SUMÁRIO


Por em 3 de setembro de 2019

Dicas para supermercados: venda mais com as oportunidades de outubro

Fazer com que o supermercado venda mais é uma tarefa diária, que depende de toda a equipe. Ter um número maior de vendas não depende apenas de uma equipe comprometida, mas também de uma equipe inteligente.

Quando falamos de inteligência, a questão é sobre saber aproveitar as oportunidades, mesmo as pequenas, para melhorar os resultados da empresa.

Faça com que seu supermercado venda mais nas datas comemorativas de outubro

Uma questão importante para ressaltar é que aumentar vendas não significa apenas ter mais clientes. Lembre-se que clientes fiéis tendem a gastar mais na sua loja, então práticas para fidelizar os clientes também podem garantir que o seu supermercado venda mais.

Confira algumas oportunidades de vendas e relacionamento que separamos para você aproveitar no mês de outubro:

01/10 Dia do Vendedor

Você pode aproveitar a data para estimular as vendas no seu supermercado.

Como se trata de um dia comemorativo relacionado a trabalho, adotar um tom mais descontraído pode ser interessante. Uma abordagem para incentivar as vendas pode ser algo como: “os vendedores do eletro/açougue/padaria ganharam uma folguinha, mas os descontos não”.

Fazer uma homenagem para os vendedores nas redes sociais parabenizando-os pelo seu dia também é uma boa opção para gerar engajamento.

01/10 Dia Internacional da Terceira Idade 

Para essa data é possível tanto estimular as vendas como aproximar o relacionamento com os clientes.

Venda mais com uma campanha segmentada baseada na faixa etária. Você cria o segmento, parabeniza os clientes da terceira idade e envia uma promoção especial ou um cupom de desconto para esse dia.

Uma ação de relacionamento na loja também é uma alternativa. Nesse caso, atrair mais clientes para a loja tende a estimular as compras. Para isso, você pode convidar médicos e enfermeiros para irem até a loja e montarem um espaço destinado a realização de alguns exames básicos para os idosos, como aferir pressão ou exame rápido de diabetes.

04/10 Dia do Cachorro 

Esse segmento não costuma ser trabalhado nas campanhas em supermercados, mas certamente vale apostar nessa data.

Que tal organizar uma feira de adoção no estacionamento da sua loja? É uma ótima ação de relacionamento com os clientes e também humaniza a empresa. Além disso, atrai mais pessoas para sua loja. Assim, você pode investir em ofertas de pet shop nesse dia para estimular as vendas.

Uma ação segmentada para os clientes também pode trazer ótimos resultados. Você pode filtrar os clientes que compram produtos do setor pet nos últimos 60 dias e enviar um encarte de ofertas no setor.

05/10 Dia das Aves 

Esse é um bom momento para estimular o setor. Fazer uma campanha com base nos hábitos de consumo dos clientes pode ser uma boa opção. Enviar um SMS para os que compraram cortes de aves nos últimos 30 dias com boas ofertas, certamente renderá bons resultados.

Você também pode aproveitar o gancho da data e movimentar as suas redes sociais com a divulgação de receitas. Isso, é claro, incluindo um encarte com os ingredientes a preços especiais.

08/10 Dia do Nordestino 

Aproveitar essa data pode ser interessante para valorizar os produtos regionais da loja.

Um encarte especial com esses produtos pode ser uma ótima opção (tapioca, azeite de dendê, carne seca, farinha, doces). 

Você também pode aproveitar que a data para planejar ações em parceria com seus fornecedores. 

A criação de kits de produtos, ofertas ou mesmo degustações desses produtos podem ser boas opções para aumentar as vendas.

Se preferir uma ação on-line, a divulgação de receitas costuma funcionar bem e movimenta vários setores da loja. Você pode escolher uma receita típica do nordeste e também criar um encarte com os produtos a preços especiais.

12/10 Dia de Nossa Senhora Aparecida 

Os feriados já costumam estar no radar dos supermercadistas para aumentar as vendas, mas não podem deixar de serem citados.

Aproveite para estimular as vendas de produtos dos setores de açougue, FLV e bebidas frias. O calor começa a aparecer com mais força e os itens desses segmentos tendem a ter maior saída.

12/10 Dia das Crianças 

O dia das crianças certamente é uma ótima oportunidade para que você consiga aproximar o seu relacionamento com os clientes.

Nessa data, uma boa ação para estimular a ida à loja, é apostar na aproximação do relacionamento. Você pode aproveitar o espaço do seu estacionamento e colocar uma cama elástica e piscina de bolinhas, por exemplo. Caso não tenha espaço disponível, dentro da própria loja você pode convidar palhaços e mágicos para comandarem a programação de atividades para as crianças que estiverem em compras com os pais.

Outra opção é uma campanha segmentada com produtos infantis como fraldas. Na plataforma Mercafácil você pode aplicar um filtro de hábitos de consumo e enviar descontos com os produtos do setor.

15/10 Dia do Professor 

Você não pode deixar passar em branco o dia dessa profissão tão importante para todos.

Se no seu cadastro de clientes houver a profissão deles, será mais fácil você enviar uma mensagem diretamente para cada um. Caso não tenha, sem problemas, você pode fazer uma postagem nas redes sociais da sua loja, por exemplo.

Você também pode oferecer um cupom de desconto nas compras para os clientes apresentarem carteirinha de professor no caixa.

22/10 Dia do Enólogo 

A data é pouco conhecida pelo grande público, mas certamente os apreciadores de vinho conhecem.

Com essa data comemorativa não tem erro, campanha segmentada é a melhor alternativa para seu supermercado.

Você pode criar uma segmentação com que comprou vinho nos últimos 90 dias e enviar um encarte digital com ofertas especiais para esse dia. Lembre-se de criar esse senso de urgência nos clientes, ele também contribui para os melhores resultados. Por exemplo, dizendo que o encarte é válido apenas neste dia.

Apostar nas redes sociais também tem trazido resultados muito satisfatórios. Que tal publicar uma receita com harmonização de algum vinho em oferta? Com essa ação, além de trabalhar o relacionamento com os clientes, você estimula as vendas.

Outra opção é preparar um evento de degustação no seu supermercado. O interessante dessa ação é que você trabalhar táticas de vendas e relacionamento de maneira simultânea.

Mas quem convidar para esse evento na loja? Uma ótima opção é analisar os hábitos de consumo dos seus clientes.

Você definir um número ideal de participantes para que tudo ocorra como o planejado, por exemplo 50 pessoas. 

Após isso, criar uma segmentação de quem comprou algum tipo de vinho nos últimos 30 dias pode ser uma boa opção.

Se o número ainda for alto, você pode definir a frequência de compra como um fator mais relevante ou então o valor do ticket médio.

Pode ser uma ação muito bacana para movimentar sua loja, não é mesmo?

29/10 Dia Nacional do Livro 

Ações de branding também têm grande importância para as empresas, por passar esse aspecto mais humano para os clientes e ajudar na fidelização.

Durante o mês pode ser feita uma campanha de doação de livros para alguma ONG ou escola da região e a entrega das doações no dia nacional do livro.

É interessante reservar um espaço no PDV para os clientes levarem as suas contribuições para a campanha – uma caixa já é suficiente. Não deixe de usar as redes sociais para estimular os consumidores a levarem os livros até a loja – assim, eles já aproveitam para conferir as ofertas. 😉

Para engajar os consumidores ainda mais, você pode premiar os maiores doadores com um cupom de descontos.

31/10 Dia das Bruxas (Halloween) 

Apostar nessa data é um bom caminho para se aproximar dos clientes. Você pode decorar a loja e estimular os funcionários a irem fantasiados durante a semana ou no dia. Esse contato de uma maneira mais informal pode te ajudar na fidelização dos clientes.

Que tal uma ação com ofertas relâmpago para quem estiver na loja? Uma opção poderia ser a seguinte: o comunicador no auto-falante da loja diz “a bruxa tá solta e abaixou o preço da TV 29, só agora quem vier ao setor de eletro leva a TV por XX reais”. Você pode optar por fazer esse tipo de ação em vários produtos ao longo do dia.

Além disso, aproveite a nossa primeira dica de decorar a loja e também comece a divulgar que terão ofertas relâmpago no dia do Halloween.

Outubro Rosa 

Outubro é um mês muito importante de conscientização sobre um tema de extrema relevância na sociedade, o câncer de mama. 

Antes de ser apenas um negócio e valorizar resultados, uma empresa também possui um preocupação social. Já que é geradora de serviços e movimenta a economia consequentemente.

Então, trabalhar ações com foco no Outubro Rosa podem contribuir na aproximação do seu relacionamento com os consumidores.

Ações desse tipo podem ser chamadas de “ações de branding” ou mesmo “ações de relacionamento”. Ou seja, o objetivo principal dessas ações é construir e expor o pensamento da marca sobre algum assunto.

Como consequência podem ser geradas mais vendas, mas neste momento isso fica em segundo plano.

Se você deseja fazer parte do movimento que trabalha por essa questão, pode ser uma ótima opção trabalhar ações durante todo o mês.

Você pode dividir até mesmo campanhas com maior foco nas vendas e as de relacionamento realmente.

Aproveitar o contato com os clientes no PDV pode ser uma boa oportunidade para a criação de campanhas e também de ações.

Nós temos um post com ações específicas para essa data, confira aqui.

Saber como aumentar as vendas no varejo é muito importante e algumas dicas que possam facilitar o caminho são sempre bem-vindas.

Agora que já sabe como fazer com que seu supermercado venda mais, comece a planejar suas estratégias! Mas antes, não esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber nossas dicas para o próximo mês.

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Daniela Hendler