Por em 26 de setembro de 2017
6 passos para criar o melhor programa de fidelidade para seu negócio
Como Philip Kotler já dizia, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Em outras palavras, foque seus esforços em programa de fidelidade para manter seus clientes comprando, economize e aumente o faturamento da empresa.
Certamente, a dúvida sobre como criar o melhor programa de fidelidade e reter clientes recai até sobre os empresários experientes. Estudos realizados pela LoyaltyOne e Epsilon International apontam: apenas 27% dos brasileiros participantes de programas de fidelidade sentem-se motivados a comprar novamente da empresa.
Quer aprender como criar um programa de fidelidade eficiente e manter os clientes comprando na empresa? Veja estes passos:
Passo 1 – Analise o perfil de compra dos clientes
Criar um programa de fidelidade exige conhecer a quem ele se destina.
Assim, faça uma análise do perfil de compra dos seus clientes, mapeando dados como comportamentos, características pessoais, objeções, canais de comunicações utilizados, poder de compra, necessidades e hobbies.
Essa tarefa pode ser realizada com eficiência, exatidão e velocidade por um software online de inteligência de clientes.
Passo 2 – Descubra as objeções: Por que seus clientes não voltam?
Existem motivos para os clientes não voltarem à sua empresa, quais são? Faça uma análise das objeções de compras regulares, assim poderá corrigi-las ou utilizá-las como bonificações/diferenciais no programa de fidelidade.
Dentre os motivos frequentes estão:
- Serviço de Atendimento ao Cliente (pós-venda) ineficaz;
- Experiência negativa no pagamento;
- Falta de informações;
- Produtos de baixa qualidade ou que não atingiram o resultado esperado;
- Inexistência de diferencial competitivo;
- Poucos incentivos;
- Burocracia excessiva;
- Demora no atendimento;
- Equipe de atendentes destreinada ou desmotivada;
Por isso, resolva os erros frequentes na fidelização de clientes antes de integrar o programa de fidelidade na empresa.
Passo 3 – Desenvolva os benefícios e prêmios do programa de fidelidade
Benefícios e prêmios são diferentes: enquanto aqueles correspondem às vantagens em participar do programa de fidelidade, estes são bonificações especiais.
Por exemplo:
- Benefícios: Atendimento exclusivo, desconto de 10% nas compras, estacionamento privativo, parcelamento sem juros, entre outros (diferenciais que todos aproveitam).
- Prêmios: Sorteio mensal de um produto da empresa, utilização de X vezes do serviço e ganhe 1 grátis, viagem para os clientes que mais gastaram na loja (são escassos e com condições).
Desta forma, procure desenvolver benefícios que anulem as objeções dos clientes, como é o caso de um atendimento exclusivo para clientes que não voltam devido a um pós-venda ineficaz.
Já o prêmio deve ter “valor agregado” (valor percebido pelo cliente, não necessariamente caro) e para recebê-lo devem-se cumprir requisitos (ex: comprar X para participar).
Passo 4 – Objetivo: Quais produtos você quer alavancar?
O programa de fidelidade deve aumentar as vendas e alavancar produtos específicos, pois é preciso um aumento do faturamento para valer a pena.
Assim, relacione os produtos alvos da empresa para integrar no programa de fidelidade.
Passo 5 – Canal de comunicação com o cliente
A taxa de adesão ao programa de fidelidade está ligada aos canais de comunicação disponibilizados aos clientes.
Dessa maneira, a eficiência e agilidade nas trocas de informações proporcionam um engajamento e relacionamento maior, contribuindo para o sucesso do programa.
Disponibilize meios distintos de comunicação como:
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Telefones para contato;
- WhatsApp;
- Chat online;
- E-mail;
- Atendimento pessoal;
Cuidado com o seu pós-venda, este é responsável direto pelo sucesso do programa.
Por isso, leia aqui como encantar clientes resolvendo seus problemas.
Passo 6 – Monitore o programa de fidelidade e reinvente-o periodicamente
Monitore mensalmente o programa e busque inová-lo. Acrescente novos elementos diferenciais em no mínimo 6 em 6 meses para motivar os clientes a permanecerem participando
Está pronto para criar o seu programa de fidelidade e reter clientes? Tem ainda alguma dúvida? Deixe seu comentário!
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