Estudos de caso

Descubra como um supermercado tem aproveitado oportunidades para vender mais

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Identificar oportunidades para vender mais certamente é uma atividade recorrente na vida dos supermercadistas e varejistas.

Você deve lembrar que vender mais não significa somente atrair mais clientes. Por esse fator, é importante entender se o objetivo da sua empresa é captação ou fidelização de clientes. Ou ainda se é os dois.

Afinal, trabalhar ações de relacionamento com os clientes, por exemplo, te ajudar a vender mais da mesma forma que uma ação de distribuição de encartes focada em atração.

Para entender o momento da sua empresa, um software de gestão de clientes pode ser seu grande aliado. A partir disso, montar uma estratégia de ações por meio do uso de dados certamente vai aumentar a efetividade das campanhas.

Uma boa ideia para a sua loja aumentar as vendas é usar as datas comemorativas. Um bom planejamento para essas datas pode gerar várias oportunidades de segmentação para suas campanhas.

Se você já utiliza um software de gestão de clientes no seu supermercado fica ainda mais fácil descobrir oportunidades. Basta você observar os hábitos de consumos dos seus clientes e aproveitar para criar suas ofertas.

Veja como um cliente da Mercafácil que faz gestão de clientes utilizou o software para aproveitar as oportunidades para vender mais

Estudo de caso | Supermercado Ikeda

Para vender mais, o Supermercado Ikeda optou por unir as duas estratégias citadas anteriormente. A loja aproveitou o dia dos cães, que é comemorado em 4 de outubro, para criar uma ação especial para o “melhor amigo do homem”!

A ação realizada foi uma campanha segmentada de nicho. Para isso, foi criada uma segmentação de clientes que compraram na loja algum tipo de ração canina nos últimos 60 dias.

Como resultado, foram identificados por volta de mil clientes que fizeram esse tipo de compra no período selecionado.

Foi criada então uma promoção especial, que ofertava 10% de desconto em qualquer ração canina para os clientes do clube de descontos neste dia especial. Para a divulgação da campanha foi feito o envio de SMS com a seguinte mensagem:

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Para impactar ainda mais os clientes, o supermercado optou por também fazer outras ações de divulgação. No PDV, a estratégia utilizada foi pela colagem de adesivos de chão com pegadas de cão que levavam até o setor de pets. Para complementar a ação também foram utilizadas as redes sociais da loja.

Resultado geral da ação de oportunidade de vendas

Receberam SMS: 675 clientes

Compraram: 279 clientes (41,3%)

Cupons gerados: 426

Ticket médio dos cupons gerados: R$ 113,94

Impacto total de faturamento: R$ 48.538,44

Resultado obtido com os produtos anunciados no sms

Cupons com produto do SMS: 78

Ticket Médio desses cupons: R$174,54

Faturamento gerado por esses cupons: R$ 13.614,12 (28% do faturamento total).

Lembre-se de que é muito importante caprichar na hora de criar suas segmentações para que a campanha tenha os melhores resultados. Além disso, não deixe de fazer a avaliação de desempenho da suas ações para que elas sejam cada vez melhores.

Para aproveitar as oportunidades para vender mais na sua loja acompanhe nossa categoria de oportunidades e fique atento às próximas datas comemorativas que você pode usar na sua loja.

Também quer resultados como esses para o seu supermercado? Entre em contato com um de nossos consultores e comece agora suas campanhas de Gestão de Clientes.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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