SUMÁRIO


Por em 3 de julho de 2018

Como a consultoria varejista pode ajudar a aumentar as vendas?

É muito comum que os donos de varejo tenham o foco voltado para o aumento das vendas. Porém, é difícil conseguir isso mantendo as mesmas estratégias de sempre, certo? É nesse momento que se torna necessário contratar uma consultoria varejista.

Mas, afinal, para que serve esse tipo de consultoria? Como ela pode ajudar o seu negócio a impulsionar as vendas? Para responder a essas perguntas, redigimos este artigo.

Como funciona a consultoria varejista?

Uma consultoria varejista é um serviço oferecido por empresas voltadas a identificar problemas e fornecer soluções. Dessa forma, o seu negócio passa a ter uma ajuda para desenvolver melhor suas ações.

No varejo, isso é fundamental, devido à competitividade do segmento. Portanto, os esforços que são orientados devem ser postos em prática para que os resultados venham.

Quando você já tem uma plataforma de Gestão de Clientes, como a Mercafácil, a consultoria é feita por meio de reuniões online com um profissional especializado em ações de varejo. O objetivo é alinhar os interesses e objetivos do seu negócio e sugerir as melhores práticas para gerar mais resultados. O consultor terá uma visão geral da sua empresa e do que precisa melhorar, quais ações precisa para alavancar vendas, fidelizar clientes, etc.

Uma consultoria pode ter um tempo determinado ou ser estendida conforme a necessidade do negócio e os resultados desejados. O ponto mais importante de contratar uma consultoria varejista é adquirir a performance que você pode não conseguir sozinho.

Como a consultoria pode ajudar a aumentar as vendas?

Agora que você entendeu como funciona a consultoria, veja como ela pode contribuir, inclusive, para aumentar as suas vendas.

Uma vez que o consultor conhece bem seu negócio, verificará o seu processo de vendas para fazer seu investimento render mais. Isso inclui algumas boas práticas, tais como:

  • melhorar estratégias: ele vai entender como funciona seu processo de precificação, por exemplo, e indicar formas de trabalhar descontos sem afetar sua margem para atrair mais clientes e elevar o ticket médio de compra;
  • analisar o perfil de compra do cliente: por meio de uma plataforma de Gestão de Clientes você consegue analisar os hábitos de consumo e então o consultor pode orientar você a tirar o máximo proveito dessas informações para aumentar seu faturamento e, principalmente, aproximar o relacionamento com o consumidor;
  • ações e campanhas: de acordo com seu modelo de trabalho, o consultor poderá indicar as melhores oportunidades de ações de loja e de campanhas baseadas nas informações dos seus clientes. Tudo com o objetivo de melhorar seus resultados.

Quais são os benefícios da consultoria varejista?

A esta altura, você já deve imaginar que uma consultoria de varejo traz benefícios à sua empresa. Listamos aqui os principais:

  • você tem uma visão de fora de um profissional especialista, que conhece seu segmento e também a concorrência.
  • no varejo, é comum que a gestão dê atenção demasiada a estratégias e ações que não são tão importantes. Com a ajuda de um profissional varejista, você aumenta o foco no que é realmente necessário para o negócio.
  • ao investir nas ações certas há a diminuição de riscos e mal investimento. Essas ações devem ser contínuas para que o seu negócio mantenha ótimos resultados mesmo após a orientação.

A consultoria da Mercafácil, por exemplo, auxilia a fazer a gestão de clientes, gerenciar clube de descontos, preparar campanhas baseadas no perfil dos seus clientes para garantir que gerem mais vendas, indicar ações para estimular o consumo, otimização de processos e mensuração de resultados.

E por falar em processos, agora que você já sabe como a consultoria varejista pode ajudar, descubra ainda como otimizar processos na gestão do seu supermercado.

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Jesielly Fernandes