Por em 29 de janeiro de 2018
Mudança no Facebook: como isso afeta a página do seu supermercado
Na metade de janeiro de 2018, o Facebook anunciou uma nova mudança que afeta o que é visto quando você abre a rede social, ou seja, o Feed.
E a notícia não tão boa é que essa alteração muda significativamente como as pessoas veem (ou não) as postagens da sua página.
Entenda o que tem mudado e saiba como se preparar para continuar se comunicando com seus clientes de forma efetiva!
Mudança no Facebook: o que o novo algoritmo muda no feed
A principal mudança do Facebook em 2018 dá prioridade para conteúdo de pessoas e amigos, isso porque o foco da mudança é aproximar as pessoas.
A comunicação oficial do Facebook fala que a grande mudança no algoritmo do News Feed prioriza a publicação de amigos e postagens que provocam comentários entre eles.
Isso significa que quando você abre o seu Facebook, menos posts de páginas (como a do seu Supermercado) vão aparecer.
O número do alcance orgânico (ou seja, o número de pessoas que receberão sua publicação sem que você precise investir dinheiro) já era baixo desde a última atualização.
Com essa nova alteração no funcionamento da rede social o número deve cair ainda mais.
O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, escreveu em seu perfil:
“Estou mudando o objetivo que eu atribui a nossas equipes de produtos para se concentrar em ajudar os usuários a encontrar conteúdo relevante para que seja possível ter interações sociais mais significativas.”
Além disso, o vice-presidente da News Feed do Facebook, Adam Mosseri, disse ao site TechCrunch:
“Suponho que o alcance dos produtores de conteúdo vai diminuir.
Porque muitos conteúdos publicitários são apenas consumidos passivamente, sem que se fale ou interaja sobre eles.
O tempo total no Facebook vai diminuir, mas achamos que isso é o certo.”
Como a página do seu supermercado será afetada pela mudança no Facebook
Se o alcance geral diminui porque o Facebook prioriza posts de amigos e familiares, a probabilidade do conteúdo da sua página chegar ao seu cliente é muito menor.
Isso significa que posts com ofertas e folhetos, por exemplo, serão vistos por bem menos pessoas, se é que serão vistos.
A menos, é claro, que você invista dinheiro neles, fazendo o patrocínio desses posts.
Então sua primeira alternativa é começar a separar uma verba para anúncios no Facebook.
A segunda alternativa é estar preparado para se comunicar com seus clientes de outras formas.
Uma das vantagens do Facebook era poder entregar conteúdo exatamente para as pessoas que querem receber esse conteúdo ou estão interessadas nas ofertas que sua loja oferece.
Agora, para manter a relevância, é preciso que você aposte em um canal direto de relacionamento com os clientes.
Campanhas de marketing segmentadas (como SMS, e-mail e anúncios) são um bom caminho, já que podem ser mensuradas, diferente dos meios de massa (como rádio, outdoor e televisão).
Conclusão
De modo geral, é importante observar o comportamento da rede social nos próximos meses, acompanhar o engajamento dos usuários e ficar atento em como se tornar relevante para que seus clientes recebam o que sua página publica.
Se você já é cliente Mercafácil, converse com seu consultor para entender como utilizar a segmentação para criar campanhas efetivas que vão manter o faturamento da sua loja.
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Outras mudanças no Feed:
Facebook anuncia segunda etapa de mudanças no feed de notícias: http://bit.ly/feedmudanca2
Facebook anuncia que vai priorizar vídeos no FEED! http://bit.ly/fbvideoprimeiro
Facebook vai PENALIZAR páginas e contas que fazem uso de “iscas” e “hacks” para atrair audiência! http://bit.ly/fbiscas
Realmente, minha vida foi marcada por mudanças
Mas,sabendo se programar e contratando uma boa empresa, tudo
sai bem.Parabéns pelo post..
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo!
O planejamento realmente é essencial, principalmente para lidar mais tranquilamente com as mudanças.
Obrigada pela visita e volte sempre para conferir novidades! 🙂