SUMÁRIO


Por em 4 de março de 2021

Quais mensagens mandar no WhatsApp para engajar os clientes?

Você já tem usado o WhatsApp para engajar os clientes? Mais do que um simples aplicativo para conversas, o WhatsApp também é um grande aliado para o seu negócio.

E não estamos falando apenas de usar essa ferramenta para realizar vendas, mas também para criar um relacionamento diário, duradouro e positivo entre o seu supermercado e os seus consumidores. Mas como fazer isso?

É para te ajudar a utilizar o WhatsApp para engajar os clientes que nós preparamos esse material. Aqui, você vai encontrar boas ideias, insights e um excelente case de sucesso que podem te ajudar a aumentar o engajamento por essa plataforma. 

Por que o WhatsApp assumiu um papel tão importante para o varejo? 

Antes de te dar boas sugestões de quais mensagens enviar pelo WhatsApp para engajar os clientes, pode ser relevante compreender o papel que essa ferramenta passou a desempenhar no varejo. Assim sendo, trouxemos alguns dados para você:

  • O WhatsApp está em 99% dos celulares no Brasil e 93% dos brasileiros o utilizam todos os dias;
  • Segundo a pesquisa Mensageria no Brasil – Fevereiro 2020, publicada pela Panorama Mobile Time/ Opinion Box, pelo menos 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas;
  • Segundo pesquisa realizada pela Accenture em parceria com o Facebook, 83% dos brasileiros utilizam o WhatsApp em alguma parte da jornada de compras.

Esses são apenas alguns dados que ilustram a importância do seu supermercado utilizar o WhatsApp para engajar os clientes. 

Afinal, como pôde ser observado por meio das pesquisas citadas acima, o aplicativo está presente no celular de quase todas as pessoas. Até mesmo daqueles consumidores que são mais avessos à tecnologia e não costumam usar com frequência as redes sociais. 

Ademais, agora que você já compreende um pouco mais sobre a importância de utilizar o WhatsApp para o seu varejo, é hora de saber COMO utilizá-lo de maneira assertiva!

O que mandar no WhatsApp para engajar os clientes?

Primeiramente, é essencial ressaltar que se há o contato com o cliente via WhatsApp, é porque ele está interessado em se relacionar com a sua marca. Afinal, é ele quem deve iniciar a conversa com o seu varejo. E isso significa que ele está mais propenso a ser fidelizado.

Ps: Para saber mais sobre isso, você pode ler o nosso artigo que fala sobre como divulgar o WhatsApp do meu varejo com sucesso.

Dito isso, agora que o cliente já deu essa abertura para o seu negócio, é hora de saber como aproveitar essa oportunidade de maneira positiva. E, assim, criar um relacionamento de confiança com esse consumidor. 

Neste cenário, conhecer supermercados que utilizam bem essa plataforma é algo que pode te inspirar a seguir pelo mesmo caminho. Por isso, trouxemos um case de sucesso de um cliente Mercafacil para você conhecer.

CASE DE SUCESSO: encartes são importantes, mas foque no relacionamento diário e nos conteúdos de qualidade

Um dos clientes da Mercafacil, o Supermercado Irmãos Sartori, conta com mais de 96% do seu faturamento identificado. Para conquistar esse número tão alto, o varejo utiliza a plataforma da Mercafacil e, com ela, desenvolve diversas estratégias para o seu negócio.

Dentre elas, aproveita muito bem o WhatsApp para engajar os clientes. E o resultado é expressivo.

“O cliente que está na nossa lista de contatos do WhatsApp gasta mais do que o cliente que não recebe as nossas mensagens. Colocando em números, ele gera até duas vezes mais cupons do que aqueles que não recebem as mensagens”

Edione Sartori – Diretor do Supermercado Irmãos Sartori

Para alcançar esses resultados é feito um planejamento cuidadoso com os conteúdos que serão enviados pelo WhatsApp para engajar os clientes. 

É um relacionamento diário e não pode ser enjoativo para o cliente”, comenta o diretor da rede. E como fazer isso? Ele oferece sugestões valiosas. Por exemplo:

  • Se amanhã é a “terça verde” (ou seja, o dia em que há ofertas no setor de FLV), o supermercado envia na noite anterior um encarte com as ofertas do dia seguinte. 
  • Pela manhã da terça-feira, é enviado alguma dica de algum produto que está em promoção. Pode-se falar sobre os benefícios dele, alguma receita e ser feita com ele, entre outros. 
  • Já no período da tarde, uma dica é mandar algo relacionado ao café da tarde ou com a janta, mantendo o relacionamento com o consumidor.
  • A noite, é enviado o encarte de ofertas do dia seguinte. E assim por diante.

Lembre-se sempre de que veicular conteúdo juntamente com a oferta é algo que gera valor para o cliente. Assim, ao invés de mandar apenas o encarte, também eduque o seu consumidor com informações relevantes. 

– Veja também: Como aumentar a receita da sua loja com WhatsApp

É hora de usar o WhatsApp para engajar os clientes! 

Pois bem, agora você já sabe mais sobre como usar o WhatsApp para engajar os clientes, certo? Porém, se ainda restam dúvidas sobre como utilizar esse aplicativo na sua estratégia de negócios ou se você está em busca de soluções personalizadas para o seu varejo, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]