para a fidelização do seu cliente, é importante que você descubra quais são as necessidades reais do cliente.
Esse conhecimento é valioso, pois permite que a empresa invista naquilo que poderá gerar melhores resultados, ocasionando alterações drásticas nos processos internos e na alocação de recursos.
Pense adiante
Prever possíveis demandas do cliente é um ótimo meio de surpreendê-lo. Ao estudar o próprio histórico de atendimento, uma empresa pode tornar-se capaz de antecipar soluções, por exemplo, fornecendo dicas e informações das quais elas sabem que os novos clientes precisarão para aprender a usar os produtos e serviços que adquiriram.
Utilizando o Mercafácil, um Supermercado identificou que o ticket médio de pessoas acima de 65 anos era 3 vezes maior que o ticket médio geral, por ter muitas pessoas nessa faixa etária comprando regularmente, hoje a loja oferece um atendimento especial durante a compra para esse segmento.
Faça bom uso do feedback negativo
Um cliente descontente pode valer ouro, desde que seja devidamente ouvido.
Procure entender o que gerou tamanha frustração e aprenda com os erros, pois essa é uma forma de agir preventivamente para poupar recursos e preservar a imagem da empresa.
E então, o que achou do texto sobre como encantar clientes? Deixe um comentário neste post e compartilhe sua experiência!