SUMÁRIO


Por em 2 de agosto de 2022

Dia dos Pais 2022: 8 dicas para preparar seu supermercado para a data

Você sabe como aproveitar ao máximo o potencial do seu supermercado no Dia dos Pais 2022? A data é uma boa oportunidade para os varejistas reforçarem o relacionamento com os seus clientes já fiéis e, também, atrair e conquistar novos consumidores.

Ademais, por ser uma celebração importante no Brasil, ela provavelmente será comemorada por todos os supermercados e demais estabelecimentos comerciais. Assim sendo, como fazer com que o seu varejo diferencie-se da concorrência, destaque-se e chame a atenção do público?

É isso o que vamos tentar te ajudar a fazer: criar ações criativas para o Dia dos Pais 2022 e alavancar os seus resultados. Vem ver!

Como estão as expectativas para o Dia dos Pais 2022? 

O Dia dos Pais 2022 será diferente dos últimos dois anos. Afinal, somente em 2022 está sendo mais seguro realizar eventos e encontros presenciais.

Além disso, de acordo com o infográfico “O Dia dos Pais no Pós-pandemia”, publicado pelo Globo, a data ganha cada vez mais relevância entre as maiores celebrações do ano. 

Para se ter uma ideia, o estudo revela que 2021 foi o ano mais relevante para a data com o maior pico de buscas nos últimos 10 anos. Ademais, também mostra que 76% dos entrevistados pretendem comemorar a data este ano – ano passado, esse número foi de 67%

Ainda, a pesquisa mostra que o Dia dos Pais 2022 promete ser marcado por encontros presenciais. Enquanto ano passado 11% das pessoas foram até a casa dos pais, esse ano o número será de 30%. 

Aliás, em 2021, 19% dos entrevistados prepararam uma refeição especial para a data comprando os ingredientes de forma presencial nos supermercados. Já em 2022, esse número subirá para 25%.

Para completar, em 2021 7% dos entrevistados prepararam uma refeição em casa comprando os ingredientes por meio do delivery. Em 2022, esse número será de 10%.

O que tiramos de aprendizado com esses números? 

Sabemos que não é possível prever o futuro. Entretanto, ao analisar estes dados, é possível ter alguns insights.

Por exemplo: a situação do ano passado para o atual foi bastante alterada. 

Assim sendo, é esperado que o Dia dos Pais 2022 seja celebrado de forma presencial por várias famílias. Entretanto, as compras online continuarão em alta e o desejo de preparar uma refeição especial em casa para celebrar a data também é tendência.

Dessa forma, além de apostar na digitalização do varejo e garantir que o seu supermercado esteja preparado para atender pedidos via canais digitais, existem outras dicas importantes para ter sucesso no seu supermercado no Dia dos Pais 2022. Acompanhe!

8 dicas para vender mais no supermercado no Dia dos Pais

1. Analise o que você fez no ano passado

Pois bem, apesar do Dia dos Pais 2022 trazer diferenças para os anos anteriores, é muito importante analisar como foram as celebrações dessa data no seu supermercado no ano que passou. 

Assim sendo, verifique dados como:

  • Produtos mais vendidos;
  • Dias de maior movimento e de maior geração de cupons;
  • Ticket médio das compras;
  • Se os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos gastaram mais do que aqueles que não são cadastrados;
  • Ações de marketing que mais engajaram pessoas (campanhas feitas via redes sociais, que trouxeram bons resultados, por exemplo).

Fazer essa análise do que passou é importante para planejar seus próximos passos. Neste cenário, contar com uma ferramenta de gestão de clientes completa pode te ajudar a automatizar e a compreender de maneira clara o seu histórico e os hábitos de compras dos seus clientes.

Se você ainda não conta com o auxílio de um software desses, talvez seja a hora de mudar isso. Afinal, essa tecnologia permite que você tenha dados suficientes para planejar as suas ações e deixe de lado “achismos”. Com toda certeza, esses dados, se bem utilizados, irão se transformar em números positivos para o seu varejo.

Por outro lado, se você já tem um bom software de Gestão de Clientes, faça um balanço do que passou e analise seus acertos e erros. Pense o que pode ser feito de diferente para surpreender os seus clientes e diferenciar-se da concorrência.

2. Prepare seu estoque para o Dia dos Pais 2022

É claro que para ter sucesso no Dia dos Pais 2022é importante garantir que o estoque da sua loja esteja preparado para o aumento de vendas. Afinal, nada pior do que o cliente chegar na sua loja e não encontrar aquilo que gostaria.

Para evitar essa péssima situação, a dica é parecida com a que demos no tópico anterior: verifique o histórico de vendas do Dia dos Pais no ano anterior.

Mas não pare por aí.

Além de verificar esses dados, atente-se para o que é tendência no momento e pode fazer sucesso e, também, fique de olho na concorrência para saber o que eles têm feito de diferente.

Ademais, vale ressaltar que a ruptura de estoque é ruim. Entretanto, o excesso de produtos também é prejudicial para a sua loja. Afinal, você não quer mercadorias encalhadas, não é mesmo?

Por isso é importante preparar o estoque com cautela e, se possível, fazer parcerias valiosas com a indústria e fornecedores. Tendo eles como aliados, caso ocorram imprevistos, como a falta ou o excesso de estoque, eles poderão te socorrer.

3. Crie expectativa nos consumidores

Agora passando para as dicas mais criativas, que vão além da parte técnica envolvendo histórico e estoque, um importante passo para ter sucesso no supermercado no Dia dos Pais 2022 é gerar a famosa expectativa nos clientes.

Ou seja, fazer com que os consumidores saibam que a sua loja preparará ações e promoções especiais para a data.

Para isso, chame a atenção do público em campanhas por diversas frentes. Desde as suas redes sociais, passando pelo carro de som, rádio interna, encartes, WhatsApp, e-mail, SMS, aplicativo, entre outros.

Isso fará com que o cliente mantenha-se interessado sobre as suas ações e mantenha o foco em você ao invés de buscar pela concorrência. 

4. Para vender mais no Dia dos Pais 2022, crie um guia de presentes

Outra boa sugestão para ter sucesso no Supermercado no Dia dos Pais é criar um guia de presentes criativo para diversos perfis de pais. Isso permitirá que você facilite a vida dos clientes indecisos e, se bem divulgados esses guias, você aumentará o seu engajamento com o público.

Por isso, lembre-se de divulgá-los nas suas redes sociais, enviá-los por WhatsApp, SMS, colocar em seu aplicativo, site e encartes.

Algumas sugestões são fazer opções de presentes para pais do tipo: 

  • Empresários;
  • Esportistas;
  • Vaidosos;
  • Cozinheiros;
  • Que adoram viajar;
  • Vegetarianos / veganos
  • “Pais de pet” ou “Pais de planta”;
  • Tecnológicos;
  • Donos de casa;
  • Pais de primeira viagem;
  • Padrastos que assumiram o papel de pai, etc.

Além dos guias separados por perfis de pais, que tal organizá-los conforme os valores dos presentes? Você pode fazer sugestões com produtos de até R$50, até R$99, de R$100 à R$199 e a partir de R$200.

Lembre-se de que esse cuidado do seu supermercado em criar um guia de presentes é algo que gera valor e torna a vida do seu cliente mais conveniente. E é isso o que queremos não é mesmo? Facilitar a vida do cliente e fazer com que ele escolha comprar na sua loja.

5. Ofereça brindes e possíveis personalizações de produtos e/ou embalagens

Que tal oferecer brindes para clientes que fizerem compras acima de um determinado valor? Pense em brindes que façam sentido para a data e garanta que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar esse presente especial.

Para despertar ainda mais o desejo dos clientes, você pode deixar claro que o seu supermercado tem um número específico de brindes para o Dia dos Pais. Por exemplo:

“Os primeiros 100 clientes que fizerem compras acima de R$400 reais entre os dias 1º e 14 de agosto levarão um exclusivo Kit de Churrasco para o Dia dos Pais”

Esse kit poderá ser feito em parceria com outras empresas. Produtos artesanais e personalizados estão em alta, então você pode buscar fornecedores e parceiros que também se interessem em participar dessa ação. Assim:

  • O seu varejo sai ganhando, pois oferecerá um ótimo brinde aos clientes;
  • A marca (ou as marcas) parceira(s) também saem no lucro, pois passarão a ser conhecidas por mais pessoas;
  • O cliente fica satisfeito por ganhar um ótimo presente de Dia dos Pais.

Entretanto, caso não seja possível desenvolver um brinde desse valor, você pode pensar em opções mais simples. Desde abridores de lata diferentes, passando por chaveiros personalizados, entre outros.

Além disso, verifique a possibilidade de fazer embalagens diferenciadas e, também, personalizadas para os clientes. Assim, eles saberão que podem ir à sua loja não apenas para fazer compras para casa, mas também, para presentear quem amam.

6. Use as suas redes sociais para gerar conteúdos de valor

Além de utilizar a data para homenagear os pais, aproveite para fazer postagens relevantes para os seus clientes. Pense que elas não devem ser focadas apenas em vendas, mas sim em materiais para divertir, educar, inspirar e até mesmo ensinar as pessoas.

Seguindo essa linha de pensamento, é possível compartilhar:

  • Tutoriais de “Faça Você Mesmo”, ensinando a fazer embalagens de presentes bonitas, brinquedos e cartões diferenciados para os pais;
  • Receitas especiais para fazer no Dia dos Pais;
  • Ensinando a montar uma mesa bonita para celebrar a data, etc.

Esses conteúdos de valor são uma excelente forma de ganhar confiança do público. Isso acontece por que eles fazem com que o cliente visite as suas redes sociais para manter-se informado sobre diversos assuntos, pois sabe que encontrará conteúdos relevantes ali.

Ademais, lembre-se de que redes sociais permitem que você crie conteúdos de diversos formatos e em várias plataformas. Assim, você pode fazer vídeos para diversas ferramentas (Instagram feed, stories, reels, ou, até mesmo, para o tik tok).

Além dos vídeos, pode criar postagens em formato de quiz, guia, checklist, ebook com receitas, planilhas, carrossel de fotos, enquetes… Opções não faltam! 

Dica extra: aproveite conteúdo gerado pelo usuário

Ainda falando sobre ações para bombar o seu supermercado no Dia dos Pais 2022, além de criar o seu próprio conteúdo relevante, aproveite os materiais feitos pelos seus clientes e seguidores.

Estimule-os a fazerem postagens e marcarem o seu supermercado! Você pode replicar isso nas suas redes, aumentando o engajamento, o alcance e o reconhecimento da sua marca.

Essa ação, além de ser econômica e inteligente, também ajuda a aproximar o seu varejo do público.

7. Movimente diversos setores da loja para o Dia dos Pais 2022

Lembre-se de que o Dia dos Pais é uma daquelas celebrações que podem movimentar diversos setores do seu supermercado. Afinal, existem pais de todos os perfis! 

Por isso, na hora de fazer ações para a data, pense de forma estratégica e veja a possibilidade de acrescentar produtos variados nas campanhas.

Ainda, que tal acrescentar alguns itens com ofertas exclusivas para os clientes cadastrados no seu Clube de Descontos? Isso estimulará o aumento de cadastro no seu programa e permitirá que você passe a conhecer uma porcentagem cada vez maior dos seus compradores.

É possível colocar produtos desde o bazar, passando pelo setor de bebidas e comidas em geral, perfumaria, bomboniere, pet shop, floricultura, etc. Todos esses setores podem ser movimentados e auxiliar a aumentar os resultados do supermercado no Dia dos Pais.

8. Faça campanhas segmentadas para vender mais

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a tecnologia é uma grande aliada para vender mais no Dia dos Pais 2022.

Ela ajuda a gerar mais valor ao seu ponto de venda, permite que o atendimento seja mais ágil, oferece maior segurança para você e seus clientes e, ainda, facilita a comunicação entre o supermercado e o público.

Ademais, tendo boas ferramentas tecnológicas no seu varejo, você mostra que é uma marca antenada às novidades e, assim, tem maiores chances de surpreender o seu cliente.

Aqui, estamos falando desde inovar e aceitar diversas opções de pagamento até buscar ferramentas, como a da Mercafacil, que permitam que você faça uma comunicação personalizada com seus clientes.

Ou seja, que você surpreenda o seu consumidor e envie a oferta certa, na hora certa, pelo canal ideal para ele. 

Preparado para aumentar as vendas no Dia dos Pais 2022?

Colocando em prática essas dicas, o seu supermercado no Dia dos Pais tem tudo pra sair na frente da concorrência e atrair mais fluxo para a sua loja!

Ah, e para aproveitar todas as datas comemorativas do ano em grande estilo, não apenas o Dia dos Pais, que tal baixar gratuitamente o nosso Kit Social Media para Datas Comemorativas?

Nele, você encontrará sugestões de postagens para 12 datas comemorativas (uma de cada mês), dicas extras para deixar o seu material ainda mais atrativo e engajador e, também, uma planilha para organizar o seu cronograma de postagens e manter a organização das suas redes sociais. Faça o download agora mesmo e aproveite!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]