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5 erros no atendimento ao cliente que você deve evitar

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Conquistar a confiança do cliente deve ser um dos principais objetivos da empresa. Um dos maiores erros no atendimento ao cliente é importar-se somente em concluir uma venda, sem prestar atenção aos desejos e problemas do consumidor.

Como consumidor, você já deve ter passado pela má experiência de ter um atendente que não sabia transmitir as informações sobre os produtos, até mesmo não se mostrando cordial com você.

Só que, à frente do seu negócio varejista, você não pode deixar que os seus atendentes cometam aqueles erros e tragam prejuízo. Leve a máxima “o cliente tem sempre razão” até o topo das suas orientações! Afinal, caso a empresa, os funcionários e os seus produtos não conquistem as suas expectativas, o cliente provavelmente vai buscar o seu concorrente no mercado.

Este artigo exemplificará alguns erros de atendimento no varejo para que a sua empresa possa corrigi-los e melhorar seu desempenho. Descubra o que você não deve fazer no seu negócio!

1. Falar mal dos concorrentes

Esse deslize pode ser considerado algo de pouca relevância. Muitas vezes, é cometido de forma não intencional. Porém, normalmente é uma prática malvista pelos clientes.

Em vez de chamar a atenção para as fraquezas e erros do concorrente, aplique ao seu discurso formas de evidenciar as qualidades e os pontos fortes da sua marca.

Se o comentário negativo sobre os seus concorrentes for feito pelo cliente, não o alimente. Prefira mudar de assunto, para que a sua opinião não transpareça. Evite comparações e sempre demonstre respeito.

2. Deixar de mensurar os dados do setor

Mensurar os dados no setor de atendimento é fundamental para manter em alta a satisfação dos clientes. Toda a coleta de dados serve para acompanhar o que está sendo feito e quais as formas de melhorar os serviços de atendimento.

Para que a empresa cresça e o relacionamento com o cliente melhore, é preciso ter atenção às necessidades e expectativas, continuamente revisando esses indicadores, já que podem mudar bastante de um mês para o outro.

Faça pesquisas de satisfação e escute o que os seus clientes têm a dizer. Avalie as suas interações e direcione bem as perguntas.

3. Lançar falsas promoções

Uma promoção só terá bons frutos se for realmente boa para o cliente. Não tente enganá-lo porque, se ele identificar uma falsa iniciativa da sua empresa, tratará de espalhar os comentários ruins para seus parentes e conhecidos. Será um péssimo marketing negativo.

Planeje bem as suas ofertas e promoções. Pesquise o que seria de fato relevante para o cliente, de modo que a sua ação promocional seja atraente para quem compra com você. Isso contribui, inclusive, para o marketing positivo boca a boca.

4. Ignorar as reclamações dos clientes

Deve-se ter grande atenção quando uma reclamação é recebida. Ignorar a queixa ou objeção do cliente é um erro grave que pode resultar em reputação negativa para a sua marca.

Se o cliente tem um problema, o seu principal objetivo deve ser resolvê-lo.

Isso compreende, também, as reclamações feitas nas redes sociais. Trata-se, hoje em dia, de um dos canais mais incríveis e eficazes de interação. Essas mídias demandam rapidez de resposta e cuidado na abordagem.

Não adianta oferecer um canal de contato se a empresa não ouve o que o cliente tem a dizer. Deve-se demonstrar interesse no problema, para que os clientes se sintam mais valorizados e as impressões sejam favoráveis à marca.

Lembre-se: um cliente que tem o seu problema resolvido tende a voltar a fazer negócios com a empresa e ainda divulgar para seus conhecidos.

5. Esquecer a etapa pós-venda

A pós-venda é uma etapa fundamental para a fidelização. Não basta conquistar o cliente uma única vez: a empresa precisa manter aquele cliente próximo e satisfeito sempre.

É importantíssimo saber o que ele achou do atendimento, da compra realizada e colocar-se à disposição dele para qualquer eventualidade.

Estreitar essa relação e alimentá-la vai trazer mais credibilidade para a sua empresa. Minimizar os erros no atendimento ao cliente evitará que todo o seu trabalho em consolidar uma venda seja comprometido!

Além de não cometer tantos erros no seu negócio, você pode aproveitar para descobrir como atrair clientes, construir uma marca forte e vender mais no varejo. O que está esperando?

Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

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