Gestão

Porque contratar um software para gestão de clientes não é caro, é um investimento

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Será mesmo que um software para gestão de clientes é caro? Enquanto ele for visto como um gasto e não um investimento temos um grande problema.

As perdas nos supermercados sim, fazem com que você perca dinheiro, gaste sem receber retorno. Um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR) identificou que o varejo perde cerca de 2% dos seus ganhos anuais com as perdas. Dentre as principais causas estão produtos vencidos, embalagens violadas e, claro, a perda de clientes.

Esse valor perdido é bastante alto, não é mesmo? Ele também é muito superior ao valor de investimento que um software de gestão de clientes traria para a sua loja. Não se esqueça que se você aproveitar bem as suas funcionalidades, certamente terá retorno financeiro que supera o que se investiu.

A conta parece bastante simples e até mesmo lógica. Se você pode investir em uma tecnologia capaz de diminuir suas perdas e até mesmo recuperá-las, por que não fazer?

Entenda no post de hoje como investir em gestão de clientes não é caro para a sua loja.

Por que um software para gestão de clientes não é caro

Muitos pensam que contratar uma ferramenta de gestão de clientes pode ser apenas mais um custo para a loja. Porém, na prática não é bem assim que funciona, pois ela pode ser importante em várias questões da sua loja.

Mostramos como ela pode ser extremamente importante para o seu supermercado, em mais de um setor, acompanhe:

Software para gestão de clientes é mais do que um CRM

Um software de gestão de clientes é ideal porque é uma ferramenta completa. Dentro de um sistema como esse, temos também o CRM que é indispensável no mercado atual. Principalmente por seus benefícios no aumento das vendas e fidelização de clientes.

Suas funcionalidades já são capazes de ajudar na gestão da empresa. Dentre as principais estão os indicadores acionáveis, atualização diária, integração com motores de campanha e mensuração de resultados.

Tudo isso já parece bom não é mesmo? Mas, isso é apenas o que um CRM faz. Com uma solução de gestão de clientes os seus resultados podem ser ainda melhores.

Isso é possível porque ela é feita por meio de uma metodologia que funciona de ponta a ponta. Começa com a captura de dados dos clientes, análise das informações (fase em que o CRM atua) e por fim no planejamento estratégico de ações.

Investir em gestão de clientes é investir em tudo isso: construção de base de clientes, análise de dados e ações segmentadas.

Com isso em mãos a sua empresa está cercada de oportunidades de negócio. Principalmente para aumentar a efetividade das campanhas para os clientes. Mas, pode também melhorar questões como estoque e negociações com fornecedores.

Isso torna um software como esse uma solução completa para a sua empresa e capaz de gerar resultados em várias áreas.

Perde-se muito mais com clientes que não voltam a comprar

Segundo estudo um estudo feito pela Mercafácil, um supermercado perde em torno de 30% dos clientes por ano. Uma taxa de retenção baixa na sua loja pode ser um grande problema. Se o seu cliente compra em um mês, mas nos próximos não, você será obrigado a atrair novos clientes.

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, o gasto em atração é de cinco a sete vezes maior do que o de retenção. Não parece uma boa escolha sempre precisar gastar mais, não é mesmo?

Sem falar que como consequência do trabalho de retenção, o cliente se tornará fiel a sua loja, que pode te trazer benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Aumento do Ticket Médio;
  • Receita previsível;
  • Marketing boca a boca.

Certamente você não quer perder benefícios como esse. Por conta disso, um software de gestão de clientes como a Mercafácil pode ser muito importante para sua loja.

Pense que você está investindo seu dinheiro em algo que pode diminuir o seus custos por um lado e aumentar seus ganhos por outro. A conta parece ser bastante positiva. Se bem trabalhado, o custo da ferramenta pode até ser nulo.

É importante lembrar que para tudo isso é necessário comprometimento com o trabalho que precisa ser realizado. O primeiro passo é manter os consumidores satisfeitos. Depois, fazer um bom cadastro de clientes, com o maior número de informações possíveis. E por fim, traçar um bom planejamento a partir das informações coletadas.

Se o trabalho for bem feito, os resultados são excelentes, como você pode conferir em nossos estudos de caso.

Otimiza investimentos em marketing

Investimentos em marketing são tradicionais para os supermercados. Como a mais popular podemos destacar a distribuição de encartes. Porém, a efetividade dessas ações por vezes é difícil de ser mensurada na prática.

Mesmo assim, é preciso continuar investindo nessas ações para que os clientes venham até a loja. Mas encontrar uma solução para otimizar os investimentos seria um ótimo negócio, não é mesmo?

Mais uma vez, um software de gestão de clientes pode ser o que você precisa. Ele pode melhorar essas ações genéricas e te dá a oportunidade de apostar em campanhas segmentadas.

Para as campanhas genéricas o software pode aumentar as suas chances de medir resultados. Na solução da Mercafácil por exemplo, existe uma página de mensuração de encartes. Ela permite que você descubra quantos dos produtos anunciados foram vendidos e também o ROI desta ação.

Neste tipo de ação você também pode aproveitar as redes sociais e disponibilizar cupons de desconto, por exemplo.

Já para as campanhas segmentadas, a tecnologia fornece uma grande diversidade de possibilidades de ações. Principalmente no que diz respeito a um custo mais baixo de investimento nas campanhas.

Primeiro porque com um público segmentado as chances de efetividade das ações aumentam consideravelmente. Por exemplo, uma segmentação por hábitos de consumo tende a ter bastante sucesso, já que os clientes que vão receber a oferta já compraram aquele produto.

Com a lista de segmentação em mãos você pode optar por canais de comunicação mais baratos para o envio de ofertas, como: SMS, e-mail, aplicativos, redes sociais, entre outras.

Claramente a sua loja pode ter uma economia no investimento de ações. Mais do que isso, um software amplia as oportunidades de atuação da sua loja.

Melhorar outras áreas da empresa

Um software de gestão de clientes, como o nome já diz, tem foco nos clientes. Fazer gestão de clientes é trabalhar a perda e rotatividade dos consumidores com o objetivo de aumentar o faturamento do supermercado.

Mesmo assim, ele também pode ser muito importante para outras áreas da sua loja. Um dos grandes exemplos é na gestão financeira.

Como você terá conhecimento das compras dos seus clientes e de quanto eles gastam terá uma maior previsibilidade em sua receita. Além do mais, pode investir em ações com custos menores e mais assertivas.

Os dados dos seus clientes também podem melhorar a sua gestão de estoque. Devido ao seu melhor conhecimento da saída de produtos da loja. Além disso, pode evitar problemas como a temida ruptura de gôndola.

Pare de focar em cupons e foque em clientes

Olhar os números no fim de cada mês é uma prática comum para os supermercados, mas o que eles representam? É preciso entender como aqueles números foram atingidos, sejam eles positivos ou negativos.

Como entender a razão dos seus resultados se você não conhece os seus clientes, que são os reais responsáveis pelos seus números? A principal mudança que você precisa promover na sua estratégica é torná-la direcionada para os seus clientes.

Afinal, como isso pode te ajudar e como pode justificar o investimento em uma solução de gestão de clientes? É bem simples, de que outra forma você consegue conhecer seus clientes, hábitos, preferências e personalizar o consumo deles?

Muito dificilmente você vai conseguir tudo isso sem um software de gestão de clientes. Com essa ferramenta você pode principalmente evitar a perda de clientes, que chega em média a 30% ao ano.

Imagine que uma loja tem mil clientes com um ticket médio de R$50. Se ela perder 30% dos clientes, significa que ela irá perder cerca de R$15.000,00 reais anualmente. Certamente não é isso que você quer!

Com o conhecimento sobre seus clientes você pode ganhar muito mais do que perderia caso não fizesse a gestão dos seus clientes.

Uma estratégia focada em clientes, permite maior retenção, possibilidade da criação de campanhas segmentadas, aumento de faturamento, antecipação das necessidades dos clientes, entre outros benefícios.

Certamente quando você criar uma estratégia que seja feita em função dos clientes, seus resultados podem melhorar muito.

Parar de perder cerca de 30% do seu faturamento por ano está bom para você? Se a resposta for positiva, a solução é a gestão de clientes. Faça uma demonstração do software da Mercafácil e descubra na prática como manter seu faturamento fazendo gestão de clientes!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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