SUMÁRIO


Por em 27 de fevereiro de 2018

Saiba por que conhecer os dados dos clientes pode aumentar vendas

O cadastro de clientes é um passo fundamental para fazer uma empresa crescer e aumentar as vendas. Por isso, o conhecimento desses dados, por meio de um cadastro bem elaborado, entrega à companhia informações precisas, simplificando etapas e indo direto ao ponto — quando, por exemplo, o assunto é atendimento e negociações.

Mas, você sabe quantas pessoas entraram em sua loja hoje? E qual o ticket médio de compras de seu público? Qual o melhor preço de venda? Essas respostas podem ser obtidas com a ajuda de uma boa base de dados.

Quer descobrir como driblar o desafio das vendas direcionadas e entender a relação dessa análise de dados com ações de marketing de sucesso? Continue lendo este post e veja as vantagens de conhecer as informações dos clientes!

Ajuda a aumentar vendas por meio do entendimento do público

Nada melhor para atingir a fidelização dos clientes do que o entendimento correto de seu perfil. Dessa forma, ter um público-alvo bem definido e entender os hábitos de compra desses consumidores é o que vai orientar as estratégias de marketing e demais ações para aumentar vendas.

Os dados devem ser transformados em informações que ajudem a traçar o perfil do público com exatidão e, ainda, antever as ações futuras do consumidor.

Os gestores podem estudar os hábitos de compra dos clientes: quantas vezes ele vai ao estabelecimento, quais produtos costuma adquirir, entre outros. Tais informações são importantes na definição de recursos para atingir novos compradores e fidelizar aqueles mais antigos.

Segmenta os clientes por interesse

segmentação é fundamental para aumentar vendas. É por meio dela que uma empresa poderá oferecer os produtos certos, de acordo com os perfis traçados previamente.

E os dados podem ser mensuráveis. É interessante coletar elementos sobre idade, sexo, dados demográficos e características qualitativas, como as motivações de compra e o estilo de vida.

Nem todos os clientes têm as mesmas necessidades. Compreendendo os interesses específicos dos consumidores, as estratégias de marketing direcionadas podem ser realizadas no momento certo, oferecendo o produto certo, o que melhora, inclusive, o relacionamento, além de aumentar vendas.

Auxilia na identificação de oportunidades do mercado

A base de dados pode, também, fornecer informações a respeito de produtos e marcas em crescimento — e quais as razões para que isso aconteça. Após ter um banco de dados atualizado, você poderá sondar também o que a concorrência anda fazendo para atrair mais compradores e, com isso, entender como seus rivais de mercado têm se posicionado.

Avaliando as ações de mercado e os pontos fortes e fracos dos concorrentes, é possível traçar melhores estratégias para suprir as necessidades das pessoas atendidas, ou seja, identificar as boas oportunidades de mercado. Os dados dos clientes, em conjunto com a avaliação das estratégias de mercado, vão direcionar seus planos de ação.

Um software de inteligência de clientes ajudará você a coletar, armazenar e analisar os dados necessários. O perfil de compra do consumidor será monitorado, assim como seus interesses e hábitos, o que torna mais fácil o relacionamento.

É possível, até mesmo, aperfeiçoar as estratégias de precificação. Tudo isso ocorre por meio de uma gestão centrada no cliente!

Conhecendo os dados do público, o negócio poderá aumentar vendas e manter-se em uma boa posição no mercado acirrado de hoje. Lembre-se de que, em alguns casos, a quantidade não tem tanta importância quanto a qualidade. O armazenamento deve ser organizado, para que as informações sejam confiáveis e válidas.

O que achou deste post? Que tal baixar o nosso e-book para saber um pouco mais sobre como atrair clientes e aumentar sua base? Até a próxima!

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Jesielly Fernandes