SUMÁRIO


Por em 27 de março de 2018

Confira agora 5 dicas de marketing para supermercados

Supermercados também precisam investir em estratégias de marketing para sobreviver em um mercado tão competitivo.

Afinal, é por meio delas que se torna possível vender bem em um período de crise, fidelizar antigos clientes e atrair novos consumidores para o local.

Mas, não é fácil estabelecer um planejamento correto. Entender e definir tais práticas requer pesquisa, estudos e muita dedicação.

Dessa forma, se você não sabe por onde começar a traçar um bom e eficiente plano, é hora de acompanhar este post! Nele, listamos algumas dicas de marketing para supermercados que, se bem executadas, podem trazer resultados surpreendentes. Confira!

1. Organize campanhas publicitárias

Para organizar campanhas publicitárias não basta simplesmente distribuir panfletos ou contratar um carro de som. É preciso ir muito além e fazer um estudo completo sobre o mercado e seu público de acordo com os seguintes passos:

  • defina qual será a data de veiculação;
  • avalie o comportamento do consumidor;
  • analise possibilidades de promoções e ofertas;
  • defina as mídias nas quais as campanhas serão veiculadas e os locais em que serão posicionadas.

Com esse direcionamento correto, suas vendas, com certeza, crescerão de forma significativa.

2. Invista na comunicação visual off-line

Nada como uma boa comunicação visual off-line para que a marca permaneça de vez na cabeça do cliente. É interessante investir, por exemplo, em conteúdos informativos e bem pensados em seu ponto de venda, nos panfletos de divulgação e nas sinalizações do ambiente.

Trata-se de uma boa oportunidade para demonstrar que o seu supermercado é organizado e oferece algo que leva em consideração o melhor para a clientela.

Tenha cuidado apenas com o excesso de informações para não causar confusão por conta da poluição visual.

3. Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são momentos perfeitos para impulsionar vendas e criar ações de marketing. Por isso:

  • fique de olho no calendário anual fornecido pela associação de comerciantes de sua região;
  • procure desenvolver estratégias que se encaixem bem no tema de cada data;
  • decore o supermercado;
  • invista em material de divulgação personalizado;
  • ofereça os produtos e descontos mais adequados para o período;
  • aproveite a sazonalidade com base no comportamento de compra do consumidor;
  • confira as dicas mensais dos especialistas em varejo.

Além disso, uma boa prática é explorar também datas menos óbvias com ações de engajamento do cliente, criando um elemento surpresa para o público.

4. Crie um ambiente agradável

Embalagens higienizadas, prateleiras organizadas, espaço limpo e músicas suaves são alguns dos diferenciais que o seu supermercado pode ter. Esses fatores oferecem ao consumidor uma experiência de compra satisfatória e fazem com que ele volte mais vezes.

A atitude de seus colaboradores também pode contribuir para tornar o ambiente mais agradável. Sendo assim, oriente e treine cada funcionário para ser sempre prestativo e respeitoso durante os processos de atendimento.

5. Tenha presença digital

É muito difícil encontrar alguém que não utilize o smartphone em boa parte de suas atividades rotineiras. Uma delas é fazer a lista de compras — e, para isso, é necessário consultar preços e ofertas pela internet.

Diante dessa situação, estruture o quanto antes a presença digital do seu negócio. Busque auxílio profissional para criar páginas nas redes sociais e prestar atendimento virtual ao público. Os conteúdos gerados também devem seguir as premissas e valores da marca para que o marketing seja realmente efetivo em sua missão de atrair e reter consumidores.

E então, gostou dessas dicas de marketing para supermercados? Já colocou alguma delas em prática? Quais foram os resultados? Deixe seu comentário e participe!

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Jesielly Fernandes