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Veja 4 dicas de como fidelizar clientes no seu supermercado local

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Em um cenário moderno, em que compras pela internet e por aplicativos são tão comuns, descobrir como fidelizar clientes no seu supermercado local é um grande desafio. As metas traçadas para esse fim são determinantes para ampliar o volume de vendas e garantir que a preferência ainda seja uma visita ao estabelecimento.

Contudo, manter o foco e fazer um bom estudo de mercado são suficientes para que você direcione suas estratégias e obtenha sucesso com a tão sonhada fidelização do cliente.

Quer saber como fazer isso? Aqui estão algumas dicas essenciais!

1. Disponibilize mais canais de comunicação

Ainda que o maior intuito seja manter seus clientes dentro da loja, é impossível ignorar a importância de se ter uma boa presença digital. Esse é o melhor meio para criar canais eficientes de comunicação e estreitar os laços com os clientes, instigando sempre a vontade de frequentar seu negócio e se colocando à disposição para ouvi-los.

Sendo assim, providencie a criação de uma conta nas redes sociais e não hesite em contratar os serviços de uma agência especializada para colaborar com as estratégias de marketing digital, caso você não tenha alguém para tocar essa parte internamente. Assim, será possível determinar ações adequadas para seu público e descobrir o que mais pode ser feito para conquistá-lo.

2. Qualifique seus funcionários

Qualquer consumidor se lembra de um lugar no qual foi bem atendido. Portanto, não meça esforços para qualificar sua equipe com cursos, workshops e treinamentos voltados para o atendimento. Dessa forma, é possível assegurar um serviço de qualidade e um cliente interessado em retornar ao supermercado.

Oferecer promoções periódicas e brindes também são formas de complementar essa iniciativa. Lembre-se de que essa experiência deve ser marcante, inclusive no pós-venda, pois assim aumentam as chances de que uma boa propaganda boca a boca seja feita. Com isso, além de clientes fidelizados, novos frequentadores baterão em sua porta.

3. Crie programas para fidelizar clientes

Um cliente que se sente valorizado e importante para o negócio, tende sempre a voltar. E, para fomentar esse sentimento, nada melhor do que criar bons programas de fidelização, como um clube de descontos. Com eles, o cliente sente que está ganhando um pouco mais a cada compra e que em breve terá uma recompensa ainda melhor.

Essa alternativa é barata e gera um alto engajamento, além de contribuir bastante para a satisfação do consumidor. Procure inovar nos programas e oferecer recompensas verdadeiras, sem enganar o cliente. Adapte-os também às datas comemorativas importantes e que geram um maior fluxo de vendas, como o Natal e a Páscoa.

4. Invista em uma plataforma de dados e avalie o retorno

Depois de aplicar estratégias, é fundamental mensurar seu retorno, para conferir se o investimento teve bom retorno. Para facilitar essa avaliação, invista em uma plataforma que recolha dados dos clientes, registre compras e possibilite segmentar os clientes de acordo com seu perfil.

Com os relatórios obtidos, você descobrirá produtos mais vendidos e frequência de vendas, informações interessantes que possibilitam estratégias de marketing mais assertivas. E é claro, consumidores ainda mais assíduos.

Viu como fidelizar clientes pode trazer excelentes resultados, mesmo que demande muito trabalho? Todo o esforço vale a pena, sem dúvidas. E, enquanto essas táticas são implementadas, não se esqueça de prestar atenção aos erros na hora de atender seu cliente. Boa sorte!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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