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Por em 23 de julho de 2019

Supermercado no Dia dos Pais: conheça as 4 melhores dicas

O Dia dos Pais está chegando! Por ser uma data de grande aumento no consumo, os varejistas sempre se preparam para atrair os clientes para as suas lojas. O modo como os supermercados se planejam para datas como essa, no entanto, é muito diferente do restante do varejo.

Sabendo disso, decidimos falar um pouco sobre por que essa também é uma ótima oportunidade para os supermercados faturarem mais e trazer algumas dicas para aumentar as vendas do seu supermercado no Dia dos Pais. Confira!

A importância do Dia dos Pais para os supermercados

O Dia dos Pais é a maior oportunidade do mês de agosto, tanto para o varejo em geral, como para os supermercados. Mas nesse setor de alta recorrência, as estratégias se diferenciam.

Enquanto o restante do varejo tem como objetivo atrair novos clientes para as suas lojas, o supermercado já possui uma clientela que faz compras com frequência. Nesse caso, o foco deve ser no aumento do ticket médio, ou seja, os clientes precisam levar carrinhos mais cheios ao caixa.

Em uma data de incentivo ao consumo como o Dia dos Pais, os supermercados devem criar estratégias que gerem necessidades no cliente. Especialmente aquelas nas quais ele talvez não pensasse sozinho.

Nesse ano, essa comemoração tende a trazer resultados bem expressivos para o setor varejista. De acordo com dados do Serasa, os últimos dois anos foram de evolução nas vendas e 2018 registrou os melhores números desde 2013.

Não perca essa oportunidade de melhorar os resultados da sua loja, acompanhe nossas dicas para a data!

Enchendo carrinhos de supermercado no Dia dos Pais

Sabendo de tudo isso, apresentamos abaixo 4 dicas que podem ser executadas com facilidade na sua loja. Veja só!

1. Encarte especial de Dia dos Pais

Parece simples, mas um encarte de Dia dos Pais já ajuda o cliente a entrar no clima da data. Os produtos que podem se destacar são:

  • aqueles relacionados com os cuidados de higiene e beleza;
  • cortes especiais de carne;
  • bebidas frias (como cervejas artesanais);
  • bebidas quentes, etc.

Outra boa opção para a escolha de produtos é analisar os seus dados de venda no mesmo período do ano passado.

Dar aos produtos uma organização mais temática, mesmo que fuja das categorias mais tradicionais de produtos de supermercado, pode ser interessante.

Desse modo, você associa o consumo de produtos de naturezas diferentes como em uma espécie de kit especial.

Outra ideia é apostar em encartes digitais para buscar uma efetividade maior na distribuição. Você pode enviar essas ofertas para a sua base de clientes via SMS, por exemplo. 

2. Ações nas redes sociais

As redes sociais também ajudam a lembrar o consumidor da data e incentivá-lo a comprar mais no Dia dos Pais. A produção de conteúdo com dicas de presente, o que fazer no dia para comemorar e mesmo receitas culinárias especiais para os pais ou algumas mais fáceis para que os filhos façam é um bom investimento.

Lembre-se de que o Facebook prioriza imagens e vídeos em detrimento de textos. Invista preferencialmente em formas visuais ou audiovisuais para que suas postagens tenham mais alcance. No caso do Instagram, os stories podem ser um ótimo veículo para divulgar promoções.

Além disso, utilizar os seus canais de comunicação digitais também pode ser uma oportunidade para divulgar seus encartes. Muitas redes já têm praticado isso que certamente pode contribuir para a atração de consumidores.

Esse encarte pode contar com a divulgação de ofertas diferentes da versão impressa, por exemplo. Ou apenas com ofertas para quem já faz parte do seu programa de fidelização.

É importante que você desenvolva uma estratégia para as suas publicações. Por exemplo, se postar uma série de receitas, já aproveite e divulgue um encarte com os ingredientes em seguida. Nas dicas de presente, pode seguir essa mesma linha e assim em todos os seus conteúdos.

3. Mudanças no visual merchandising

O merchandising no PDV é uma técnica que tem como foco o layout da loja, a distribuição dos produtos e a utilização de objetos que destaquem a presença de determinados artigos para facilitar a interação do cliente com esses produtos.

Para o Dia dos Pais, é importante destacar aqueles itens que citamos na primeira dica, especialmente na ponta de gôndola. Montar ilhas especiais com itens geralmente associados ao universo masculino é uma boa prática, tais como:

  • itens de churrasco mais gourmet, como molhos especiais, cervejas artesanais, kits de temperos e moedores;
  • aproveitar a época (inverno) para investir em uma ilha de queijos e bebidas quentes (como vinhos, whisky, vodka);
  • estimular o consumo por meio de kits especiais.

Na seção de higiene e beleza, uma boa opção é instalar móbiles temáticos e utilizar displays para destacar os artigos masculinos.

Para melhorar ainda mais essas táticas, você pode utilizar uma estratégia de trade marketing em parceria com a indústria.

Usar os dados de consumo da sua loja pode ser uma ótima ideia para fazer essa negociação de maneira que as duas partes saiam ganhando.

A criação dos kits de produtos que comentamos também pode ser feita dessa forma alinhada com uma estratégia de comunicação.

Lembre-se que o uso de dados de clientes podem influenciar de maneira positiva suas ações, como vamos comentar em nossa próxima dica.

4. Campanhas segmentadas

A melhor forma de atingir seu público é por meio de campanhas segmentadas. Sobre isso, há duas opções:

A primeira é segmentar pelo público masculino na faixa dos 30 a 60 anos (período mais comum de paternidade) e enviar as ofertas personalizadas e até mesmo o encarte especial que sugerimos na dica 1.

Essas duas ideias podem ter uma efetividade maior se forem baseadas nas informações de consumo dos clientes.

Você pode analisar os produtos mais consumidos por esse grupo e criar um encarte com várias opções, por exemplo. Se preferir uma opção um pouco mais personalizada pode escolher produtos e enviar ofertas ainda mais segmentadas dentro desse grupo de clientes que foi criado.

A segunda opção é uma campanha mais aberta, que pode incluir mulheres e filhos com o intuito de estimular a compra no supermercado no Dia dos Pais (neste post trazemos algumas outras dicas para aumentar as vendas na data). Para você se inspirar, selecionamos abaixo algumas campanhas feitas pelos clientes Mercafácil no Dia das Mães, olha só:

campanha-dia-dos-pais

Esperamos que essas dicas te inspirem a criar uma experiência diferenciada no seu supermercado no Dia dos Pais. Estratégias diferentes são bem-vindas contanto que leve em consideração as necessidades de consumo que surgem nessa data. Afinal, você pode desperdiçar uma ótima oportunidade de vender mais.

Quer aprender mais sobre gestão de supermercados? Então, aproveite e leia nosso artigo sobre a importância do planejamento a longo prazo no setor!

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Jesielly Fernandes