Por em 4 de agosto de 2016
6 estratégias de reengajamento para recuperar clientes
Recuperar clientes com estratégias de reengajamento pode ser mais difícil do que fidelizá-los.
Muitas empresas criam estratégias para atrair e fidelizar seus consumidores atuais, porém se esquecem de trabalhar com aqueles que já utilizaram os seus produtos/serviços e, por algum motivo, os abandonaram.
Isso é um grande erro. É preciso ter abordagens específicas para trabalhar com esse público, entender o que aconteceu e fazer com que ele volte a ser assíduo.
No post de hoje, preparamos algumas maneiras eficientes para você recuperar clientes o quanto antes. Continue lendo e descubra como elaborar as melhores estratégias de engajamento!
1. Segmente os clientes inativos
Separe os clientes pelo tipo de produto que consumiam e tempo que não compram na loja. Após fazer isso, entenda melhor cada grupo para conseguir criar estratégias personalizadas e conseguir melhores resultados.
Cada um desses grupos deve ser trabalhado de forma diferente, com ofertas exclusivas e abordagens diferenciadas, conforme perfil de compra.
2. Busque um feedback do cliente
A maior parte dos clientes insatisfeitos não registra uma reclamação, simplesmente para de consumir. Porém, são exatamente esses clientes que devem ser ouvidos para que se possa identificar o que fez com que eles parassem de comprar.
Faça um levantamento e verifique se existem reclamações registradas pelo cliente que deixou de consumir, mas, principalmente, entre em contato para entender os motivos da desistência. Faça uma entrevista para identificar os pontos que levaram a isso e trabalhe com pesquisa de mercado, que costuma ser eficiente nesses casos também.
3. Tenha uma solução para o problema
Tente solucionar o problema que fez com que o consumidor parasse de comprar e ofereça um posicionamento. Solucione a dificuldade, informe que ela já foi analisada, peça ao cliente para visitar a loja, proponha até mesmo um coffee break para atraí-lo e despertar sua curiosidade.
Se a questão envolver um produto com defeito, envie outro prontamente, para que seja feita a substituição.
4. Trabalhe com campanhas específicas para recuperar clientes
Estratégias de reengajamento para recuperar clientes não significa fazer as mesmas abordagens dos que já estão fidelizados.
Pode-se trabalhar com e-mail marketing, mas a estratégia deve ter outro foco.
Ao enviar e-mails, deixe claro que tem sentido a ausência dele e que gostaria de saber o motivo, mostrando alguns canais de atendimento para que ele possa se manifestar.
Além disso, surpreenda com ofertas e oportunidades únicas que farão com que ele sinta vontade de voltar a comprar com a sua empresa.
5. Melhore todos os dias
Trabalhe a marca e melhore o conteúdo fornecido com informações mais claras e acessíveis.
Inove sempre, trazendo produtos atuais e que atendam às necessidades dos consumidores. Aprimore as formas de comunicação e tenha um canal para sugestões.
6. Faça um acompanhamento dos clientes
É preciso saber o perfil de consumo e a frequência de cada cliente para que ele não seja tratado como inativo quando não é. Existem aqueles que compram apenas uma vez por ano e os que compram todos os meses.
Monitore se o período de compra costumeiro for ultrapassado e aí sim comece a recuperar clientes. Sabendo dos hábitos de cada um, fica mais fácil fazer esse controle, e será de grande valia para um cadastro atualizado.
Gostou das estratégias de reengajamento para recuperar clientes? Qual você costuma utilizar mais em seu negócio? Se ainda ficou com alguma dúvida e não quer mais perder clientes para a concorrência, deixe seu comentário para que possamos te ajudar!