SUMÁRIO


Por em 19 de novembro de 2018

Webinar | Precificação estratégica: como construir uma base de clientes sólida e aumentar sua margem

Trabalhar com precificação estratégica é uma das melhores formas de garantir bons resultados na sua loja. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre esse tema pode ficar tranquilo, vamos dar um jeito nisso!

A Mercafacil e a Unitrier prepararam uma palestra online gratuita para acabar com todas as suas dúvidas sobre esse tema. Será no dia 23 de Novembro de 2018, às 15 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Os temas tratados serão:

  • Ser mais assertivo na escolha dos produtos para as ações promocionais de vendas;
  • Melhorar a lucratividade por meio da precificação estratégica dos produtos dentro das categorias (produtos de entrada, intermediários e TOPs);
  • Construir sua base de clientes utilizando 2 preços para o mesmo produto sem perder sua margem;
  • Como a comunicação dos preços pode gerar percepção de valor, estimular o aumento das vendas e estar de acordo com Código de Defesa do Consumidor.

Com a finalidade de trazer o melhor conteúdo possível para você, contaremos com dois especialistas no assunto:

  • Bruno Leal, CSO e Cofundador da Mercafácil, empresa líder no Brasil em Gestão de Clientes para supermercados.
  • Lauro Bueno, consultor especialista na área de Varejo, segmento em que atua há 20 anos, e Sócio-Diretor da Unitrier Consultoria.

Com toda a certeza você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo? Se cadastre agora gratuitamente em nosso webinar de precificação estratégica e aproveite o aprendizado!

Como ser mais assertivo na escolha de produtos para as ações promocionais

O seu departamento comercial é fundamental para que suas ações promocionais tenham sucesso. Para isso, ele precisa estar atento à dinâmica do comportamento dos produtos diante da curva ABC.

Também é importante lembrar que a escolha do mix de produtos deve ser feita de acordo com o foco da ação, por exemplo:

  • Jornal de ofertas;
  • Ação de final de mês;
  • Clube de descontos;
  • Dias específicos.

A seleção de itens também precisa estar alinhada com os objetivos da ação promocional:

  • Preço atrativo (para gerar maior fluxo);
  • Geração de valor com a ação (apresentação de produtos novos/maior mix);
  • Composição de margem/ equilíbrio de lucratividade pelo giro (produtos combate).

Precificação estratégica inteligente

Para realizar uma gestão de preços eficiente, é preciso entender qual é a percepção do cliente, o quanto ele está disposto a pagar nos produtos e o preço praticado pela concorrência.

É muito importante entender as diferenciações de margem dos produtos dentro de uma mesma categoria, considerando o seu escalonamento de preços e as margens sugeridas para os mesmos.

O gestor de preços deve ter um bom entendimento da gestão de custos (custo de compra, custo de venda, custo total, margem CLD x markup e afins). Além disso, é preciso considerar os fatores tributários incidentes sobre os produtos, além dos acréscimos e vantagens financeiras, como fretes, bonificações, acordos comerciais, contratos de retornos, etc.

Como construir sua base de clientes utilizando dois preços para o mesmo produto

Trabalhar com dois preços em um mesmo produto, atrelando o preço mais barato para clientes fidelizados do supermercado é uma prática eficiente para construir uma base robusta e iniciar o trabalho de gestão de clientes.

Porém, é necessário entender como precificar um produto com 2 preços diferentes sem perder a margem. E claro, continuar gerando grande percepção de valor em relação ao benefício para os clientes.

Durante o webinar, abordaremos os cuidados necessários durante a implementação da prática de 2 preços. Mostraremos também quais os melhores produtos para se precificar dessa forma a fim de ser atraente para o cliente e estimular a compra impulsiva e a identificação das vendas no PDV.

Esses fatores vão permitir que sua empresa construa uma base de dados robusta e completa para fazer gestão de clientes e aumentar suas vendas.

Valor de uma boa comunicação dos preços

Optar por trabalhar com dois preços na sua loja vai trazer uma boa e uma má notícia.

A boa notícia é que trabalhar com 2 preços funciona muito bem e gera grandes resultados nas vendas. A má notícia é que apenas ter conhecimento sobre a escolha de dois preços para um produto não é suficiente para se ter sucesso nessa tática.

Para que isso aconteça, é preciso que todos os setores da sua loja estejam comprometidos com a estratégia.

Para essa prática ser eficiente é necessário que a comunicação dos preços, dos canais e principalmente da sua equipe de loja estejam alinhados para proporcionar os resultados esperados no aumento das vendas. Vamos contar as práticas mais eficientes para você obter resultado no seu supermercado e estar à frente da concorrência.

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Daniela Hendler