SUMÁRIO


Por em 3 de abril de 2018

Estudo de caso: como estimular compra com segmentação de mercado

Se você conhece as estratégias de venda e marketing já sabe que a segmentação de mercado é fundamental para campanhas e ações bem sucedidas.

Assim, ao falar com um público-alvo específico você direciona a comunicação e aumenta grandemente as chances de venda.

Por isso, separamos nesse post três estudos de caso sobre segmentação de clientes para você ver como essas empresas aplicaram a estratégia e conseguiram aumentar faturamento, elevar ticket médio e melhorar a retenção e fidelização de clientes. Acompanhe!

Estudo de caso | Como ações com segmentação de mercado ajudaram a aumentar o faturamento em pouco tempo

Assim, separamos 3 estudos de caso para você acompanhar como os dados dos clientes possibilitaram uma segmentação de mercado que foi utilizada em campanhas de marketing para elevar o faturamento com pouco investimento. Confira:

Segmentação de mercado | Estudo de caso Supermercado Demenech (Capanema/PR)

Investimento: R$ 28,98
Faturamento: R$ 39.776 mil
Duração da ação: um final de semana
ROI: R$ 1.372,55 a cada R$ 1 investido

Ao propósito de estimular vendas e a fidelização, o Supermercado Demenech utilizou as informações da plataforma analítica Mercafácil com a ajuda do nosso consultor de sucesso para criar uma segmentação de clientes.

Assim, de toda a base de clientes da empresa, foram feitos dois filtros: primeiro os clientes que haviam comprado cortes bovinos nobres e depois aqueles que fizeram esse tipo de compra nos últimos 60 dias.

Baseado nesta segmentação, foi criada uma campanha promocional com o investimento de R$ 28,98.

Com a finalidade de divulgar que a loja estava vendendo carne de Angus e sugerir um churrasco especial para o final de semana.

Em suma, a promoção durou 3 dias, trouxe 205 clientes para a loja e gerou R$ 39.776,00 em faturamento.

Resultado: resgate e retenção de clientes, aumento do faturamento e R$ 1.372,55 a cada R$ 1 investido em campanhas com a Mercafácil.

Segmentação de mercado | Estudo de caso Supermercado Saviski (Prudentópolis/PR)

Investimento: R$ 120
Faturamento: R$ 114 mil
Duração da ação: um final de semana
ROI: R$ 957 a cada R$ 1 investido

Para estimular o consumo, o Supermercado Saviski lançou uma campanha promocional para uma segmentação de público-alvo específica. Utilizando a plataforma Mercafácil, foram filtrados os clientes que compraram cerveja no período de 30 dias antes da campanha.

Baseado nesta segmentação, foi criada uma campanha promocional: festival da cerveja. O intuito foi divulgar ofertas do setor de bebidas para estas pessoas que estavam propensas a comprar. Com investimento de R$ 120 e duração de um final de semana, a ação trouxe para a loja 757 clientes e gerou R$ 114 mil de faturamento.

Resultado: retenção de clientes, aumento do faturamento e R$ 957 a cada R$ 1 investido em campanhas com a Mercafácil.

Segmentação de mercado | Estudo de caso de Supermercado Ikeda (Dracena/SP)

Investimento: R$ 10,43
Faturamento: R$ 10.387 mil
Duração da ação: um final de semana
ROI: R$ 995,87 a cada R$ 1 investido

Com a ajuda dos consultores de sucesso da Mercafácil, o Supermercado Ikeda criou uma campanha muito interessante com o intuito de aumentar as vendas: “final de semana tem que ter lanche”.

Desse modo, utilizando as informações da plataforma Mercafácil, foi criada uma segmentação de mercado a partir de 2 filtros: clientes que compraram molho de tomate nos últimos 60 dias e clientes que compraram milho verde nos últimos 60 dias.

Assim, o investimento de R$ 10,43 para o disparo da campanha trouxe para a loja 59 clientes em 3 dias de promoção e gerou R$ 10.387 mil em faturamento. Deste total, somente com os produtos da promoção foram gerados R$ 4.332,00 de faturamento.

Resultado: aumento do ticket médio, retenção de clientes, aumento do faturamento e R$ 995,87 a cada R$ 1 investido em campanhas com a Mercafácil.

Gostou dos resultados? Agende um bate-papo gratuito com um consultor e descubra que ações você pode criar para aumentar faturamento, ticket médio e reter e fidelizar clientes.

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Jesielly Fernandes