Por em 28 de dezembro de 2021
6 dicas para fazer campanhas de frete grátis sem sair no prejuízo
Você já pensou em oferecer frete grátis nas compras feitas na sua loja? Acredite, essa ação, quando feita de forma estratégica, pode alavancar de vez os resultados do seu supermercado online.
Com o crescente número de lojas que estão aderindo ao formato de comércio online, criar estratégias para se destacar é fundamental. Uma delas está diretamente relacionada à logística de sua loja – e é sobre ela que falaremos aqui hoje: a de oferecer frete grátis nas compras sem sair no prejuízo.
Quantas vezes, ao fazer compra em uma loja virtual você abandonou o carrinho ao se deparar com o preço do frete? Ou então, quantas vezes você já comprou um produto, mesmo um pouco mais caro, de uma loja que oferecia frete grátis? Pois bem.
O fato é que oferecer frete gratuito pode ser uma excelente estratégia para o aumento das vendas do seu e-commerce. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado, pois você pode acabar saindo no prejuízo se não planejar essa ação com cuidado.
– Veja também: Guia completo: saiba como implementar um delivery no supermercado
Por que o frete grátis chama a atenção do cliente?
Como sempre ressaltamos em inúmeros artigos no nosso blog, o ponto mais importante para atrair e, principalmente, fidelizar os consumidores é oferecer uma boa experiência para eles. E o frete dos produtos é uma parte importante dessa relação loja/cliente.
Afinal, nada é mais satisfatório do que receber sua compra no prazo – e, no caso dos supermercados, – com produtos bem selecionados. Agora, imagine um cenário onde a compra chegou no prazo combinado, com produtos de qualidade e ainda de forma gratuita? Não é perfeito?
Aliás, o termo frete grátis dispara um gatilho mental ao consumidor que percebe que não está pagando a mais pela compra realizada. Ele entende que receberá aquela compra sem custos adicionais sobre ela, economizando mais do que se estivesse indo na loja física.
Existem diversas vantagens em oferecer frete gratuito aos clientes do seu e-commerce, como conquistar e fidelizar clientes, se destacar da concorrência e também reduzir a taxa de abandono dos carrinhos.
Ademais, a pesquisa E-commerce Trends, realizada em 2018 pela Rock Content mostrou que o principal motivo para abandono dos carrinhos das lojas online é o valor do frete (82,3% dos respondentes).
Porém, para ter sucesso ao oferecer o frete gratuito ao cliente, é muito importante fazer um bom planejamento. Afinal, você quer, sim, surpreender o consumidor. Entretanto, não pode sair no prejuízo, certo?
Como realizar campanhas de frete grátis sem sair no prejuízo? Veja 6 dicas
Primeiramente, antes de implementar a estratégia do frete grátis, é necessário fazer um bom planejamento, tanto na parte logística quanto na precificação de seus produtos.
Assim sendo, verifique se:
- O valor do seu frete está competitivo em relação aos concorrentes;
- A sua logística é capaz de absorver o aumento da demanda sem perder a qualidade na entrega;
- É possível subir o valor dos produtos para absorver o custo do frete.
Além disso, existem diversas formas de oferecer este benefício sem deixar as contas no vermelho. Veja alguma delas abaixo:
1. Frete grátis para a primeira compra
Para conquistar novos clientes e permitir que eles conheçam a sua loja, ofertar o frete gratuito para a primeira compra é uma excelente estratégia. Aliando o frete grátis com uma excelente experiência de compra, você certamente irá fidelizar um cliente.
2. Entrega gratuita para compras a partir de determinado valor
Uma boa forma de não sair perdendo nessa ação é oferecer a gratuidade de frete a partir de um valor mínimo de compras.
Para definir um valor, faça uma análise de qual seria o valor ideal de compras para que o frete seja pago e trabalhe em cima dele. Dessa forma, os clientes irão comprar mais até atingir o valor para ganhar o benefício.
Ademais, isso faz com que o ticket médio das compras seja mais alto e, também, com que o consumidor tenha uma experiência de compra mais satisfatória e completa. Afinal, ele irá receber uma compra maior – e com entrega gratuita, – na sua casa. É tudo sobre experiência!
– Confira: 3 dicas para estimular o cliente a comprar mais produtos na sua loja
3. Delivery na faixa para produtos selecionados
Sem dúvidas, essa é a forma mais segura de oferecer o frete grátis sem sair no prejuízo. Você pode selecionar produtos com maiores valores e retirar deles o custo do frete na hora da venda.
Além disso, é possível fechar parcerias com a indústria negociando esse valor de frete gratuito em produtos específicos. Isso pode fazer com que a venda desses itens aumente, o que é positivo tanto para a indústria quanto para você.
4. Frete gratuito em dias ou datas específicas
Para quem não se sente seguro em oferecer frete grátis durante o ano todo, optar por ofertá-lo em determinadas datas pode ser um bom começo. Dia das Mães, Páscoa, Black Friday são algumas das datas que você pode trabalhar.
Além disso, você pode aproveitar campanhas exclusivas do seu supermercado, como o aniversário da sua marca, para oferecer esse benefício exclusivo aos clientes.
Outra ideia é acompanhar qual o dia de menor faturamento do seu e-commerce e oferecer o benefício apenas nestas datas. Com certeza, isso fará com que os pedidos aumentem nesse período.
5. Frete grátis para locais específicos
Você tem a meta de atingir bairros ou regiões onde não chegou ainda? Você pode oferecer este bônus para entregas em determinadas regiões. Entretanto, lembre-se de estudar bem a logística dessa ação para não ter custos além do esperado.
6. Entrega grátis para clientes do Clube de Descontos
Outra boa dica é oferecer entrega grátis e demais benefícios para os seus clientes cadastrados no Clube de Descontos.
É possível, inclusive, associar esse benefício com outros citados acima. Por exemplo: clientes cadastrados no Clube e que fizerem uma compra acima de um valor determinado receberão frete grátis.
Enquanto clientes não cadastrados precisam fazer uma compra acima de R$200 para ter o frete grátis, para os clientes do Clube, basta que a compra seja acima de R$100 para ter acesso a esse benefício.
Assim, além de oferecer benefícios para atrair e fidelizar clientes, essa também é uma maneira de incentivar os cadastros no seu Clube de Descontos. Interessante, não é mesmo?
– Você também pode se interessar por: Aumente a fidelização dos clientes com um clube de descontos exclusivo
Agora você já sabe mais sobre como criar campanhas de frete grátis sem sair no prejuízo!
Gostou das nossas dicas para saber como criar campanhas de frete grátis sem sair no prejuízo? Esperamos que sim!
Por fim, lembre-se de que para colocar essas ações em prática, é muito importante contar com uma ferramenta que permita que você desenvolva essas campanhas de forma segura, prática e intuitiva. Quer saber mais? Então entre em contato conosco agora mesmo e entenda como a Mercafacil é a solução ideal para garantir uma experiência de compra completa aos seus clientes!
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Esse artigo foi produzido por Chrystiane Lucena da Silveira, Consultora de Pós-vendas na Mercafacil.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]