Gestão

Chega de caça-ofertas! Saiba como manter a margem de lucro utilizando descontos de forma estratégica

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Saber como trabalhar a margem de lucro sobre os produtos é uma questão fundamental para os supermercadistas. Ainda mais neste setor do varejo que existe uma grande concorrência e alto custo de operação.

Ao pensar nisso, fica claro que saber como manter a margem em dia é um dos principais aspectos para os supermercados. Desta forma, é preciso pensar estrategicamente a precificação dos produtos.

Afinal, de nada irá adiantar preços baixos para competir com os concorrentes se isso irá prejudicar sua gestão financeira. Confira no post de hoje a importância da precificação estratégica para a sua loja!

Porque a precificação estratégica é importante para manter a margem de lucro

O primeiro ponto que precisa ser discutido é a importância da criação de uma estratégia de precificação. Para a formação do preço de venda é claro que você precisa levar em conta vários aspectos. A negociação com os fornecedores e a operação de loja são apenas alguns deles.

Fazer ofertas e promoções é sim muito importante e traz bons resultados para a loja. Porém, elas não podem ser feitas apenas pela “obrigação” de atrair clientes.

Construir um planejamento de vendas totalmente focado em promoções não é um bom caminho. Com isso, você só irá atrair os clientes caça-ofertas, que segundo estudos da Mercafácil compõe de 3% a 5% do público da loja.

Esse tipo de cliente pode até gerar prejuízos para sua loja. Especialmente porque as vendas serão condicionadas a um preço baixo e também possivelmente com uma margem de lucro pequena. Além disso, esses clientes fazem compras apenas de curto prazo, o que pode prejudicar a rentabilidade do negócio.

Para que essa situação não ocorra o melhor caminho é investir em promoções estratégicas para os seus clientes. Com ela você pode criar novos hábitos nos consumidores, estimular o aumento de ticket médio e até mesmo a compra por impulso.

Todos esses fatores podem aumentar suas vendas e tornar sua loja mais rentável e previsível. Além de contribuir com as compras a longo prazo dos clientes, aliados a ações de retenção e fidelização.

Não se esqueça que uma estratégia de preços e promoções não é feita apenas pelo valor dos produtos. É importante se manter atento a questões de comunicação com os clientes, gestão de estoque, calendários de ações, entre outras.

Gestão de clientes e precificação estratégica

A gestão de clientes é uma estratégia focada em evitar perda de clientes e aumentar o faturamento da sua loja. Para isso, é preciso saber quem são seus consumidores e entender seus hábitos.

Para a Mercafácil, a melhor forma de identificar os clientes é trabalhar com dois preços, por meio de um clube de descontos. Assim, o cliente que se cadastrar terá o benefício de um preço mais baixo, em troca de seus dados de cadastro.

Essa estratégia é muito importante para compor a sua tática de precificação de produtos da sua loja. Além de, claro, uma série de ações segmentadas e personalizadas que você terá oportunidade de fazer.

Os preços serão importantíssimos para construir a sua base de clientes e posteriormente trabalhar as suas ações. Com o tempo a ideia é que o preço não seja mais o que o cliente procura na sua loja.

Ao aliar gestão de clientes e precificação estratégica você agrega uma melhor experiência de compra para os consumidores do seu supermercado. Além disso, constrói um relacionamento de longo prazo sem foco no preço.

Como um clube de descontos pode contribuir na margem de lucro

Recentemente em uma matéria publicada na SA Varejo foi confirmado que o consumidor brasileiro realmente busca promoções. Em 25% dos casos o produto escolhido reflete no melhor preço.

Esse número é bastante expressivo e muito bom para a sua loja se você souber trabalhá-lo estrategicamente. As indústrias já tem trabalhado em cima dessa questão, principalmente sobre o consumidor conhecer toda a sua carteira de produtos.

Essa pode ser uma oportunidade para a sua loja firmar uma parceria e aproveitar para começar a construir novos hábitos nos clientes.

E como um clube de descontos pode contribuir nisso tudo?

A premissa básica de um clube de descontos é oferecer um benefício aos clientes em troca dos seus dados. Dados que possibilitam entender seus hábitos de consumo e frequência de compra, por exemplo.

Criar um programa de fidelização, como um clube, é um passo importante ponto para sua loja fazer promoções estratégicas. Afinal, seus clientes não têm os mesmos hábitos de compra.

A função de um clube de descontos é conhecer os seus clientes. Ele irá servir de base para ações personalizadas para seus consumidores. Você irá fazer ofertas de bebidas e produtos relacionados para quem consome esses itens. Vai fazer promoções de FLV para quem compra FLV.

Dessa forma será possível montar estratégias distintas de acordo com o perfil dos clientes da sua loja e para vários setores.

Agora que você já sabe um pouco sobre como um clube de desconto pode contribuir com sua margem de lucro, não pare por aqui. Baixe agora mesmo nosso ebook: Programa de vantagens para seu cliente: entenda suas reais intenções e saiba todos os benefícios dessa estratégia.    

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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