SUMÁRIO


Por em 30 de outubro de 2018

Por que é hora de investir em um app para supermercado

Já se pode dizer que o Brasil é um país mundialmente famoso pelo uso de aplicativos de celular.

Uma pesquisa feita pela App Annie identificou que os brasileiros são os que mais usam apps por dia no mundo. Esse número foi de 12 aplicativos diariamente.

Além disso, nosso país fica em quarto lugar na lista de países com mais downloads de aplicativos móveis.

Os aplicativos de supermercados também têm ganhado relevância. Outra pesquisa, feita pela CVA Solutions com 7,8 mil pessoas, identificou que 18,3% fizeram alguma compra de supermercado por meio de aplicativo.

Empresas como o Grupo Pão de Açúcar (GPA) já investiram em um app para seus clientes fidelidade. E a estratégia parece ser acertada, já que a matéria da Valor Econômico apontou que o programa de fidelidade do GPA representa 80% das vendas da companhia atualmente. O aplicativo para os clientes fidelidade conta com ofertas personalizadas e já ultrapassou a marca de cinco milhões de downloads até a data deste post.

No post de hoje, entenda porque agora é a hora para você investir nessa tecnologia também!

Por que é importante investir em app para supermercado

Em entrevista ao Valor Econômico o diretor-presidente do GPA disse que integrar as lojas físicas e on-line cria oportunidades para a empresa.

Ele também comentou que o lançamento do app Pão de Açúcar, fez com que pudessem melhorar a experiência de compra dos clientes por meio de ofertas personalizadas.

Conheça alguns benefícios que um app para supermercado pode trazer para a sua loja:

Promoções direcionadas

Você acredita que se oferecer algo que o cliente já consome é mais fácil que ele faça uma nova compra?

A resposta é sim, claro que sim. De pouco adianta você enviar uma oferta de carne para um cliente vegetariano, certo?

É nesse cenário que as promoções direcionadas têm ganhado cada vez mais importância no varejo. Se você oferece o produto certo na hora certa, a tendência é que suas vendas e o ticket médio aumentem.

Antecipar as necessidades do cliente precisa ser a principal virtude de qualquer programa de fidelização. Feito isso, você precisa montar uma estratégia para estimular novas vendas.

Partir de ofertas com base nos hábitos de consumo e oferecer produtos relacionados também pode te ajudar a melhorar seus resultados.

Fidelização do consumidor

Fidelizar os clientes é uma tarefa que você precisa dar muita atenção para melhorar os índices do seu supermercado.

É preciso ter um contato contínuo com os clientes para aproximar o seu relacionamento com ele. É necessária uma comunicação constante, mas é preciso cuidado para que ela não se torne inconveniente.

Fidelizar os clientes também tem muita relação em tornar a compra mais fácil. Quanto mais simples e menos problemas, mais fiéis à sua loja os clientes tendem a ficar.

Um app para supermercado pode ser muito útil nesse processo de fidelização dos clientes também por conta de algumas funcionalidades que agregam na experiência do consumidor.

Ofertas personalizadas

Essas ofertas são uma ótima opção para aumentar o engajamento do consumidor com a sua loja. Esse tipo de oferta é importante para manter os clientes ativos e também para resgatar os inativos.

Entender o cliente é muito importante para essa prática dar certo. Então, ter um bom acompanhamento de quem compra na loja e uma análise correta dos dados é um bom caminho.

Segmentar os clientes pelo hábito de consumo e pela frequência de compra também pode aumentar as chances de sucesso nas suas campanhas personalizadas.

Lista de compras

Os aplicativos são mais uma forma de melhorar a experiência de compra de quem vai até a sua loja.

Uma das práticas mais comuns de quem vai ao supermercado é fazer uma lista de compras, certo?

Nessa questão os apps também já têm facilitado a vida dos consumidores por meio da função de criar listas de compra. No app da Mercafácil, por exemplo, quando um usuário adiciona um produto à sua lista, o sistema pode dar sugestões de produtos relacionados. Uma ótima forma de estimular a venda casada.

Consulta de preços

Se um aplicativo tem a função de facilitar e melhorar a experiência no momento da compra, consultar os preços é uma função bem interessante.

Isso irá fazer com que ele não precise procurar na loja os preços, ele já irá até a loja com certeza do que vai comprar.

Isso vai tornar a compra mais prática e rápida, que é uma das principais características do comportamento do consumidor atual.

Estar onde o cliente está

É difícil afirmar que um meio de chegar ao cliente é melhor do que o outro, mas quanto mais próximo dele melhor!

Depender apenas dos encartes ou das redes sociais é como um investimento no escuro, você não sabe nem se o cliente realmente viu sua comunicação.

Se ele não vê as suas ofertas pode não comprar em sua loja e, como consequência, suas vendas podem diminuir.

Como já falamos, o melhor caminho é facilitar a compra dos clientes. Com um aplicativo para supermercado ele pode acessar onde e quando quiser para descobrir se a sua loja tem o que ele quer.

Além disso, um app permite uma comunicação via push, que garante número de visualizações muito maior que outros métodos. Alguns supermercados usam a tecnologia para disparar uma oferta personalizada, por exemplo, assim que o cliente chega na loja.

Dessa forma você tem mais chances de atingir realmente os consumidores e fazer com que eles comprem com você.

Oferecer venda casada com base em lista de compras do cliente

Oferecer um app que possibilite o cliente criar as suas listas de compra já é muito interessante. Mas você pode fazer ainda melhor do que isso.

O seu aplicativo pode ofertar produtos relacionados aos que o cliente já adicionou à sua lista, como um verdadeiro consultor de vendas.

Uma funcionalidade como essa serve para estimular as vendas e também pode ser muito eficiente para aumentar o ticket médio.

Apesar de ser algo tecnológico, isso evidencia a humanização da sua empresa. Você demonstra que se importa com o que o cliente gosta e oferece algo a mais que pode complementar a compra dele.

Assim, o relacionamento entre vocês tende a ser mais próximo e o consumidor a ser mais fiel à sua loja.

Redução de custos

Os meios tradicionais de comunicar ofertas aos clientes costumam ter um alto custo para os supermercados. A distribuição de encartes ou um carro de som são alguns exemplos dessas práticas.

Atualmente já existem meios que custam menos, como o envio de SMS e publicações (pagas ou não) em redes sociais.

Mas que tal uma forma de não gastar nada? Pois é, um aplicativo pode te possibilitar isso, com as notificações via push.

Se você investir em um aplicativo pode se comunicar quando quiser com o cliente. E o que é melhor, sem custos.

Esse formato também é mais prático para os clientes, pois pode ser feito em maior escala e ser mais personalizado.

Como ter um app no seu supermercado

Em alguns anos possivelmente grande parte dos supermercados terá aplicativos próprios e que desempenham diferentes funções.

Se você quer se antecipar ao que pode se tornar comum e criar hoje um aplicativo da sua loja, há algumas opções.

Uma delas é contratar uma empresa que produz softwares para desenvolver o seu app personalizado e com as funcionalidades que desejar. São empresas especializadas em desenvolvimento de aplicativos e que fazem um trabalho personalizado. Como será de uso exclusivo da sua loja, os custos tendem a ser mais elevados, já que incluem toda a parte de infraestrutura também.

Outra opção é apostar em uma solução de gestão de clientes como a da Mercafácil. Ela tem uma plataforma de gestão de clientes e um app integrado, que permite usar dados para personalizar a experiência de compra dos seus clientes.

Essa solução tende a ser mais barata e você consegue personalizar com a identidade da sua marca. Assim, você tem em mãos mais formas para trabalhar seu relacionamento com os clientes, vendas e faturamento.

Pronto para apostar em uma tecnologia para supermercado? Faça uma demonstração do nosso software de gestão de clientes e conheça mais sobre nosso aplicativo!

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Daniela Hendler