SUMÁRIO


Por em 16 de janeiro de 2018

Cupons de desconto: essa é uma boa estratégia para supermercados?

Realizar ações utilizando cupons de desconto pode impactar de forma muito positiva nas vendas de qualquer negócio. Com os supermercados, o resultado não é diferente! Isso acontece devido às vantagens reais que um desconto proporciona ao consumidor na hora da compra.

Muitas vezes, um bom desconto pode garantir a conclusão de uma compra da qual o cliente estava prestes a desistir. Inevitavelmente, é um chamariz importante e que potencializa a experiência do cliente.

Quer entender os benefícios dos cupons de desconto nos supermercados? Será mesmo que essa ideia pode funcionar bem nesse segmento? Acompanhe o post de hoje e descubra!

Fidelização de mais clientes

A utilização de cupons de desconto constitui uma das melhores maneiras para alcançar a fidelização de clientes. Mas, para que isso aconteça, os cupons devem ser atrativos e apresentar algum tipo de diferenciação das vantagens que são oferecidas pela concorrência.

Por exemplo, clientes que possuem cadastro na loja podem receber os cupons de forma direta por e-mail. Esse tipo de interação faz com que o grupo escolhido se sinta especial, valorizado pela empresa e, assim, retorne às compras visando utilizar a vantagem recebida.

Essa valorização melhora a imagem que os clientes têm da rede e ainda favorece o famoso marketing “boca a boca”, espalhando a boa notícia para outros compradores em potencial.

Atração de novos clientes

Além do marketing de referência, experimentado pela divulgação dos clientes fidelizados, essa estratégia pode atrair um bom volume de novos clientes.

Os cupons de desconto são, de fato, uma boa tática para ampliar e diversificar o número de consumidores da loja se forem bem divulgados. Essa divulgação permite que novos consumidores, que estavam fora da base de clientes anteriormente, sejam atingidos e atraídos para a visualização de suas ações promocionais e para o consumo de seus itens.

Vale dizer que, com essa estratégia, todo cuidado é pouco. Lançar falsas promoções pode resultar em consequências negativas, manchando a reputação do supermercado e afastando os clientes em vez de atrair e fidelizá-los.

Aumento da receita média do estabelecimento

O uso de cupons de desconto pode ajudar a aumentar a receita de um supermercado. Para isso, é preciso trabalhar da seguinte forma: o percentual de desconto adquirido pelo consumidor deve ser proporcional ao quanto ele gastará.

Ou seja, quanto mais um comprador gastar em uma compra, maior será o desconto recebido ao final. Isso estimula o cliente a fazer compras de maior valor, pensando na consequente economia.

A tática ajuda ainda a aumentar o ticket médio. Se o cliente descobre uma promoção, tende a comprar maior quantidade do produto de sua preferência. Além disso, ele acaba adquirindo outros itens, o que eleva o faturamento.

Ações do tipo “Leve 3, pague 2”, por exemplo, são excelentes para aumentar o ticket médio, pois estimula o consumo de uma maior quantidade do mesmo item.

Otimização do gerenciamento de estoque

Estoque parado pode ser um problema. Por isso, é importante pensar na aplicação dos cupons de desconto também sobre os itens que são mais difíceis de serem vendidos. A ideia de queima de estoque, no entanto, deve ser balanceada — e muito bem planejada.

Aplicar descontos somente em itens que não vendem pode não atrair o consumidor da forma esperada. É interessante dar descontos moderados nos produtos que têm boa saída e direcionar os cupons com descontos mais agressivos àqueles que precisam ter o estoque reduzido.

Crescimento das vendas

No varejo, os descontos são uma das principais estratégias. O cliente é estimulado à compra, pois identifica uma oportunidade de economizar e levar vantagem. Essa sensação é algo de que todo consumidor gosta.

Os cupons de desconto devem ser sazonais, limitados e com prazo máximo para utilização, pois assim o impulso para a compra será ainda maior. O aumento das vendas também será notável naquele período.

É preciso entender que os cupons de desconto não fazem com que a empresa perca dinheiro. Com o aumento das vendas é possível garantir o equilíbrio e o faturamento desejado. Para que isso aconteça, é necessário definir objetivos e calcular adequadamente o valor do desconto com base no volume de vendas.

Se interessou pelo assunto? Então, que tal entrar em contato com a Mercafácil para conhecer as melhores estratégias de cupons de desconto para ficar à frente da concorrência?

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Jesielly Fernandes