Relacionamento

Por que é importante fazer pesquisa de satisfação? Nós contamos!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Um dos segredos para um negócio de sucesso é conhecer exatamente o que está dando certo e o que está errado. Quanto mais clientes fidelizados uma empresa possui, maior o indicativo de que as coisas estão realmente funcionando. Além da fidelização, existe uma ferramenta muito importante criada justamente para se desvendar o que os consumidores estão pensando sobre seu serviço: a pesquisa de satisfação.

Mas você sabe o que ela é e por que é tão importante fazê-la? Continue lendo este artigo e descubra!

Como funciona uma pesquisa de satisfação?

Para verificar se a sua organização está tendo uma boa performance, não há nada melhor do que compreender o que seu cliente acha e quais são os seus desejos. E isso não pode partir apenas da medição de dados acerca da quantidade de vendas, por exemplo. É preciso ir muito mais a fundo.

Por isso, um dos melhores recursos para constatar com detalhes o que o seu consumidor pensa a respeito da sua marca é a pesquisa de satisfação. Com ela, você vai conseguir informações minuciosas, além de poder quantificar classificações e outros itens que seu público-alvo explicitar.

Mais do que um bate-papo com sua clientela, a pesquisa de satisfação contém perguntas estrategicamente direcionadas que vão responder exatamente aquilo que você quer saber. Logo, é muito importante que a sua pesquisa, além de simples e rápida, apresente questionamentos acerca do seu produto e atendimento.

De preferência, as respostas devem ser dadas em escalas de notas (de 0 a 5, de 1 a 10, etc.) ou objetivamente, em alternativas como “Sim” e “Não”. Uma variação da escala de notas é a escala de satisfação (“Muito Insatisfeito” a “Muito Satisfeito”, com suas graduações e opções de neutralidade), que também é bem útil para a análise.

Uma pesquisa construída de modo correto permite uma quantificação das respostas, facilitando a identificação dos pontos nos quais é necessário investir em melhorias. Não deixe de fornecer também um espaço para que o cliente possa dar sua opinião de maneira mais subjetiva.

A importância da pesquisa de satisfação

Pesquisas de satisfação são ferramentas ideais para auxiliar na análise da opinião do público sobre seu produto ou serviço. Isso porque, como falamos, permitem uma quantificação objetiva daquilo que a clientela pensa sobre sua marca.

Isso é bastante válido quando se pretende, por exemplo, instaurar alguma modificação tanto nos produtos quanto nas formas de atendimento. É realmente necessário alterar a maneira como se trabalha certo produto se os consumidores estão extremamente felizes com ele? Do mesmo jeito, um atendimento mal avaliado pode ser um indicativo da necessidade de mudanças.

Como já explicitamos acima, aumento ou decréscimo nas vendas não necessariamente podem servir como um indicativo do contentamento do público. Isso porque, entre vários outros fatores, a própria sazonalidade pode ser um motivo. Se a sua empresa comercializa produtos como sorvetes ou picolés, ela sempre estará sujeita às oscilações climáticas.

Por isso, realizar pesquisas de satisfação de tempos em tempos ou até mesmo de forma permanente é uma ótima opção para saber como os seus clientes estão reagindo ao modo como você comercializa seus produtos ou executa seus serviços. As pesquisas possuem uma forte influência em diversos aspectos da sua marca, desde a faixa de preço até a maneira como ele é embalado.

Por que fazer uma pesquisa de satisfação?

Todos os aspectos citados até agora já são ótimos motivos para que você implemente em seu negócio uma pesquisa de satisfação imediatamente. Mas se você ainda não está convencido disso, veja alguns exemplos de setores que podem fazer um bom uso desse tipo de análise:

Lojas de varejo

Organizações que vendem qualquer tipo de produto podem usar as pesquisas de satisfação como uma maneira de descobrir se seus consumidores estão felizes com aspectos que podem abranger: preço, embalagem, apresentação, conservação e vários outros.

Prestadores de serviço

A prestação de serviço inclui uma grande variedade de empresas e clientes. Mas é possível mensurar a satisfação geral do público, passando pelo trato comercial, atendimento, execução e suporte no pós-venda.

Lançamento de produtos

Antes de lançar um novo produto é muito interessante fazer uma pesquisa de satisfação sobre suas versões anteriores. Essa análise vai fornecer dados que poderão ser utilizados tanto nas campanhas de lançamento quanto no desenvolvimento desse item.

Estratégias de logística

Esse exemplo é ideal para as lojas virtuais que lidam o tempo todo com o despacho de produtos por correios e transportadoras. Ao efetuar uma pesquisa de satisfação, o comerciante poderá verificar se as entregas estão sendo feitas nos prazos corretos e se os itens estão sendo tratados corretamente pelas companhias de logística. Encontrar um descontentamento nesse ponto pode ser motivo suficiente para alterar sua forma de envio.

Os benefícios de se fazer uma pesquisa de satisfação

Além de todos os usos possíveis para uma pesquisa de satisfação já listados anteriormente, é possível apontar uma série de vantagens diretas para a sua organização. Muitas vezes, a elaboração de uma pesquisa como essa pode ser vista como um investimento incerto, mas ela poderá evitar diversas despesas desnecessárias no futuro.

Se existem pontos críticos na sua companhia que necessitam de uma atenção especial urgente, a pesquisa de satisfação pode colocá-lo no caminho certo. Isso faz com que você evite, por exemplo, que consumidores se sintam prejudicados e parem de comprar seu negócio, o que se traduziria em um prejuízo considerável.

Várias vezes as pesquisas apontam equívocos extremamente simples de serem resolvidos e que podem passar despercebidos. Não deixe de compreender a mente do seu público e saber se ele está realizado com o serviço prestado pela sua empresa. Essa pode ser a diferença entre uma marca em decadência e outra em franca ascensão!

Entendeu por que é importante desenvolver uma pesquisa de satisfação? Ela pode contribuir para que seu empreendimento decole na direção certa e ganhe clientes cada vez mais fidelizados! E, como falamos no começo do post, clientes fidelizados são um sinônimo de sucesso. Esse artigo foi útil para você? Então não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

Write A Comment